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Revista Brasileira de Educação Médica, Volume: 47, Número: 3, Publicado: 2023
  • Avaliação da saúde mental em estudantes de Medicina durante suspensão das atividades acadêmicas na pandemia Original Article

    Camelier-Mascarenhas, Mariana; Jesuino, Thiago Aguiar; Queirós, Vitória Oliveira de; Brito, Luiza Lopes Cabral; Fernandes, Santiago Mozart; Almeida, Amanda Galvão-de

    Resumo em Português:

    Resumo Introdução: Durante a pandemia de Sars-CoV-2, medidas de distanciamento social e vários outros fatores de estresse foram responsáveis por impactos na saúde mental dos estudantes de Medicina. Objetivo: Este estudo teve como objetivos descrever o estado de saúde mental de estudantes de Medicina de uma faculdade do Nordeste brasileiro, no contexto da pandemia de Covid-19, investigar sintomas de ansiedade e depressão, e avaliar a resiliência e fatores associados. Método: Utilizou-se um método qualitativo e quantitativo transversal. Coletaram-se os dados por meio de questionário on-line aplicado a alunos matriculados na Faculdade de Medicina. Em seguida, os dados foram processados separadamente por meio de análises estatísticas quantitativa e qualitativa. Adotaram-se os seguintes instrumentos: Generalized Anxiety Disorder Screener (GAD-7), Patient Health Questionnaire-9 (PHQ-9) e Wagnild e Young’s Resilience Scale (RS-25). Resultado: Cerca de um terço dos estudantes convivia com sintomas moderados ou graves de ansiedade, quase metade apresentava sintomas depressives de moderados a graves, e mais da metade foi classificada como tendo resiliência baixa ou moderadamente baixa. Conclusão: Nossos achados destacaram que houve dificuldade em manter altos níveis de resiliência e que a presença de depressão ou ansiedade estaria relacionada a menores escores de resiliência em estudantes de Medicina durante o ensino a distância. Mais estudos são necessários para estabelecer um nexo de causalidade com a pandemia.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Introduction: During the Sars-CoV-2 pandemic, social distancing measures and various other stress factors may have been responsible for impacts on medical students’ mental health. Objective: The purpose of this study is to describe the mental health status of medical students at a college in northeastern Brazil, in the context of the COVID-19 pandemic, investigate symptoms of anxiety and depression, and assess resilience, as well as its possible associated factors. Methodology: A cross-sectional qualitative and quantitative method was used. Data were collected using an online questionnaire among students enrolled in the medical school; data were further processed using quantitative and qualitative statistical analysis separately. The following scales were applied: Generalized Anxiety Disorder Screener (GAD-7), Patient Health Questionnaire-9 (PHQ-9), and Wagnild and Young’s Resilience Scale (RS-25). Results: About one-third of the students lived with moderate or severe anxiety symptoms, almost half had moderate to severe depressive symptoms, and more than half were classified as having low or moderately low resilience. Conclusion: Our findings highlight the difficulty in maintaining high levels of resilience and that the presence of depression or anxiety would be related to lower resilience scores in medical students during remote education. Further studies are needed to establish a causal link with the pandemic.
  • As potencialidades do uso da série Unidade básica para fortalecimento do ensino médico sobre a atenção primária à saúde Artigo Original

    Conciani, Isabela Naves; Geraldo, Larissa Cristine Franco; Souza, Douglas Thaynã Vieira de; Petta, Helena Lemos; Santos, Deivisson Vianna Dantas dos; Stefanello, Sabrina

    Resumo em Português:

