Acessibilidade / Reportar erro

Aquisição e complexidade em narrativas multimídia de aprendizagem

Resumos

Este artigo apresenta reflexões sobre a aquisição de língua inglesa, entendida como sistema complexo em uma perspectiva êmica. Para tanto, discute aspectos da pesquisa narrativa, da multimodalidade e da complexidade da aquisição de segunda língua. Como evidências empíricas da aquisição, esta pesquisa utiliza excertos de narrativas multimídia de aprendizagem de língua inglesa, em que os narradores revelam aspectos de seus processos de aprendizagem por meio de textos, hipertextos, imagens e sons. Essas narrativas mostram que o processo de aquisição é um sistema complexo e que a segunda língua emerge da interação entre as diferentes experiências de aprendizagem dentro e fora do ambiente escolar.

aquisição; pesquisa narrativa; multimídia; complexidade


This paper reflects upon the acquisition of English language, understood as a complex system, in the light of an emic approach. In order to do that, it discusses aspects of narrative research, of multimodality, and of the complexity of second language acquisition. As empirical evidences of acquisition, the article presents excerpts of multimedia language learning narratives through wich the authors reveal aspects of their learning processes by means of texts, hypertexts, images and sounds. Those narratives show that the acquisition process is a complex system and that the second language emerges from the interaction among the different learning experiences lived inside and outside the classroom.

acquisition; narrative research; multimedia; complexity


ARTIGOS

Aquisição e complexidade em narrativas multimídia de aprendizagem1 1 Este artigo é uma versão em português do texto "Multimedia language learning histories", capítulo do livro Narratives of Learning and Teaching EFL, editado por Paula Kalaja, Vera Menezes e Ana Maria F Barcelos, e publicado pela Palgrave-Macmillan em 2008.

Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva

Universidade Federal de Minas Gerais, CNPq/FAPEMIG

RESUMO

Este artigo apresenta reflexões sobre a aquisição de língua inglesa, entendida como sistema complexo em uma perspectiva êmica. Para tanto, discute aspectos da pesquisa narrativa, da multimodalidade e da complexidade da aquisição de segunda língua. Como evidências empíricas da aquisição, esta pesquisa utiliza excertos de narrativas multimídia de aprendizagem de língua inglesa, em que os narradores revelam aspectos de seus processos de aprendizagem por meio de textos, hipertextos, imagens e sons. Essas narrativas mostram que o processo de aquisição é um sistema complexo e que a segunda língua emerge da interação entre as diferentes experiências de aprendizagem dentro e fora do ambiente escolar.

Palavras-chave: aquisição, pesquisa narrativa, multimídia, complexidade.

ABSTRACT

This paper reflects upon the acquisition of English language, understood as a complex system, in the light of an emic approach. In order to do that, it discusses aspects of narrative research, of multimodality, and of the complexity of second language acquisition. As empirical evidences of acquisition, the article presents excerpts of multimedia language learning narratives through wich the authors reveal aspects of their learning processes by means of texts, hypertexts, images and sounds. Those narratives show that the acquisition process is a complex system and that the second language emerges from the interaction among the different learning experiences lived inside and outside the classroom.

Keywords: acquisition, narrative research, multimedia, complexity.

Texto completo do artigo disponível apenas em PDF.

Article full text available only in PDF format.

Recebido em setembro 2008.

Aceito em setembro 2008.

