Acessibilidade / Reportar erro

Tecnologia eletrônica e letramento digital: um inventário da pesquisa nascente no Brasil

Resumos

Neste estudo analisamos títulos/resumos de trabalhos apresentados em 5 eventos científicos brasileiros de diferentes níveis, de 2000 a 2001, com o objetivo de mapear os estudos nascentes no país, envolvendo texto eletrônico e letramento digital. As questões centrais do levantamento foram: O que está sendo investigado nesses estudos? Como a tecnologia do computador está sendo abordada na pesquisa lingüística? Os dados oferecem uma visão do desenvolvimento da pesquisa em tecnologia/letramento no Brasil, no período assinalado, em relação a: representatividade e produtividade desse campo de estudo nos eventos analisados e no corpus de trabalhos sobre a temática; foco das investigações, problemas de pesquisa (em especial os referentes ao texto eletrônico, uso do computador, formas de ensino virtual) e abordagens priorizadas; pesquisadores/instituições atuantes nessa nova área de investigação.


In this study, we analyze titles/summaries of works presented in 5 Brazilian scientific events at different levels, from 2000 through 2001, with the objective of tracking new studies in the country covering electronic text and digital literacy. Core survey issues included: What are such studies investigating? How is computer technology addressed at linguistic surveys? Data provide a view of the development of the linguistic research in literacy/technology in Brazil, over the period mentioned above, in relation to: representativeness and productivity of this field of study in the analyzed events and in the corpus of works on the theme; the investigation focus, research problems (in particular those related to electronic text, computer use, methods of virtual teaching) and prioritized approaches; researches/institutions involved in this new investigation area.


Tecnologia eletrônica e letramento digital: um inventário da pesquisa nascente no Brasil1 1 Trabalho apresentado na 54ª Reunião Anual da SBPC, Goiânia, 07 a 12 /07/2002, cuja temática central foi "Ciência e Universidade rompendo fronteiras" e na XIX Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos (GELNE), Fortaleza, 04 a 06/09/2002. Agradeço a colaboração de Carmem Sílvia de Carvalho Rego pelo tratamento gráfico das informações e pela ajuda, como bolsista de Iniciação Científica, no levantamento dos dados.

Iúta Lerche Vieira

Universidade Estadual do Ceará

RESUMO

Neste estudo analisamos títulos/resumos de trabalhos apresentados em 5 eventos científicos brasileiros de diferentes níveis, de 2000 a 2001, com o objetivo de mapear os estudos nascentes no país, envolvendo texto eletrônico e letramento digital. As questões centrais do levantamento foram: O que está sendo investigado nesses estudos? Como a tecnologia do computador está sendo abordada na pesquisa lingüística? Os dados oferecem uma visão do desenvolvimento da pesquisa em tecnologia/letramento no Brasil, no período assinalado, em relação a: representatividade e produtividade desse campo de estudo nos eventos analisados e no corpus de trabalhos sobre a temática; foco das investigações, problemas de pesquisa (em especial os referentes ao texto eletrônico, uso do computador, formas de ensino virtual) e abordagens priorizadas; pesquisadores/instituições atuantes nessa nova área de investigação.

ABSTRACT

In this study, we analyze titles/summaries of works presented in 5 Brazilian scientific events at different levels, from 2000 through 2001, with the objective of tracking new studies in the country covering electronic text and digital literacy. Core survey issues included: What are such studies investigating? How is computer technology addressed at linguistic surveys? Data provide a view of the development of the linguistic research in literacy/technology in Brazil, over the period mentioned above, in relation to: representativeness and productivity of this field of study in the analyzed events and in the corpus of works on the theme; the investigation focus, research problems (in particular those related to electronic text, computer use, methods of virtual teaching) and prioritized approaches; researches/institutions involved in this new investigation area.

Texto completo do artigo disponível apenas em PDF.

Article full text available only in PDF format.

