Acessibilidade / Reportar erro

Mudanças na concepção de escrita de jovens e adultos em processo de letramento

Resumos

Este trabalho tem por objetivo a análise das mudanças na concepção de escrita de jovens e adultos não escolarizados, decorrentes da participação em um curso de alfabetização de cinco meses. Os dados mostram que a maior relevância atribuída pelos sujeitos às práticas de letramento está relacionada à escrita como meio de resolução de problemas, de crescimento e satisfação pessoal e de participação social e cidadania.


This paper dicusses the changes in the conception of the written language as expressed by unschooled adolescents and adults who participated in a five-month literacy course. The data show that before the course the students considered literacy as a means for solving daily practical problems. After the course, they regarded literacy as a tool for self-improvement, social interaction and citizenship


Mudanças na concepção de escrita de jovens e adultos em processo de letramento

Universidade Estadual de Campinas

RESUMO

Este trabalho tem por objetivo a análise das mudanças na concepção de escrita de jovens e adultos não escolarizados, decorrentes da participação em um curso de alfabetização de cinco meses. Os dados mostram que a maior relevância atribuída pelos sujeitos às práticas de letramento está relacionada à escrita como meio de resolução de problemas, de crescimento e satisfação pessoal e de participação social e cidadania.

ABSTRACT

This paper dicusses the changes in the conception of the written language as expressed by unschooled adolescents and adults who participated in a five-month literacy course. The data show that before the course the students considered literacy as a means for solving daily practical problems. After the course, they regarded literacy as a tool for self-improvement, social interaction and citizenship.

Texto completo do artigo disponível apenas em PDF.

Article full text available only in PDF format.

  • BARTON, D; HAMILTON, M. Local literacies: Reading and writing in one community London: Routledge, 1998. 299p.
  • FEHRING, H.; GREEN, P. Critical literacy Newark: International Reading Association, 2001. 174p.
  • GEE, J. P. Social linguistics and literacies: Ideology in Discourses London: Taylor & Francis, 1990.
  • GEE, J.P. Discourse and sociocultural studies in reading. In: KAMIL, L.K.; MOSENTHAL, P.B.; PEARSON, P.D.; BARR, R. (Ed.). Handbook of reading research London: Lawrence Erbaum, 2000. 1010p.
  • HEATH, S. B. Ways with words: Language, life and work in communities and classrooms Cambridge: Cambridge University Press, 1983.
  • KRESS, G. Linguistic processes in sociocultural practice Oxford: Oxford University Press. 1985.
  • SIGNORINI, I. "A letra dá vida, mas também pode matá. Os "sem leitura" diante da escrita." In: Leitura: Teoria e Prática Mercado Aberto: Campinas, n. 24, p.20-27, 1994.
  • STREET, B. Literacy in theory and practice Cambridge: Cambridge University Press. 1984.
  • STREET, B. Social literacies: Critical approaches to literacy development, ethnography, and education. London: Longman. 1995.
  • TERZI, S.B. A experiência de letramento em Inhapi e Olho D'Água do Casado, AL. Revista do Programa Alfabetização Solidária, São Paulo, v.1, n.1, p. 143-155, 2001a.
  • TERZI, S. B. Para que ensinar a ler o jornal se não há jornal na comunidade?: o letramento simultâneo de jovens e adultos escolarizados e não-escolarizados. In: RIBEIRO, V. M. (Org.). Educação de jovens e adultos: novos leitores, novas leituras Campinas: Mercado de Letras. 2001b.
  • TERZI, S. B. Afinal, para quê ensinar a língua escrita. Revista da FACED, Salvador, n.7, p. 227-241, 2003.
  • *
    Sylvia Bueno Terzi; Júlia Sant'Ana Scavassa
  • *
    Trabalho parcialmente financiado pela FAPESP (Processo 01/12702-2).
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      28 Jan 2013
    • Data do Fascículo
      2005
    Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
    E-mail: rblasecretaria@gmail.com