    Resumo: Introdução: Apesar de o ensino médico brasileiro ser pautado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), a atenção primária à saúde (APS), como cenário de prática, ainda é negligenciada nos currículos de muitas escolas. Objetivo: Neste estudo, buscamos compreender o uso da série Unidade básica como um recurso educacional de reflexão com o foco na APS. Método: Trata-se de um estudo qualitativo baseado na análise de entrevistas realizadas com docentes de diversas escolas médicas que utilizam a série em variadas disciplinas. As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas segundo a fenomenologia hermenêutica de Ricoeur, gerando os resultados do estudo. Resultado: Realizaram-se 18 entrevistas com docentes da graduação em Medicina e preceptores e tutores de programas de Residência em Medicina de Família e Comunidade. Os docentes mencionaram que utilizam os episódios da série como incentivo para o debate dos princípios teóricos e atributos da APS de maneira mais interativa e interessante para os alunos. Os entrevistados relataram uma ampla aceitação do material pelos discentes, aumentando a participação em sala de aula, inclusive em períodos de ensino a distância. A maior crítica feita ao material foi a falta de representatividade da equipe multiprofissional da APS na série. Conclusão: A série pode apresentar grande potencial para a reflexão sobre a APS como estratégia de atenção, além de aproximar, de maneira lúdica, os alunos do tema e aumentar o interesse na prática médica generalista.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Introduction: Medical education in Brazil is guided by the National Curriculum Guidelines (DCNs), however, primary health care (PHC) remains neglected in medical curricula. In this study, we sought to understand the use of the Unidade Básica TV series as an innovative educational resource in PHC. Methods: This is a qualitative study based on the analysis of interviews carried out with professors from different medical schools who use the series in different disciplines. The interviews were recorded, transcribed and analyzed according to Ricoeur’s hermeneutic phenomenology, thus providing the results of the study. Results: Eighteen interviews were conducted with professors of undergraduate Medicine and preceptors and tutors of Residency programs in Family and Community Medicine. Lecturers reported using the episodes of the series as an incentive to debate, utilizing a script to address the theoretical principles and PHC attributes in a more interactive and interesting way for students. Interviewees report wide acceptance of the material by students, increasing classroom participation, including during periods of distance learning. The biggest criticism made of the material was the lack of representation of the cross-functional PHC team. Conclusion: The series has great potential for reflection on PHC as a care strategy. It can also bring students closer to the topic in a playful way and increase interest in general medical practice.
  • Avaliação de atitudes relacionadas ao atendimento humanizado pelos estudantes de Medicina Original Article

    Cardoso, Higor Chagas; Pereira, Edna Regina Silva; Soares, Viviane; Soares, Guilherme Antônio Ferreira de Sena; Cardoso, Vinícius Chagas; Rabahi, Marcelo Fouad

    Resumo em Português:

    Resumo: Introdução: O atendimento médico usual tem sido caracterizado por atitudes centradas no profissional e na doença, pouco se preocupando em focar o contexto psicossocial e as expectativas do paciente. Entretanto, o atendimento médico que procura abranger mais globalmente a perspectiva do paciente tem se mostrado mais eficiente ao promover maiores benefícios. Objetivo: Este estudo teve como objetivo avaliar as atitudes de estudantes de Medicina a respeito da relação médico-paciente. Método: Trata-se de um estudo transversal que avaliou as atitudes de acadêmicos do quarto período de Medicina em relação à atenção aos pacientes a partir da aplicação da Escala de Orientação Médico-Paciente (EOMP) e de questionário com características sociodemográficas e curriculares. Os dados foram analisados no software Statistical Package for Social Science (SPSS), e utilizaram-se o teste de Mann-Whitney, o teste de Kruskall-Wallis com post hoc de Dunn e o teste de qui-quadrado. Resultado: Participaram do estudo 83 estudantes de Medicina, com prevalência maior de alunos do sexo feminino (74,7%) e que declararam renda familiar inferior a dez salários mínimos (43,0%), bem como a religião católica (53,0%). A maioria dos acadêmicos (85,5%) apresentou atitudes centradas no médico e na doença (média de escores da EOMP < 4,57), com escores do domínio cuidar superiores aos do domínio compartilhar. As variáveis sexo, renda familiar, bolsa de auxílio financeiro estudantil e religião apresentaram associação positiva (p ≤ 0,05) com os escores da EOMP relacionados às atitudes centradas no paciente. Não foram observadas associações estatisticamente significativas dos escores da EOMP entre as variáveis faixa etária, cidade de procedência, realização de atividades de iniciação científica, estágios extracurriculares, atividades artísticas, antecedentes pessoais e familiares de doença grave, e escolaridade dos pais. Conclusão: O presente estudo demonstrou que os acadêmicos de Medicina avaliados apresentaram atitudes centradas no médico e na doença, com média de escores da EOMP abaixo do intervalo relacionado às atitudes da medicina humanizada.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Introduction: Typical medical care has been characterized by professional and disease-centered attitudes, with little concern for focusing on the patient’s psychosocial context and expectations. However, the medical care that seeks to more globally encompass the patient’s perspective has shown to bring greater benefits. Objective: To evaluate the attitudes of medical students regarding the physician-patient relationship. Methods: This is a cross-sectional study that evaluated the attitudes of students in the 4th semester of the medical course in relation to patient care based on the application of the Patient-Practitioner Orientation Scale and a questionnaire with sociodemographic and curricular characteristics. Data were analyzed using the Statistical Package for Social Science (SPSS) software and the Mann-Whitney test, Kruskal-Wallis test with Dunn’s post hoc, and Chi-square test. Results: A total of 83 medical students participated in the study, with a prevalence of female students (74.7%), and those who declared a family income of less than US$ 2,140 (43.0%), as well as those who professed the Catholic religion (53.0%). The majority of students (85.5%) had attitudes centered on the physician and the disease (mean PPOS scores <4.57), with scores in the caring domain higher than those in the sharing domain. The variables gender, family income, student financial aid, and religion showed a positive association (p≤0.05) with PPOS scores related to patient-centered attitudes. There were no statistically significant associations of PPOS scores with the variables age group, city of origin, undergraduate research activities, extracurricular internships, artistic activities, personal and family history of serious illness, and parental level of schooling. Conclusion: The present study showed that the assessed medical students had attitudes centered on the physician and on the disease, with mean PPOS scores below the range related to attitudes of humanized medicine.
  • Impacto da tutoria remota no desempenho dos estudantes de Medicina durante a pandemia da Covid-19 Artigo Original

