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Uma Proposta Inovadora para o Ensino de Gramática em Escolas Públicas Chilenas: de abordagens tradicionais à comunicativas

Resumo

O ensino de gramática tem sido considerado um tópico central, embora controverso, quando se trata de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras. As visões sobre este debate gramatical sofreram mudanças consideráveis ao longo dos anos, que mudaram de métodos convencionais, baseados na formulação pura de estruturas gramaticais, para uma abordagem mais comunicativa para a aprendizagem de línguas. Este artigo não apenas busca revisar o papel do ensino de gramática nas escolas públicas do Chile e os fatores internos e externos que dificultam o alcance de um tipo de ensino mais progressivo, mas também pretende dar uma contribuição valiosa aos professores por meio de uma alternativa abordagem para maximizar a aprendizagem e o envolvimento do aluno quando a gramática está sendo abordada. Esta abordagem conhecida como Encounter-Clarify-Remember-Internalize e Fluently use (doravante ECRIF) é sugerida para servir como uma referência para professores interessados em redirecionar suas práticas de ensino.

Palavras-chave
ELT; instrução de gramática; ensino; EFL; ECRIF

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