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As ‘práticas’ e o corpo para além da educação física: a proposta educacional dos CIEPs (1983/1987-1991/1994)

Las ‘prácticas’ y el cuerpo más allá de la educación física: la propuesta educativa de los CIEPs (1983/1987-1991/1994)

Resumo

O presente estudo buscou analisar como as práticas corporais sistematizadas foram contempladas no programa curricular e arquitetônico dos Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs). Para tal, foram selecionados os programas curriculares prescritivos da equipe gestora nos dois governos de Leonel Brizola, disponíveis no acervo físico da Fundação Darcy Ribeiro. Observamos que o discurso centrava-se na tríade Educação, Cultura e Saúde e os documentos revelam que todas as competências deveriam ser trabalhadas para formação cidadã, mas isso não significa que, no currículo praticado, tais ideais se materializaram como uma tradição pedagógica ou prática na época.

Palavras-chave:
práticas corporais; programa curricular; arquitetura escolar

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