Acessibilidade / Reportar erro

Histórias e narrativas de professores de uma escola rural no contexto da Ditadura Civil-Militar brasileira (1964-1985)

Stories and narratives of teachers from a rural school in the context of the Brazilian Military Dictatorship (1964-1985)

Historias y relatos de profesores de una escuela rural en el contexto de la Dictadura Cívico-Militar brasileña (1964-1985)

Resumo

Este artigo, que tem como tema a educação no meio rural, objetiva analisar narrativas de professores rurais que atuaram na Escola Frei Anselmo, situada na comunidade de Linha Floresta, no interior de Selbach, um município do norte do Rio Grande do Sul, durante a Ditadura Civil-Militar brasileira (1964-1985). Neste texto, evidenciam-se os debates do uso das narrativas como concepção investigativa para o estudo da História da Educação, tendo como referência as fontes orais. As análises indicam uma relação de respeito entre os docentes e a comunidade escolar nesse período. Em contrapartida, os mecanismos ditatoriais estavam presentes nas escolas rurais, de modo que os alunos não tinham liberdade para se expressar e os professores não tinham autonomia para fazer abordagens de cunho social, político, econômico e educacional em sala de aula.

Palavras-chave:
meio rural; fontes orais; mecanismos ditatoriais

Sociedade Brasileira de História da Educação Universidade Estadual de Maringá - Av. Colombo, 5790 - Zona 07 - Bloco 40, CEP: 87020-900, Maringá, PR, Brasil, Telefone: (44) 3011-4103 - Maringá - PR - Brazil
E-mail: rbhe.sbhe@gmail.com