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Honorários de auditoria: uma análise das empresas familiares e não familiares listadas na BM&FBovespa

RESUMO

Objetivo:

Verificar a relação entre os honorários de auditoria e a qualidade das informações financeiras nas empresas familiares e não familiares listadas na BM&FBovespa.

Método:

Pesquisa descritiva, documental com aplicação de teste de médias e modelo de regressão linear, com dados de 2009, 2010 e 2011 de uma amostra de 133 empresas familiares e 128 não familiares da BM&FBovespa. Utilizou-se como base o estudo de Ghosh e Tang (2015).

Fundamentação teórica:

A hipótese é de que os auditores cobram honorários mais baixos para empresas familiares em relação às empresas não familiares, devido a maior qualidade de suas informações financeiras; por exemplo no reporte do lucro (Ali, Chen, & Radhakrishnan, 2007).

Resultados:

Os achados indicam a rejeição da hipótese por meio do teste de médias e do modelo de regressão, uma vez que a variável dependente (empresa familiar) não se mostrou estatisticamente significativa. Este resultado diverge do obtido por Ghosh e Tang (2015) e faz inferência às características das empresas e do mercado brasileiro.

Contribuições:

Permitiu a discussão em torno da relação entre honorário de auditora e a estrutura de propriedade e controle das empresas brasileiras, perpassando o tema da qualidade das informações financeiras. Auxiliou também, na identificação das principais variáveis explicativas para os honorários de auditoria. Nas empresas familiares destacaram-se: Tamanho, Vendas no exterior, Fusões e/ou incorporações, Big Four, e nas empresas não familiares: Tamanho, Setor regulamentado, Período fiscal, Big Four e Permanência da empresa de auditoria.

Palavras-chave:
Honorários de auditoria; Empresas familiares; Qualidade da informação financeira; Auditoria independente

ABSTRACT

Objective:

Examine the relationship between audit fees and the quality of financial information in familiar and non-familiar companies listed on the BM&FBovespa.

Design/methodology/approach:

Descriptive, documentary research with application of average test and linear regression model, using data from 2009, 2010 and 2011 of a sample of 133 family businesses and 128 non-familiar BM&FBovespa. The basis for the study was Ghosh and Tang (2015).

Findings:

The findings indicate a rejection of the hypothesis through the average test and regression model, in which the variable dependent (family firms) was not statistically significant. This result differs from that obtained by Ghosh and Tang (2015) and makes inference to the characteristics of the companies and the Brazilian market.

Practical implications:

Enabled the discussion on the relationship between audit fees and the structure of ownership and control of Brazilian companies, going through the theme of quality of financial information. It also helped the identification of key explanatory variables for audit fees. In family firms included: size, foreign-sales, mergers and/or acquisitions (M&A), Big Four, and in non-family firms: size, regulation, busy-season, Big Four and auditor-tenure.

Keywords:
Audit fees; Family firms; Quality of financial information; Independent audit

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  • 2
    Processo de avaliação: Double Blind Review

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jan-Mar 2015

Histórico

  • Recebido
    02 Jul 2013
  • Aceito
    20 Jan 2015
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