    Queiroz, Izabela Carneiro de; Santos, Gabriela Carneiro dos; Barreto, Bruno Acatauassú Paes

    Resumo em Português:

    Resumo: Introdução: Durante a pandemia da Covid-19, foi decretado, na maioria dos países do mundo, o fechamento de diversos setores da sociedade, inclusive das faculdades de Medicina, que passaram a ter aulas virtuais. Nesse sentido, o Cesupa adotou a estratégia de tutoria remota para dar continuidade ao semestre letivo. Tais mudanças trouxeram à tona as limitações do ensino remoto, que pode apresentar-se de distintas formas. Objetivo: Este estudo teve como objetivo identificar o impacto, na percepção dos alunos, da tutoria remota em relação à presencial quanto ao seu desempenho acadêmico, durante a pandemia da Covid-19. Método: Realizou-se um estudo transversal, descritivo e observacional com 250 alunos mediante a aplicação de questionários virtuais respondidos por discentes do quarto ao oitavo semestre do curso de Medicina do Cesupa, durante o período de fevereiro a dezembro de 2021. Os resultados encontrados foram considerados significativos se valor-p menor que 0,05. Resultado: Na pesquisa, notou-se que a tutoria remota demonstrou algumas desvantagens em relação à tutoria presencial, como maior dificuldade do aluno em se concentrar, sensação de estar menos preparado para a prova do módulo, maior dificuldade em sanar dúvidas, menor dedicação e menor motivação durante a tutoria remota. Entre os fatores que podem ser caracterizados pela associação a um pior desempenho acadêmico durante a tutoria remota comparando com a presencial, estão idade de até 20 anos, não ter outra formação complementar e estar no quarto ou quinto semestre do curso. Além disso, notou-se que o gênero não influenciou no desempenho acadêmico durante a tutoria remota. Conclusão: Diante disso, percebeu-se que os estudantes tiveram um pior desempenho acadêmico durante a tutoria remota quando comparada com a tutoria presencial, de acordo com a percepção dos participantes.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Introduction: During the Covid-19 pandemic, most countries of the world decreed the closure of various sectors of society, including medical schools, which started to rely on virtual classes. CESUPA, therefore, adopted the remote tutoring strategy to continue the school semester. These changes brought to light the limitations of distance learning, which can be presented in different ways. Objective: To identify the impact on students’ perception of remote tutoring compared to face-to-face tutoring regarding their academic performance during the Covid-19 pandemic. Method: A cross-sectional, descriptive and observational study was conducted with 250 students through virtual questionnaires completed by students from the fourth to the eighth semester of the CESUPA Medicine course from February to December 2021. The results found were considered significant if the p-value was less than 0.05. Results: It can be noted that remote tutoring showed some disadvantages in relation to face-to-face tutoring, such as more difficulty in maintaining concentration, the feeling of being less prepared for the end of module test, more difficulty in resolving doubts, less dedication and less motivation during remote tutoring. Among the factors that can be characterized by the association with worse academic performance during remote tutoring compared to face-to-face tutoring are being aged up to 20 years, having no other additional training and being in the fourth or fifth semester of the course. Furthermore, it was noted that gender did not influence academic performance during remote tutoring. Conclusion: It was concluded that students reported a worse academic performance during remote tutoring when compared to face-to-face tutoring according to the perception of the participants.
  • Intenções de graduandos de Medicina em face dos preditores de fixação: Programa Mais Médicos na Bahia Artigo Original

