Acessibilidade / Reportar erro

A gramática a serviço do desenvolvimento da escrita

Resumos

Este trabalho discute as condições atuais de ensino de língua portuguesa e, baseado nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), propõe uma metodologia de ensino de língua materna cujas aulas de gramática estejam a serviço do desenvolvimento da escrita. Para isso, analisa uma redação narrativa de uma aluna de 5ª série do Ensino Fundamental II da rede pública do Estado de São Paulo, com ênfase no uso pronominal, e, a partir dessa redação, sugere um encaminhamento para as aulas de gramática. Trata-se de uma tentativa de aliar a teoria lingüística de ensino de língua materna à prática docente.


This research work presents a discussion of the current conditions of Portuguese Language Teaching, also suggesting a methodology of First Language Teaching based on the guidance of the National Curricular Parameters (Parâmetros Curriculares Nacionais), in which grammar classes assist the development of writing. In order to do that, the use of pronouns is analyzed particularly, in a composition of narrative style written by a Middle School student from a public school in the state of São Paulo, Brazil. Starting from this analysis, the conduction of the student to grammar classes is suggested. This is an attempt to ally the Linguistics Theory of First Language Teaching to the Teacher's practice.


A gramática a serviço do desenvolvimento da escrita

Edilaine Buin

Unicamp

RESUMO

Este trabalho discute as condições atuais de ensino de língua portuguesa e, baseado nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), propõe uma metodologia de ensino de língua materna cujas aulas de gramática estejam a serviço do desenvolvimento da escrita. Para isso, analisa uma redação narrativa de uma aluna de 5a série do Ensino Fundamental II da rede pública do Estado de São Paulo, com ênfase no uso pronominal, e, a partir dessa redação, sugere um encaminhamento para as aulas de gramática. Trata-se de uma tentativa de aliar a teoria lingüística de ensino de língua materna à prática docente.

ABSTRACT

This research work presents a discussion of the current conditions of Portuguese Language Teaching, also suggesting a methodology of First Language Teaching based on the guidance of the National Curricular Parameters (Parâmetros Curriculares Nacionais), in which grammar classes assist the development of writing. In order to do that, the use of pronouns is analyzed particularly, in a composition of narrative style written by a Middle School student from a public school in the state of São Paulo, Brazil. Starting from this analysis, the conduction of the student to grammar classes is suggested. This is an attempt to ally the Linguistics Theory of First Language Teaching to the Teacher's practice.

Texto completo do artigo disponível apenas em PDF.

Article full text available only in PDF format.

Bibliografia

  • ALVES, R. Conversas com quem gosta de ensinar Campinas: Papirus, 2000.
  • PERINI, M. A. Sofrendo a Gramática. São Paulo: Ática, 2000.
  • HALLIDAY, M.A.K. An itroduction to Functional Grammar. Great Britain: Edward Arnold, 1985.
  • ILARI, R. A lingüística e o ensino de português. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
  • NEVES, M.H. Que gramática estudar na escola? São Paulo: Contexto,2004.
  • PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. Ensino Fundamental II. Brasília: MEC, 1998.
  • RUIZ, E. Como se corrige redação na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2003.
  • SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Os gêneros escolares - das práticas de linguagem aos objetos de ensino. In: SCHNEUWLY, B; DOLZ, J. & colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola Campinas: Mercado de Letras, 2004.
  • SIGNORINI, I.; SILVA, W.R.; TORQUATO, C.; MORAES, E.M.M.; ALVES FILHO, F.; PENTEADO, A.E.A.; RUIZ, E. & BUIN, E. Metodologias de Ensino de Língua Portuguesa no ciclo II do Ensino Fundamental. Teia do Saber. Pro-Reitoria de Extensão/ Unicamp/ SEE. Aceito para publicação, 2004.
  • SILVA, W. Gramática no texto injuntivo: investigando o impacto dos PCN. 2004. Dissertação (Mestrado) - IEL/Unicamp.
  • VELOSO, C. Dom de Iludir. In: Veloso, Caetano. Meu nome é gol. CD 83684-2. Polygram, 1988.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    28 Jan 2013
  • Data do Fascículo
    2004
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: rblasecretaria@gmail.com