Acessibilidade / Reportar erro

A multimodalidade na literatura infantil e a formação de professores leitores

Multimodality in infant literature books and the education of reader teachers

Resumos

Este trabalho apresenta uma parte dos resultados de pesquisa de doutorado sobre relações entre imagens e textos verbais em livros de literatura infantil, e suas contribuições para a formação docente. São sinalizados diferentes recursos discursivos encontrados em imagens e textos em livros de literatura infantil para a construção das dimensões narrativa e descritiva. O conceito bakhtiniano de estilo estrutura e unifica os enunciados produzidos pelo enunciador e indica o resultado de uma visão de mundo. Nas obras analisadas, a relação imagem e texto verbal apresenta dois recursos fundamentais: a enunciação, que introduz a força do narrador na orientação de leitura, e a intertextualidade, como expediente para atualização do enredo. Essa metodologia recupera experiências de leitura dos professores e indica a importância dos aspectos da multimodalidade para a formação da competência leitora do professor.

Imagem; texto verbal; literatura; formação docente


This paper presents a part of the results of a Doctorate research on the relations between images and verbal texts in infant literature books and their contribution to the education of teachers. Different discursive resources were found in images and texts in infant literature books towards the construction of the narrative and descriptive dimensions. Bakhtin's concept of style helps providing structure and unity to the enunciated production of the enunciator and indicates the result of a world vision. In the works here analyzed, the relation between image and verbal text presents two fundamental resources: the enunciation, as the power of the narrator in guiding the reading, and intertextuality, as a device to update the plot. This methodology allows the recovering of teachers' reading experiences and indicates the importance of multimodality aspects in the construction of teachers' reading ability.

Image; verbal text; literature; teachers'education


ARTIGOS

A multimodalidade na literatura infantil e a formação de professores leitores

Multimodality in infant literature books and the education of reader teachers

Celia Abicalil Belmiro

Universidade Federal de Minas Gerais, Professora da Faculdade de Educação/UFMG e pesquisadora do CEALE - Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita, E-mail: celiab@terra.com.br

RESUMO

Este trabalho apresenta uma parte dos resultados de pesquisa de doutorado sobre relações entre imagens e textos verbais em livros de literatura infantil, e suas contribuições para a formação docente. São sinalizados diferentes recursos discursivos encontrados em imagens e textos em livros de literatura infantil para a construção das dimensões narrativa e descritiva. O conceito bakhtiniano de estilo estrutura e unifica os enunciados produzidos pelo enunciador e indica o resultado de uma visão de mundo. Nas obras analisadas, a relação imagem e texto verbal apresenta dois recursos fundamentais: a enunciação, que introduz a força do narrador na orientação de leitura, e a intertextualidade, como expediente para atualização do enredo. Essa metodologia recupera experiências de leitura dos professores e indica a importância dos aspectos da multimodalidade para a formação da competência leitora do professor.

Palavras-chave: Imagem, texto verbal, literatura, formação docente

ABSTRACT

This paper presents a part of the results of a Doctorate research on the relations between images and verbal texts in infant literature books and their contribution to the education of teachers. Different discursive resources were found in images and texts in infant literature books towards the construction of the narrative and descriptive dimensions. Bakhtin's concept of style helps providing structure and unity to the enunciated production of the enunciator and indicates the result of a world vision. In the works here analyzed, the relation between image and verbal text presents two fundamental resources: the enunciation, as the power of the narrator in guiding the reading, and intertextuality, as a device to update the plot. This methodology allows the recovering of teachers' reading experiences and indicates the importance of multimodality aspects in the construction of teachers' reading ability.

Keywords: Image, verbal text, literature, teachers'education.

Texto completo do artigo disponível apenas em PDF.

Article full text available only in PDF format.

Recebido em setembro de 2009.

Aprovado em outubro de 2009.

  • ANDRADE, Mário de. Do Desenho. In: Aspectos das Artes Plásticas no Brasil. São Paulo: Martins, 1965. p. 69-77.
  • BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução do russo de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
  • BAKHTIN, Mikhail. O discurso na poesia e o discurso no romance. In: Questões de literatura e estética: a teoria do romance. São Paulo: Ed. Unesp, 1998. 439 p.
  • BARROS, Manoel de. Poeminha em língua de brincar Ilustrações: Martha de Barros. São Paulo: Record, 2007.
  • BELMIRO, Celia Abicalil. Um estudo sobre relações entre imagens e textos verbais em cartilhas de alfabetização e livros de literatura infantil Tese (Doutorado em Educação) _ Universidade Federal Fluminense, 2008.
  • BELMIRO, Celia Abicalil. Textos literários e imagens, nas mediações escolares. In: PAULINO, Graça; COSSON, Rildo (Org.). Leitura literária: a mediação escolar. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2004. p.147-153.
  • BELMIRO, Celia Abicalil; AFONSO Jr., Delfim; BARROS, Armando M. Imagens e práticas intertextuais em processos educativos. In: PAIVA, Aparecida; MARTINS, Aracy; PAULINO, Graça; VERSIANI, Zélia. Literatura e Letramento: espaços, suportes, interfaces. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. p. 209-224.
  • BELMIRO, Célia Abicalil. A Imagem e suas formas de visualidade nos livros didáticos de Português. Educação e Sociedade. Campinas (SP): Cedes, Ano XXI, n. 72, p. 11-31, ago. 2000.
  • CALVINO, Ítalo. Leveza. In: Seis propostas para o próximo milênio Trad. Ivo Barroso. São Paulo: Cia. das Letras, 1990. p. 13-41.
  • FIORIN, José Luiz. O estilo. In: Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: Ática, 2006. 144p.
  • MELLO, Roger. Vizinho, vizinha. Ilustrações: Graça Lima, Mariana Massarani, Roger Melo. São Paulo: Cia. das Letrinhas, 2007.
  • PAULINO, Graça; COSSON, Rildo (Org.). Leitura literária: a mediação escolar. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2004.
  • RENNÓ, Regina. Coração de ganso São Paulo: Editora Mercuryo, 2007. Coleção Mercuryo Jovem.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    26 Fev 2013
  • Data do Fascículo
    2010

Histórico

  • Recebido
    Set 2009
  • Aceito
    Out 2009
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: rblasecretaria@gmail.com