    Rocha, Erika Maria Sampaio; Sarti, Thiago Dias; Zandonade, Eliana; Siqueira, Carlos Eduardo Gomes; Andrade, Maria Angélica Carvalho

    Resumo em Português:

    Resumo: Introdução: O déficit quantitativo e as desigualdades na distribuição de médicos agravam a crise global da força de trabalho em saúde. Muitas políticas têm sido adotadas para enfrentamento do problema, destacando-se pela sua abrangência o Programa Mais Médicos. Objetivo: Este estudo objetivou caracterizar, entre graduandos de Medicina do estado da Bahia, as intenções de especialidade médica futura e de fixação em áreas prioritárias definidas pelo Programa Mais Médicos, conforme os preditores apontados na literatura. Método: Trata-se de um estudo de corte transversal com caráter exploratório, realizado com estudantes dos cursos de Medicina de quatro universidades federais da Bahia. Resultado: Predominaram estudantes de 20 a 24 anos, com perfil socioeconômico mais baixo em relação aos estudos anteriores, naturais dos pequenos e médios municípios baianos, que afirmaram, em sua maioria, a opção pela residência médica em especialidades de outras áreas, que não as áreas básicas, após a graduação. Verificou-se uma disparidade entre o percentual de estudantes com intenção de trabalhar na atenção primária à saúde e aqueles que desejaram especialidades básicas, sendo ainda consideravelmente menor a opção pela medicina de família e comunidade. As estudantes do sexo feminino predominaram de modo evidente entre aqueles que desejaram as especialidades de áreas básicas e que vislumbraram um futuro trabalho na atenção primária à saúde, nesse estado. De modo contrário, os estudantes do sexo masculino escolheram, na sua maioria, especialidades de outras áreas, especialmente aqueles que tiveram os aspectos financeiros como motivação principal para escolha de carreira. Conclusão: O estudo acrescentou conhecimento ao corpo de literatura sobre as mudanças na formação médica no país e os efeitos de políticas indutoras de um perfil profissional generalista que atenda às necessidades sociais da população.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Introduction: The quantitative deficit and inequalities in the distribution of doctors exacerbate the global health workforce crisis. Many policies have been adopted to face the problem, with the ‘Mais Médicos’ Program standing out due to its scope. Objective: This study aimed to characterize, among undergraduate medical students in the state of Bahia, the intentions of future medical specialty and professional retention in priority areas defined by the More Doctors Program (PMM), according to the predictors indicated in the literature. Methods: This is a cross-sectional exploratory study conducted with medical students from four federal universities in the state of Bahia. Results: The study predominantly included students aged 20 to 24 years, with a lower socioeconomic profile in relation to previous studies, born in small and medium-sized municipalities in the state of Bahia, who mostly stated their option for medical residency in specialties other than the basic areas after graduation. An inequality was observed between the percentage of students who intended to work in Primary Care and those who wanted basic specialties, with the option for Family and Community Medicine being even lower. Female students clearly predominated among those who desired basic specialties and who envisioned a future employment in Primary Care in this state. Conversely, male students mostly chose specialties in other areas, especially those who had financial aspects as the main motivation for career choice. Final considerations: The study added knowledge to the body of literature on changes in medical training in the country and the effects of policies leading to a generalist professional profile that meets the social needs of the population.
  • Percepções sobre contribuições/desafios da integração ensino-serviço-comunidade a partir da experiência de uma disciplina cirúrgica Artigo Original

    Mello, Ludmila Leite Sant’Anna Vaz de; Turci, Maria Aparecida; Said, Camila do Carmo; Carvalho, Alessandra Aparecida de; Gomes, Bruno Mattiello; Holliday, Julia Braga

    Resumo em Português:

    Resumo: Introdução: As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) da graduação em Medicina enfatizam a formação no contexto da atenção básica de saúde e têm como eixos do desenvolvimento curricular as necessidades de saúde da população e a integração ensino-serviço-comunidade (Iesc), preferencialmente nos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). Dessa forma, a rede básica de saúde é um cenário de aprendizagem singular, pois proporciona aos alunos a possibilidade de eles vivenciarem as políticas de saúde e o trabalho multiprofissional, além de permitir que lidem com problemas reais, vinculando a formação médico-acadêmica às necessidades sociais da saúde. Objetivo: Este estudo teve como objetivo analisar as características da integração ensino-serviço que contribuem para a universidade, os serviços de saúde e a comunidade, e as suas dificuldades e os seus desafios por meio da percepção dos discentes, usuários e profissionais de saúde envolvidos no ambulatório de cirurgia ambulatorial e no projeto de extensão da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) nas unidades de saúde em Tiradentes, em Minas Gerais. Método: Trata-se de estudo qualitativo que utilizou como instrumentos de coleta de dados entrevistas semiestruturadas com usuários, discentes e profissionais de saúde sobre a percepção da IESC. Para a análise dos dados, empreendeu-se a técnica de análise de conteúdo. Resultado: Os dados mostraram que a IESC permitiu melhorar a qualidade do trabalho no serviço de saúde, qualificar os profissionais ali presentes, além de ampliar a realização pessoal dos atores dessa interação. Também trouxe melhorias à atenção primária, possibilitando a compreensão da organização da prática no trabalho e maior resolubilidade da unidade básica de saúde. Ainda foi possível uma percepção dos desafios e impasses dessa integração a serem superados, como falta de estrutura e materiais, desconforto minoritário, mas, não menos importante, de pacientes a serem atendidos pelos estudantes e confronto da rotina dos profissionais de saúde locais com a universidade. Conclusão: A universidade inserida dentro da realidade social e dos serviços de atenção primária forma profissionais mais capacitados para problemas mais prevalentes ao mesmo tempo que beneficia a população e as equipes de saúde locais.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Introduction: The National Curriculum Guidelines (DCN, Diretrizes Curriculares Nacionais) for the undergraduate medical course emphasize the educational training in the context of primary health care and have as axes of the curricular development, the health needs of the population and the teaching, service, and community integration (TSCI), preferably in services of the Brazilian Health System (SUS). Thus, the primary health network is a unique learning scenario, as it provides students the opportunity to experience health policies, as well as the multi-professional work, in addition to the possibility of dealing with real-life problems, associating medical-academic training to the social health needs. Objectives: This work aims to analyze the characteristics of the teaching-service integration, which contribute to the university, health services and the community. It also aims to analyze the difficulties and challenges through the perception of the students, the users and the health professionals involved in the outpatient Surgery Clinic and in the extension project of UFSJ (Universidade Federal de São João del-Rei) in the health units in Tiradentes-MG. Methods: This work is a qualitative study which used, as data collection instruments, semi-structured interviews with users, students and health professionals, about the perception of Teaching Service-Community Integration (TSCI). The Content Analysis technique was used for the data analysis. Results and Discussion: The data showed that the TSCI allowed improving the quality of work in the health service, qualifying the professionals who were working there, in addition to enhancing personal achievement of the actors in this interaction. It also brought improvements to primary care, allowing an understanding of the organization of the work practice and greater effectiveness of the Basic Health Unit. Furthermore, it was possible to perceive the challenges and impasses of this integration to be overcome, such as: lack of structure and materials, a minor discomfort, but no less important, of patients to be cared by students and confrontation of the routine of local health professionals with the University. Conclusion: The university inserted in the social reality and in the primary care services trains professionals who are more qualified for more prevalent problems while benefiting the population and the local health teams.
  • Perspectivas de estudantes da área de saúde sobre participação em programa intergeracional: potencialidades e desafios Artigo Original

    Lopes, Marcos Marinho; Nogueira, Inara Suelane Pontes; Cordeiro, Marina Ferraz; Costa, Anacely Guimarães

    Resumo em Português:

