Acessibilidade / Reportar erro

Ultra-sonografia Transretal Contribuição ao Estadiamento do Câncer do Colo Uterino

Resumos de Tese

Ultra-sonografia Transretal Contribuição ao Estadiamento do Câncer do Colo Uterino

Autor: José Augusto Machado

Orientador: Prof. Dr. Paschoal Martini Simões

Tese de Doutorado apresentada no Instituto de Ginecologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, em 26 de novembro de 1998.

Foram examinadas pelo autor 32 pacientes com carcinoma escamoso do colo uterino no Setor de Ultra-sonografia do Instituto de Ginecologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro no período entre março de 1995 e agosto de 1998. O exame USTR realizado na fase de estadiamento clínico da patologia tinha como objetivo avaliar qualitativamente o envolvimento neoplásico parametrial e mensurar o maior diâmetro transverso do tumor. Todas as pacientes foram submetidas ao tratamento cirúrgico, o que permitiu a confrontação dos resultados USTR com os achados anatomopatológicos da peça operatória. A análise dos resultados obtidos mostram um alto grau de confiabilidade do exame USTR em determinar o comprometimento parametrial pela neoplasia. A análise estatística do método mostrou-se significativa para p< 0.01 com sensibilidade de 80% e especificidade de 95%. O valor preditivo positivo e negativo do exame testado foi de 88% e 91% respectivamente. Na série total, foram analisadas ainda a distribuição do tamanho do tumor mensurado pelo exame USTR (maior diâmetro transverso), em que a menor e maior medida do tumor visível foi de 11 mm e 28 mm respectivamente, em quanto que a média e moda das medidas aferidas foi de 19,9 mm. e 18 mm. respectivamente. Conclui-se que os sonogramas compatíveis com a infiltração parametrial, caracterizado pelo padrão hipoecogênico, são raramente observados na ausência do comprometimento neoplásico. A alta especificidade do método desempenhou papel relevante em contribuição ao estadiamento clínico preciso.

Palavras-chave: Ultra-sonografia. Colo uterino: câncer. Estadiamento. Paramétrio.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    22 Maio 2006
  • Data do Fascículo
    Out 1999
Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia Av. Brigadeiro Luís Antônio, 3421, sala 903 - Jardim Paulista, 01401-001 São Paulo SP - Brasil, Tel. (55 11) 5573-4919 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editorial.office@febrasgo.org.br