  • BASTOS, L.; LOPES, L. P. M. (Coord.). Simpósio Nacional Discurso, Identidade e Sociedade, 17 a 19 de maio de 2001- Caderno de Resumos Rio de Janeiro: PUC- Rio, UFRJ, 2001. 170 p.
  • CRYSTAL, D. El Lenguage e Internet Madri, Cambridge, New York, Cape Town: Cambridge University Press, 2002.
  • DIAS, D. L. A entrevista mediada por computadores: uma proposta de análise da configuração de gênero (resumo). In: DUTRA, Deise Prina et al. (Org.). VI Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada: A Linguagem como Prática Social _ Programa & Resumos. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2001. p.141.
  • DUTRA, D. P. et al. (Org.). VI Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada: A Linguagem como Prática Social _ Programa & Resumos. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2001. p. 141.
  • DUTRA, D. P., MELLO, H. R. e PAIVA, V. L. M. O. (Org.). VI Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada - A Linguagem como Prática Social - 7 a 11 de outubro de 2001 - Programa & Resumos Belo Horizonte, FALE/UFMG, 2001. 262 p.
  • HODGES, R. E. (Ed.). What is Literacy? _ Select Definitions and Essays from The Literacy Dictionary: The vocabulary of reading and writing Newark, DE: IRA, 1999. p.19.
  • KAMIL, M. L. INTRATOR, S. M.; KIM, H. S. The Effects of Other Technologies on Literacy and Literacy Learning. In: KAMIL, M.L. et al. In: Handbook of Reading Research, v. III. Mahwah, NJ: LEA, 2000. p.771-788.
  • LEU, Jr. D. J. Literacy and Technology: Deictic Consequences for Literacy Education in an Information Age. In: KAMIL, M. L. et al. (Ed.). Handbook of Reading Research, v. III. Mahwah, New Jersey, London: Lawrence Erlbaum Associates Publishers, 2000. p.743-770.
  • LEU, Jr. D. J. The New Literacies: Research on Reading Instruction with the Internet. In: FARSTRUP, A. E.; SAMUELS S. J. (Ed.). What Research has to Say About Reading Instruction Newark, Delaware: IRA, 2002. p.310-336.
  • SEMALI, L. Crossing the Information Highway: The Web of Meanings and Bias in Global Media [on line ]. December 2002. [cited 03/01/2003 ]. Available from World Wide Web: <http://www.readingonline.org/newliteracies/semali3/ .
  • SILVA, J. P.; SIMON, M. L. M. (Coord.). IV Congresso Nacional de Lingüística e Filologia _ Rio de Janeiro, UERJ, 28 de agosto a 01 de setembro de 2000 - Livro de Resumos e Programação Rio de Janeiro: Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos, Instituto de Letras da UERJ, Academia Brasileira de Filologia, Centro Filológico Clóvis Monteiro, 2000. 92 p.
  • SOARES, M. E.; ARAGÃO, M. S. S. (Org.). XVIII Jornada de Estudos Lingüisticos. Salvador, UFBA, 3 a 6 de setembro de 2000 _ Programa & Resumos Salvador: GELNE, UFBA/UFC, 2000. 265 p.
  • SOARES, M. E.; ARAGÃO, M. S. S. (Org.). II Congresso Internacional da ABRALIN (Associação Brasileira de Lingüística),13 a 16 de março de 2001 _ Programa & Resumos Fortaleza: UFC/ABRALIN, 2001. 382p.
  • 1
    Trabalho apresentado na 54ª Reunião Anual da SBPC, Goiânia, 07 a 12 /07/2002, cuja temática central foi "Ciência e Universidade rompendo fronteiras" e na XIX Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos (GELNE), Fortaleza, 04 a 06/09/2002. Agradeço a colaboração de Carmem Sílvia de Carvalho Rego pelo tratamento gráfico das informações e pela ajuda, como bolsista de Iniciação Científica, no levantamento dos dados.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      23 Maio 2013
    • Data do Fascículo
      2004
    Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
    E-mail: rblasecretaria@gmail.com