  • Benson, P.; Nunan, D.C. (Ed.). Special issue on the experience of language learning. Hong Kong Journal of Applied Linguistics, v. 7, n.2, 2002.
  • Benson, P.; Nunan, D. (Ed.). Learners' stories: difference and diversity in language learning. Cambridge: Cambridge University Press, 2005.
  • Ellis, N. C. At the interface: dynamic interactions of explicit and implicit language knowledge. Studies in Second Language Acquisition, v. 27, n.2, p. 305-352, 2005.
  • Gilstrap, D. L. Strange attractors and human interaction: leading complex organizations through the use of metaphors. Complicity, v.2, n.1, p. 55-69, 2005. Disponível em <http://www.complexityandeducation.ualberta.ca/COMPLICITY2/Complicity2.htm>. Acesso em: 26 dez. 2006.
  • Kress, G.; van Leeuwen, T. Reading images: the grammar of visual design. London: Routledge, 1996.
  • Larsen-Freeman, D. Chaos/complexity science and second language acquisition. Applied Linguistics, v. 18, p. 141-165, 1997.
  • Larsen-Freeman, D. Second language acquisition and Applied Linguistics. Annual Review of Applied Linguistics, n. 20, p. 165-168, 2000.
  • Lewin, R. Complexity: life at the edge of chaos. New York: Macmillan, 1992.
  • Lakoff, G.; Johnson, M. Metaphors we live by Chicago and London: The University of Chicago Press, 1980.
  • Lemke, J. Discursive technologies and the social organization of meaning. Folia Linguistica, v. 35, n.1-2, p. 79-96, 2001.
  • McGroarty, M. Constructive and constructivist challenges for Applied Linguistics. Language Learning, v. 48, n. 4, p. 591_622, 1998.
  • Murphey, Tim; Chen, Jin; Chen, Li-Chi. Learners' constructions of identities and imagined communities. In: Benson, P.; Nunan, D. (Ed.). Learners' stories: difference and diversity in language learning. Cambridge: Cambridge University Press, 2005. p. 83-100.
  • Murphey, T. (Ed.) Language learning histories II Nagoya, Japão: South Mountain Press, 1998.
  • Murphey, T. (Ed) Language learning histories Nagoya, Japão: South Mountain Press, 1997.
  • Nelson, C. P. The role of networks in learning to write. Proceedings of the 2004 Complexity Science and Educational Research Conference (p. 91-105). September 30 - October 3, Chaffey's Locks, Ontario, Canada, 2005. Disponível em: <http://www.complexityandeducation.ualberta.ca/conferences/2004/proceedings.htm>. Acesso em: 19 jan. 2007.
  • Ockerman, C. Facilitating and learning at the edge of chaos: expanding the context of experiential education. AEE International Conference Proceedings, 1997. Disponível em: <http://eric.ed.gov/ERICDocs/data/ericdocs2/content_storage_01/0000000b/80/23/71/61.pdf >. Acesso em: 19 dez. 2006.
  • Paiva, V. L. M. O. Memórias de aprendizagem de professores de língua inglesa. Contexturas, v. 9, p 63-78, 2006a.
  • Paiva, V. L. M. O. Autonomia e complexidade. Linguagem e Ensino, v. 9, n. 1, p. 77-127. 2006b.
  • Paiva, V. L. M. O. Online teacher training and multimedia narratives. Essential Teacher, v. 3, n. 4, p. 34-37, 2006c.
  • Paiva, V. L. M. O. Autonomia e complexidade: uma análise de narrativas de aprendizagem. In: Freire, M. M; Abrahão, M. H. V; Barcelos, A.M.F (Org.). Lingüística aplicada e contemporaneidade  Campinas, São Paulo: Pontes, ALAB, 2005. p.135-153
  • Pavlenko, A. Language learning memoirs as gendered lives. Applied Linguistics, v. 22, n. 2, p. 213-240. 2001.
  • Shoaib, A.; Dörnyei, Z. Affect in lifelong learning: exploring L2 motivation as a dynamic process. In: Benson, P.; Nunan, D. (Ed.). Learners' stories: difference and diversity in language learning Cambridge: Cambridge University Press. 2004. p. 22- 41.
  • So, S.; Dominguez, R. Emotion processes in second language acquisition. In: Benson, P.; Nunan, D. (Ed.). Learners' stories: difference and diversity in language learning Cambridge: Cambridge University Press. 2004. p.83-100.
  • Swain, M.; Miccoli, L. S. Learning in a content-based, collaboratively-structured course: the experience of an adult ESL learner. TESL Canada Journal, v. 12, n.1, p.15-8, 1994.
  • Velve, B.; Greer, A.; Deirdre, L.; Escott-Stum, S. Chaos theory as a planning tool for community-based educational experiences for health students. Journal of Allied Health, v. 31, n. 3, p.147-152. 2002. Disponível em: <http://www.findarticles.com/p/articles/mi_qa4040/is_200210/ai _n9123126>. Acesso em: dez. 2006.
  • 1
    Este artigo é uma versão em português do texto "Multimedia language learning histories", capítulo do livro
    Narratives of Learning and Teaching EFL, editado por Paula Kalaja, Vera Menezes e Ana Maria F Barcelos, e publicado pela Palgrave-Macmillan em 2008.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      16 Abr 2013
    • Data do Fascículo
      2008

    Histórico

    • Recebido
      Set 2008
    • Aceito
      Set 2008
    Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
    E-mail: rblasecretaria@gmail.com