Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação da esteroidogênese das supra-renais em mulheres normais por meio dos testes de ACTH simples de depósito

Resumos de Teses

Avaliação da Esteroidogênese das Supra-Renais em Mulheres Normais por Meio dos Testes de ACTH Simples de Depósito

Tese de Mestrado, apresentada à Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina – em 13/12/97

Autor: Vicente Lau

Orientador: Prof. Dr. Edmund Chada Baracat

A hiperplasia congênita das supra-renais decorre de defeito em qualquer uma das cinco etapas da síntese de cortisol. Todas possuem transmissão de caracter autossômico recessivo. Tanto as formas clássicas como as tardias são descritas em todos os tipos de deficiência enzimática.

A análise dos níveis basais dos esteróides e o estudo do seu perfil pós-estímulo com ACTH simples constituem os principais meios diagnósticos destas moléstias. O ACTH simples possui meia-vida curta, no entanto, a sua forma de depósito apresenta meia-vida longa, podendo estimular de maneira mais intensa as supra-renais.

Assim, realizamos estudo comparativo de estímulo das supra-renais com essas duas preparações de ACTH, em nove mulheres normais, na fase folicular precoce após tratamento prévio de 1,0 mg dexametasona na noite anterior. O ACTH simples foi administrado na dose de 0,25 mg, em infusão endovenosa em bolo, coletando-se sangue nos tempos de 0, 30 e 60 minutos. No teste com ACTH depot empregou-se 1,0 mg, por via intramuscular; as amostras de sangue foram colhidas nos períodos de 0, 12 e 24 horas. Foram utilizados os testes de Friedman e Wilcoxon para a análise estatística.

O estímulo esteroidogênico após o teste intramuscular com ACTH depot foi semelhante (17a-hidroxipregnenolona, DHEA e SDHEA) ou superior (17a-hidroxiprogesterona, 11-desoxicortisol, cortisol, 496 androstenediona, testosterona) ao teste endovenoso com ACTH simples, podendo constituir, pois, em importante subsídio para o diagnóstico das diversas formas de hiperplasia congênita das supra-renais.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    10 Abr 2007
  • Data do Fascículo
    Abr 1998
Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia Av. Brigadeiro Luís Antônio, 3421, sala 903 - Jardim Paulista, 01401-001 São Paulo SP - Brasil, Tel. (55 11) 5573-4919 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editorial.office@febrasgo.org.br