Acessibilidade / Reportar erro

Autonomia e Motivação em narrativas de aprendizes de português como língua estrangeira

Resumos

Neste artigo, discuto os resultados de minha pesquisa dentro do projeto AMFALE - Autonomia em um Modelo Fractal de Aquisição de Língua Estrangeira. Com base em conceitos de autonomia e motivação e na correlação entre eles, analiso narrativas de aprendizes de português como língua estrangeira em Belo Horizonte. Tais análises atestam que a experiência de aprendizagem inserida em uma comunidade de falantes da língua-alvo propicia autonomia, à medida que caracteriza motivação intrínseca e/ou integrativa e oferece uma variedade de possibilidades para o aprendiz agir autonomamente com relação à própria aprendizagem.


In this article, I discuss the results of my research within the project AMFALE-Autonomia em um Modelo Fractal de Aquisição de Língua Estrangeira. Based on concepts of autonomy and motivation and in the correlation between them, I analyze narratives of learners of Portuguese as a foreign language in Belo Horizonte. Such analysis testify that the learning experience in a community of speakers of the target language makes autonomy possible, as it characterizes intrinsic and/or integrative motivation, providing a variety of possibilities for the learner to act with autonomy towards his own learning.


ARTIGOS

Autonomia e Motivação em narrativas de aprendizes de português como língua estrangeira1 1 Trabalho orientado pela Dra. Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva, com apoio da FAPEMIG.

Fernanda Sousa Carvalho

Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIG

RESUMO

Neste artigo, discuto os resultados de minha pesquisa dentro do projeto AMFALE - Autonomia em um Modelo Fractal de Aquisição de Língua Estrangeira. Com base em conceitos de autonomia e motivação e na correlação entre eles, analiso narrativas de aprendizes de português como língua estrangeira em Belo Horizonte. Tais análises atestam que a experiência de aprendizagem inserida em uma comunidade de falantes da língua-alvo propicia autonomia, à medida que caracteriza motivação intrínseca e/ou integrativa e oferece uma variedade de possibilidades para o aprendiz agir autonomamente com relação à própria aprendizagem.

ABSTRACT

In this article, I discuss the results of my research within the project AMFALE-Autonomia em um Modelo Fractal de Aquisição de Língua Estrangeira. Based on concepts of autonomy and motivation and in the correlation between them, I analyze narratives of learners of Portuguese as a foreign language in Belo Horizonte. Such analysis testify that the learning experience in a community of speakers of the target language makes autonomy possible, as it characterizes intrinsic and/or integrative motivation, providing a variety of possibilities for the learner to act with autonomy towards his own learning.

Texto completo do artigo disponível apenas em PDF.

Article full text available only in PDF format.

  • BENSON, P. The philosophy and politics of learner autonomy. In: BENSON, P.; VOLLER, P. (Org.). Autonomy & independence in language learning New York: Addison Wesley Longman, 1997. p. 18-34.
  • BENSON, P.; VOLLER, P. Introduction: autonomy and independence in language learning. In: BENSON, P.; VOLLER, P. (Org.). Autonomy & independence in language learning New York: Addison Wesley Longman, 1997. p. 01-17.
  • CHAIX, P.; O'NEIL, C. A critical analysis of forms of autonomous learning (Autodidaxy and Semi-autonomy) in the field of Foreign Language Learning. Final report. UNESCO Doc. Ed 78/w5/58, 1978.
  • CROOKES, G.; SCHMIDT, R. W. Motivation: reopening the research agenda. Language Learning, v. 41, n.8, p. 469-512, December 1991.
  • DECI, E. L.; RYAN, R. M. Intrinsic Motivation and Self Determination in Human Behavior New York: Plenum Press, 1985.
  • DICKINSON, Leslie. Self-instruction in language learning Cambridge: Cambridge University Press, 1987. 200 p.
  • DICKINSON, Leslie. Autonomy and Motivation: A Literature Review. System, v. 23, n. 2, p. 165-174, 1995.
  • HOLEC, Henri. Autonomy and foreign language learning. Strasbourg: Council of Europe Education and Culture, 1980.
  • HO, Judy; CROOKALLT, David. Breaking with Chinese cultural traditions: learner autonomy in English language teaching. System, v. 23, n. 2, p. 235-243, 1995.
  • LITTLE, David. Learner autonomy and second/foreign language learning. Disponível em: <http://www.lang.ltsn.ac.uk/resources/goodpractice.aspx?resourceid=1409>. Acesso em: 22 Jul. 2003.
  • LITTLEWOOD, William. "Autonomy": An Anatomy and a Framework. System, v. 24, n. 4, p. 427-435, 1996.
  • PAIVA, Vera L. M. O. Autonomia e Complexidade: uma análise de narrativas de aprendizagem. Linguagem e Ensino, v. 9, n. 1, p. 77-127, 2006.
  • 1
    Trabalho orientado pela Dra. Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva, com apoio da FAPEMIG.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      22 Abr 2013
    • Data do Fascículo
      2007
    Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
    E-mail: rblasecretaria@gmail.com