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O fazer científico nos estudos literários: das práticas letradas acadêmicas às características epistemológicas1 1 Este artigo está vinculado às ações do projeto Ateliê de Textos Acadêmicos, com apoio do Programa Nacional de Pós-Doutorado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PNPD/Capes), via processo nº 23038.007066/2011-60.

Scientific practice in literary studies: from academic literacy practices to epistemological characteristics

RESUMO

Este artigo pretende estudar a configuração de práticas letradas acadêmicas na área dos estudos literários. Para tanto, selecionamos oito artigos científicos da área, publicados em periódicos de diferentes estratos de classificação do Qualis Periódicos 2013-2016 de Linguística e Literatura, e aplicamos um questionário a sete estudantes e profissionais que atuam no campo dos estudos literários. Os dados são analisados com base nos aportes dos novos estudos de letramento, mais especificamente a abordagem dos letramentos acadêmicos, e do interacionismo sociodiscursivo. As análises apontam que as práticas letradas acadêmicas da área se caracterizam por uma postura interpretativista, interdisciplinaridade e primado do texto literário, o que demonstra o caráter situado de concepções epistemológicas e da arquitetura do gênero artigo científico.

PALAVRAS-CHAVE:
letramentos acadêmicos; estudos literários; interacionismo sociodiscursivo

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