Acessibilidade / Reportar erro

A produção capitalista do espaço e a gestão empresarial da política urbana: o caso da PBH Ativos S/A1 1 Agradeço à equipe do grupo de Pesquisa Indisciplinar e à toda a equipe do projeto de pesquisa Urbanismo Biopolítico, em especial ao bolsista de graduação Lucca Mezzacappa. Agradeço também os comentários dos professores Sérgio Martins e Felipe Nunes Magalhães, do IGC/UFMG. Agradeço, pelo financiamento da pesquisa, à Ford Foundation.

The capitalist production of space and the entrepreneurial management of urban policy: the case of PBH Ativos S/A

Resumo

A produção capitalista do espaço está, atualmente, vinculada diretamente a uma racionalidade prática própria do neoliberalismo, funcionando como uma nova razão do mundo que organiza e determina as ações dos governos em várias escalas. Com base nessa lógica, são realizadas ações voltadas a atender demandas e imperativos da reprodução ampliada do capital. É nesse contexto que se insere a gestão de Belo Horizonte sob o mandato de Márcio Lacerda (2008-2016), em que se tornou evidente a intensificação da lógica neoliberal da produção do espaço e do gerenciamento das políticas públicas. Sendo assim, o objetivo deste artigo é discutir o caso da criação e do desenvolvimento de ações da empresa criada pela gestão de Lacerda, a PBH Ativos S/A, sob o paradigma do empresariamento urbano, analisando-se a retomada de uma gestão empresarial da política urbana municipal.

Palavras-chave:
empresariamento urbano; política urbana; Belo Horizonte; neoliberalismo; produção do espaço; gestão empresarial

Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional - ANPUR FAU Cidade Universitária, Rua do Lago, 876, CEP: 05508-080, São Paulo, SP - Brasil, Tel: (31) 3409-7157 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@anpur.org.br