    Resumo: Introdução: As habilidades de comunicação (HC) são competências indispensáveis para qualquer profissional da área de saúde, pois permitem maior adesão, compreensão e satisfação geral do paciente. O constante envelhecimento da população brasileira resulta cada vez mais na presença do público idoso no sistema de saúde. Esse cenário tem levado as escolas médicas a pensar em uma reformulação dos seus componentes curriculares no âmbito das HC, visto que esse assunto ainda apresenta lacunas. Nesse contexto, os programas intergeracionais possuem um valioso papel no desenvolvimento das HC por permitirem a interação entre diferentes gerações. Objetivo: Este estudo teve como objetivo investigar as perspectivas de estudantes da área de saúde sobre a participação em um programa intergeracional no município de Paulo Afonso, na Bahia, intitulado “[Tec-Idoso]: utilização de tecnologia como ferramenta de inclusão digital e de apoio psicossocial ao idoso”, vinculado à Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Método: Trata-se de um estudo qualitativo e exploratório, realizado a partir de entrevistas semiestruturadas, utilizando o método de análise de conteúdo. Resultado: As seguintes categorias temáticas foram definidas: contato intergeracional, percepção e estigma com pessoas idosas, HC, impacto no desempenho acadêmico e impacto nas práticas profissionais futuras. Conclusão: Os resultados da presente pesquisa incluem melhora do desempenho acadêmico e da interação social por meio do desenvolvimento das HC, mudança de perspectivas perante o envelhecimento e preparação para o enfrentamento com mais confiança de situações da vida pessoal e profissional.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Introduction: Communication skills (CS) are indispensable competencies for any healthcare professional as such skills lead to greater patient compliance, understanding, and overall satisfaction. The constant aging of the Brazilian population increasingly results in the presence of the older people in the healthcare system. This has led medical schools to think about a reformulation of their curricular components within the scope of CS, since this subject still presents gaps. In this context, intergenerational programs play a valuable role in the development of CS by allowing interaction between different generations. Objective: To investigate the perspectives of health students about their participation in an intergenerational program in the city of Paulo Afonso/BA entitled “[Tec-Idoso]: utilização de tecnologia como ferramenta de inclusão digital e de apoio psicossocial ao idoso” [Tec-Idoso: use of technology as a tool for digital including and psychosocial support for the elderly], linked to the Federal University of Vale of São Francisco (UNIVASF). Method: This is an exploratory qualitative study based on semi-structured interviews, using the data analysis method. Results: The following thematic categories were defined: intergenerational contact, perception and stigma about old age, CS, impact on academic performance and impact on future professional practices. Conclusion: Given the above, the results obtained from this research include improved academic performance and social interaction through the development of CS, change of paradigms facing aging, and preparation for handling personal and professional life situation with more confidence.
  • Repercussões da pandemia de Covid-19 na saúde mental nos estudantes de Medicina de Pernambuco Artigo Original

    Brito, Ederline Suelly Vanini de; Silva, Lyvia Nayá Bezerra da; Oliveira, Taísa Melânia Moreira; Santos-Veloso, Marcelo Antônio Oliveira; Lima, Sandro Gonçalves de

    Resumo em Português:

