Acessibilidade / Reportar erro

Educação a distância: uma investigação sobre possíveis contribuições para a educação continuada de professores de língua estrangeira (Inglês)

Resumos

Este estudo teve por objetivo apresentar algumas contribuições da Educação a Distância para a educação continuada de professores de língua estrangeira (inglês), no processo de ensino/aprendizagem de língua estrangeira mediado pela tecnologia. Os recursos oferecidos pela tecnologia são relevantes para a EAD no sentido de que possibilitam a ampliação de novas oportunidades de aprendizagem, principalmente para aqueles aprendizes que, por diversas razões, outrora, não podiam dar seguimento a seus estudos pelo método presencial. O uso de tecnologia, mais especificamente a Internet, possibilita ao aprendiz o acesso à informação que pode auxiliá-lo no processo de construção do conhecimento, tornando-o sujeito ativo no seu processo de formação.


The aim of this paper is to show some possible contributions of Distance Education in a new perspective of teaching/learning processes of a Foreign Language supported by technology. The resources offered by technology are very important and they make it possible to amplify new learning opportunities for those students who, for many reasons, cannot continue their learning process through the presence mode. The use of technology, more specifically the Internet, allows the access to information which may help the students to build their knowledge and become themselves active in their learning process.


Educação a distância: uma investigação sobre possíveis contribuições para a educação continuada de professores de língua estrangeira (Inglês)

Edimara Sandra Camarota Queiroz

Universidade Federal de Uberlândia

RESUMO

Este estudo teve por objetivo apresentar algumas contribuições da Educação a Distância para a educação continuada de professores de língua estrangeira (inglês), no processo de ensino/aprendizagem de língua estrangeira mediado pela tecnologia. Os recursos oferecidos pela tecnologia são relevantes para a EAD no sentido de que possibilitam a ampliação de novas oportunidades de aprendizagem, principalmente para aqueles aprendizes que, por diversas razões, outrora, não podiam dar seguimento a seus estudos pelo método presencial. O uso de tecnologia, mais especificamente a Internet, possibilita ao aprendiz o acesso à informação que pode auxiliá-lo no processo de construção do conhecimento, tornando-o sujeito ativo no seu processo de formação.

ABSTRACT

The aim of this paper is to show some possible contributions of Distance Education in a new perspective of teaching/learning processes of a Foreign Language supported by technology. The resources offered by technology are very important and they make it possible to amplify new learning opportunities for those students who, for many reasons, cannot continue their learning process through the presence mode. The use of technology, more specifically the Internet, allows the access to information which may help the students to build their knowledge and become themselves active in their learning process.

Texto completo do artigo disponível apenas em PDF.

Article full text available only in PDF format.

  • ALMEIDA FILHO, J.C.P. Crise, transições e mudança no currículo de formação de professores de línguas. In: Fortkamp, M. B. M.; Tomitch, L. M. B. (Org.). Aspectos da lingüística aplicada: estudos em homenagem ao professor Hilário Inácio Bohn. Florianópolis: Editora Insular, 2000. p. 33-47.
  • ALVES, J. R. M. Educação a distância e as novas tecnologias de informação e aprendizagem 2001. Disponível em: <http://www.engenheiro2001.org.br/programas/980201a1html>. Acesso em: 20 set. 2003
  • CROSSMAN, D. M. The evolution of the world wide web as an emerging instructional technology tool. In:_______. KHAN, B. H. New Jersey: Educational Technology Publications, 1997. cap. 2, p. 19-24.
  • DIMENSTEIN, G. Computadores redefinem novo analfabeto. Folha de São Paulo, São Paulo, 25 maio 1997.
  • HALLIDAY, M.A.K. et al. As ciências lingüísticas e o ensino de línguas Petrópolis: Vozes, 1974. Cap. 7, p. 7-164.
  • HAWKRIDGE, D. New information technology in education Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 1983. 238 p.
  • LEVY, P. O que é virtual? 3. ed. São Paulo: Editora 34, 1999. 157 p.
  • LEVY, P. Cibercultura 2. ed. Trad. Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 1997. 260 p.
  • MORAN COSTAS, J. M.; MASETTO, M.; BEHRENS, M. Novas tecnologias e mediação pedagógica 3. ed. Campinas: Papirus, 2001. Disponível em: <http://www.eca.usp.br/prof/moran/textosead.html .> Acesso em 20 jul. 2003.
  • MORAN, Josá Manuel. Novos desafios na educação - a Internet na educação presencial e virtual. Saberes e linguagens de educação e comunicação, Pelotas, v. 1, p.19-44, set. 2001. Disponível em: < http://www.eca.usp.br/prof/moran/textos.htm>. Acesso em: 3 out. 2003.
  • NÓVOA, A. (Org.). Os professores e a sua formação 2n ed. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992. 158 p.
  • p. 7-25, dez. 1993-abr. 1994. Disponível em: http://www.ibase.org.br/~ined/ivoniol.html. Acesso em: 25 fev. 2003.
  • PAIVA, V. L. M. de. O papel da educação a distância na política de ensino de línguas. In: MENDES, Eliana et ali. (Org.) Revisitações: edição comemorativa: 30 anos da Faculdade de Letras/UFMG. Belo Horizonte: UFMG/FALE, 1999.
  • v. 1, n. 1, p. 93-116, 2001a.
  • PAIVA, V. L. M. de. Interação e aprendizagem em ambiente virtual Belo Horizonte: Faculdade de Letras, UFMG, 2001b. 334 p. (Estudos Lingüísticos 1).
  • PERRY, W.; RUMBLE, G. 1987. A short guide to distance education. In: NUNES, Ivônio B. Noções de educação a distância 1992. Disponível em: http://ibase.org.br/~ined/ivonio.html Acesso em: 27 jul. 2003.
  • POPPER, F.R. O historicismo e sua miséria São Paulo: Cultrix, 2000. p. 60.
  • SACHS, F. La défense de la Francophonie et de la Langue Française sur Internet Mémoire de DEA de Didactologie des Langues et des Cultures. Université Paris III, 1998.
  • WEININGER, M. J. O uso da internet para fins educativos 1996. Disponível em: <http://www.cce.ufsc.br/lle/alemao/markus/internet.html .> Acesso em 23 ago. 2001.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    23 Maio 2013
  • Data do Fascículo
    2004
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: rblasecretaria@gmail.com