Acessibilidade / Reportar erro

Efeito do raloxifeno no epitélio vaginal de mulheres na pós-menopausa

Effect of raloxifene on the vaginal epithelium of postmenopausal women

RESUMO DE TESE

Efeito do raloxifeno no epitélio vaginal de mulheres na pós-menopausa

Effect of raloxifene on the vaginal epithelium of postmenopausal women

Autor: Armando Delmanto

Orientador: Prof. Dr. Jorge Nahás Neto

co-orientador: Prof. Dra. Eliana Aguiar Petri Nahás

Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia, área de concentração em Ginecologia, da Faculdade de Medicina de Botucatu – UNESP, para obtenção do título de Mestre, em 7 de dezembro de 2006.

OBJETIVO: analisar o efeito do raloxifeno sobre o epitélio vaginal de mulheres na pós-menopausa.

MÉTODOS: estudo prospectivo desenvolvido entre novembro de 2004 e fevereiro de 2006, incluindo 80 mulheres na pós-menopausa. Quarenta pacientes receberam 60 mg/dia de raloxifeno (GR) e 40 mulheres compuseram o grupo não tratado (grupo controle, GC), pareado por idade e tempo de menopausa. O grupo tratado foi composto por pacientes com osteoporose de coluna lombar e/ou colo do fêmur. Foram excluídos aquelas com sinais e/ou sintomas de infecção do trato genital inferior e usuárias de terapia hormonal (TH) até seis meses prévios ao estudo. Os esfregaços vaginais foram coletados em dois momentos: inicial (M0) e após seis meses de seguimento (M1). Para avaliação do epitélio vaginal foi utilizado o valor de maturação, com a contagem de células superficias, intermediárias e parabasais. Os esfregaços foram analisados por único citopatologista, sem conhecimento dos dados das pacientes. Para análise estatística empregou-se o teste t de Student, teste Wilcoxon Mann-Witney e o teste c2.

RESULTADOS: na comparação estatística inicial os grupos foram homogêneos. Comparando os momentos inicial e final, não foram observadas diferenças significativas entre os valores medianos de maturação do epitélio vaginal e da porcentagem de células superficiais, intermediárias e parabasais entre os grupos. Não foi constatada correlação linear significativa entre o valor de maturação e a idade, o tempo de menopausa, o uso ou não de TH prévia, tabagismo e o índice de massa corpórea, em ambos os grupos.

CONCLUSÃO: o tratamento com raloxifeno por seis meses não alterou o valor de maturação do epitélio vaginal em mulheres na pós-menopausa.

Palavras-chave: Menopausa; Citologia vaginal; Raloxifeno

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    04 Abr 2007
  • Data do Fascículo
    Jan 2007
Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia Av. Brigadeiro Luís Antônio, 3421, sala 903 - Jardim Paulista, 01401-001 São Paulo SP - Brasil, Tel. (55 11) 5573-4919 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editorial.office@febrasgo.org.br