    Resumo: Introdução: As pandemias, como a de Covid-19, resultam em perturbação psicossocial que pode romper os limites da capacidade de enfrentamento, de modo a gerar tensões e angústias que se expressam variavelmente entre os envolvidos. Objetivo: analisar as repercussões da pandemia de Covid-19 na saúde mental de estudantes de Medicina do estado de Pernambuco. Método: estudo transversal e descritivo-analítico realizado entre julho e agosto de 2021 com estudantes de Medicina das 11 faculdades de Pernambuco. Como variáveis dependentes, foram analisados os escores de ansiedade e depressão. Quanto às variáveis independentes, foram estudadas: escore de resiliência, características sociodemográficas e comportamentais, e condições de saúde. A coleta dos dados foi realizada por meio da plataforma Google Forms. Aplicaram-se o Inventário de Beck para ansiedade e depressão e a escala de resiliência de Wagnild e Young. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário Maurício de Nassau, e os participantes concordaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os dados foram analisados pelo programa SPSS 25, considerando significativo valor p < 0,05. Resultado: participaram da pesquisa 416 estudantes. A amostra foi composta predominantemente por mulheres (60,9%), com idade média de 25 anos, das quais 73,8% tinham residência fixa no município da faculdade. Sintomas de ansiedade moderada e grave foram verificados em 27,2% e 10,3% dos avaliados, respectivamente. Observaram-se sintomas depressivos moderados em 17,8% dos estudantes. Cerca de 25% da amostra apresentou grau de resiliência baixo ou muito baixo. Resiliência alta (razão de chances [RC] = 0,18 [0,08-0,41]; p < 0,001) e suporte psicológico anterior à pandemia (RC = 0,36 [0,14-0,95]; p = 0,04) foram fatores de proteção; e cursar o ciclo clínico (quinto-oitavo períodos) foi fator de risco independente (RC = 1,95 [1,07-3,55]; p = 0,02) para ansiedade de moderada a grave. Resiliência alta (RC = 0,01 [0,02-0,11]; p < 0,001 e retornar à cidade natal durante a suspensão das aulas (RC = 0,41 [0,18-0,91]; p = 0,02) foram fatores protetores; e cursar o ciclo clínico foi fator de risco independente (RC = 2,74 [1,26-5,93]; p = 0,01) para depressão de moderada a grave. Conclusão: verificou-se uma alta prevalência de sintomas de ansiedade de moderada e grave, bem como de sintomas depressivos moderados. Um alta proporção dos estudantes apresentou grau de resiliência baixo ou muito baixo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Introduction: The occurrence of pandemics, such as Covid-19, leads to a psychosocial disturbance that can break the limits of the population’s coping capacity, generating tensions and anxieties that are expressed in various degrees among those involved. Objective: To analyze the repercussions of the COVID-19 pandemic on the mental health of medical students in the State of Pernambuco. Methods: Cross-sectional analytical study conducted between July and August 2021 with medical students from 11 universities in Pernambuco. The dependent variables analyzed were the scores of anxiety, depression; the independent variables were resilience score, socio-demographic, behavioral characteristics and health conditions. The data were collected through Google Forms. Beck’s Anxiety and Depression Inventories, and Wagnild and Young’s Resilience Scale were applied. The study was approved by the local ethics committee and informed consent was sought and given. The data were analyzed using SPSS 25, considering as significant a p-value < 0,05. Result: 416 participants were included, the majority (60.9%) of the students were women, the average age was 25 years, and 73.8% of them lived in the municipality of their university. Moderate and severe anxiety symptoms were found in 27.2% and 10.3% of the sample, respectively. Moderate depressive symptoms were observed in 17.8% of the students. About 25% of the sample reported a low or very low degree of resilience. High resilience (Odds Ratio [OR] 0.18 [0.08-0.41]; p <0.001) and psychological support prior to the pandemic (OR 0.36 [0.14-0.95]; p = 0 .04) were protective factors and attending the clinical cycle (2nd-3rd year) was an independent risk factor (OR 1.95 [1.07-3.55]; p = 0.02) for moderate to severe anxiety. High resilience (OR 0.01 [0.02-0.11]; p < 0.001 and returning to one’s hometown during the suspension of classes (OR 0.41 [0.18-0.91]; p = 0.02) were protective factors and attending the clinical cycle was an independent risk factor (OR 2.74 [1.26-5.93]; p = 0.01) for moderate to severe depression. Conclusion: We found a high prevalence of moderate and severe anxiety symptoms, as well as moderate depressive symptoms. A high proportion of students demonstrated a low or very low degree of resilience.
  • Ensino da pesquisa científica na graduação médica: há interesse e envolvimento dos estudantes? Artigo Original

    Santos, Felipe da Silva Mota; Carvalho, Sarah Fernandez Coutinho de; Freitas Junior, Luiz Ricardo Cerqueira; Oliveira, Isadora Abreu; Cunha, Claudio Lucas Silva; Avena, Katia de Miranda

    Resumo em Português:

