Acessibilidade / Reportar erro

Repercussões de um Programa Multidisciplinar de Preparo para o Parto e Maternidade: Ansiedade Materna e Resultados Perinatais

Resumos de Tese

Repercussões de um Programa Multidisciplinar de Preparo para o Parto e Maternidade – Ansiedade Materna e Resultados Perinatais

Autora: Elenice Bertanha Consonni

Orientadora: Profa. Dra. Iracema de Mattos Paranhos Calderon

Dissertação de Mestrado apresentada ao Curso de Pós-graduação em Ginecologia e Obstetrícia, área de concentração em Obstetrícia, da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp, em 13 de novembro de 2001.

Objetivo: Estudar os efeitos de um Programa Multidisciplinar de Preparo para o Parto e Maternidade (PMPMa) sobre a ansiedade materna e os resultados perinatais.

Sujeitos e Método: Estudo tipo coorte prospectivo, com 67 gestantes nulíparas, sem patologias e de gestação única, distribuídas em dois grupos, conforme a participação (Grupo Estudo; n=38) ou não (Grupo Controle; n=29) no PMPMa. O Programa foi constituído por 10 encontros (entre a 18ª-38ª semana), onde foram desenvolvidas atividades educativas, fisioterápicas e de interação. A ansiedade foi quantificada no início e no final da gestação pelo Inventário de Ansiedade Traço–Estado (IDATE).

Resultados: A ansiedade materna inicial foi equivalente entre os grupos. No final da gestação observou-se aumento da ansiedade–Estado no grupo controle e manutenção destes níveis no Grupo Estudo. Foi também significativa e decorrente do PMPMa, a maior ocorrência de parto vaginal (83,8%) e de recém-nascidos com alta até o terceiro dia de vida (81,6%). Os níveis de ansiedade–Estado ao final da gestação mostraram correlação positiva com o parto vaginal e o tempo de internação do recém-nascido e negativa com a idade gestacional, o peso ao nascimento e os índices de Apgar no 1º minuto.

Conclusões: O PMPMa controlou a ansiedade materna, favoreceu o parto vaginal e determinou menor tempo de internação dos recém-nascidos. O controle da ansiedade materna interferiu de modo favorável com a idade gestacional, o peso e os índices de Apgar ao nascimento. Tais resultados reforçam a validade de um Programa Multidisciplinar de Preparo para o Parto e Maternidade.

Palavras-chave: Gravidez. Ansiedade. Pré-natal. Resultados perinatais

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    27 Jun 2002
  • Data do Fascículo
    2002
Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia Av. Brigadeiro Luís Antônio, 3421, sala 903 - Jardim Paulista, 01401-001 São Paulo SP - Brasil, Tel. (55 11) 5573-4919 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editorial.office@febrasgo.org.br