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O Impacto das Pressões Institucionais na Adoção e Manutenção do E-Commerce em Micro e Pequenas Empresas (MPEs) Brasileiras

Resumo

Objetivo

O estudo tem como objetivo verificar o impacto das pressões institucionais na percepção de obstáculos e benefícios nas micro e pequenas empresas brasileiras quando da adoção e manutenção do e-commerce.

Referencial teórico

O estudo foi realizado com base nos preceitos da teoria institucional, com foco na abordagem das pressões institucionais. Por fim, verificou a orientação e a adaptação das ações das MPEs para o uso do e-commerce como prática organizacional.

Metodologia

O estudo foi realizado a partir de uma pesquisa envolvendo 120 gestores de empresas que utilizam o e-commerce. A pesquisa era composta por 28 questões referentes a pressões, benefícios e obstáculos institucionais percebidos pelos gestores, além de aspectos relacionados à adoção e manutenção do e-commerce. A modelagem de equações estruturais foi utilizada para a análise dos dados.

Implicações práticas e sociais da pesquisa

O resultado deste estudo mostrou que as pressões institucionais miméticas e normativas propiciam a percepção de benefícios e auxiliam na superação de obstáculos relativos ao e-commerce, obrigando as empresas a adotarem e aprimorarem essa modalidade de negócio. Por outro lado, as pressões coercitivas não estavam associadas à percepção de benefícios, mas atenuaram a percepção de obstáculos, o que sugere que as pressões coercitivas são motivadas de acordo com o contexto local do qual fazem parte.

Contribuições

Há um aumento no debate em torno da teoria institucional, e é possível verificar que as pressões institucionais influenciam as MPEs a adotarem e manterem novas formas de negócios online. Assim, os resultados orientam o desenvolvimento de estratégias por parte da gestão utilizando as tecnologias digitais como ferramentas que permitem a competição.

Palavras-chave:
E-commerce; MPEs; adoção e manutenção; pressões institucionais; obstáculos e benefícios

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