    Resumo: Introdução: O conhecimento sobre pesquisa científica e a compreensão dela são habilidades que devem ser desenvolvidas por todos os profissionais de saúde. Especificamente na Medicina, essas habilidades compõem uma parcela importante da graduação e da educação médica continuada. Considerando que a formação médica possui estreita relação com a compreensão sobre evidências científicas, torna-se relevante analisar o envolvimento dos estudantes de Medicina com as atividades científicas durante o curso. Objetivo: Este estudo teve como objetivos verificar o interesse e o envolvimento em pesquisas científicas entre os estudantes de Medicina por meio da análise do perfil acadêmico e das atividades extracurriculares realizadas, avaliar a produção científica e identificar as motivações e dificuldades enfrentadas. Método: Trata-se de um estudo transversal, realizado com estudantes de Medicina de Salvador, na Bahia, maiores de 18 anos. Aplicou-se, por meio do Microsoft Forms, um questionário virtual, estruturado e anônimo contendo 21 perguntas acerca do perfil acadêmico e das atividades extracurriculares realizadas, além de dados sobre a produção científica e as motivações e dificuldades enfrentadas pelos estudantes. Resultado: Dos 460 estudantes participantes, houve predominância de mulheres (63,3%), com idade de 24,1+6,1 anos, cursando os ciclos básico (45,4%) e clínico (46,7%), que não possuem desejo prévio de trabalhar com pesquisa (54,8%). Dentre os participantes, 54,6% integraram ligas acadêmicas, 31,1% possuem envolvimento com grupos de pesquisa e 29,1% participaram de monitoria. Verificou-se que apenas 33,9% dos estudantes possuem resumos publicados em congressos, 12,2% são coautores de artigos científicos e 7,4% são autores principais. O interesse em trabalhar com pesquisa aumenta durante a graduação (p = 0,010), estando os estudantes motivados para produzir cientificamente (66,1%). A experiência em pesquisa (27,4%) e o interesse genuíno na descoberta científica (20,9%) foram os principais fatores motivadores. Entretanto, 81,1% dos discentes identificaram dificuldades para produzir conteúdo científico e apontaram como empecilhos a orientação inadequada (16,0%) e a falta de tempo (15,5%). Não foi observada relação entre a motivação e a dificuldade para produzir cientificamente e o ciclo acadêmico em curso. Conclusão: Os estudantes de Medicina demonstram interesse e participação em pesquisa científica, entretanto aqueles que, de fato, estão envolvidos com atividades científicas representam a minoria.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Introduction: Knowledge and understanding of scientific research are skills that must be developed by all health professionals. Specifically in Medicine, these skills make up an important part of undergraduate and continuing medical education. Considering that medical training is closely related to the understanding of scientific evidence, it becomes relevant to analyze the involvement of medical students with scientific activities during the course. Objective: This study aimed to investigate the interest and involvement in scientific research among medical students, analyzing the academic profile and the extracurricular activities carried out, in addition to evaluating the scientific production and identifying the motivations and difficulties faced. Method: A cross-sectional study carried out with medical students from Salvador/Bahia, over 18 years of age. A virtual, structured, anonymous questionnaire was applied through Microsoft Forms, containing 21 questions about the academic profile and extracurricular activities carried out, in addition to data on scientific production and the motivations and difficulties faced by students. Result: Of the 460 participating students, there was a predominance of women (63.3%), aged 24.1+6.1 years, attending the basic (45.4%) and clinical (46.7%) cycles, who have no previous desire to work with research (54.8%). Among the participants, 54.6% were part of academic leagues, 31.1% were involved in research groups and 29.1% participated in monitoring. It was found that only 33.9% of students have abstracts published in congresses, 12.2% are co-authors of scientific articles and 7.4% are main authors. Interest in working with research increases during graduation (p = 0.010), with students motivated to produce scientifically (66.1%). Research experience (27.4%) and genuine interest in scientific discovery (20.9%) were the main motivating factors. However, 81.1% of students identify difficulties in producing scientific content, with inadequate guidance (16.0%) and lack of time (15.5%) being the main obstacles. No relationship was observed between motivation and difficulty to produce scientifically and the current academic cycle. Conclusion: Medical students show interest and participation in scientific research, however those who are actually involved in scientific activities represent the minority.
  • Prevalência de comportamento suicida em estudantes de Medicina Artigo Original

    Schlittler, Leandro Xavier de Camargo; Celeri, Eloisa Helena Rubello Valler; Azevedo, Renata Cruz Soares de; Dalgalarrondo, Paulo; Santos Júnior, Amilton dos

    Resumo em Português:

    Resumo: Introdução: Médicos e alunos de Medicina são grupos de risco para o suicídio e comportamento suicida. Comportamentos suicidas abrangem fenômenos que vão desde pensamentos, planejamentos, tentativas e até a morte por suicídio. Sabe-se pouco sobre o comportamento suicida entre estudantes de Medicina brasileiros. Objetivo: Este estudo teve como objetivos avaliar a prevalência de ideação, planejamentos e tentativas suicidas em uma amostra de estudantes de graduação em Medicina do Brasil, e identificar os fatores sociodemográficos, de vida estudantil e de saúde mais associados a esses comportamentos. Método: Participaram do estudo 722 alunos do curso de Medicina da Unicamp, durante os anos de 2017 e 2018, que responderam de forma voluntária e anônima a um questionário amplo, que incluía dados sociodemográficos, de vida acadêmica e de comportamento suicida. A análise estatística foi realizada por meio do teste de qui-quadrado, do teste de Mann-Whitney e da regressão logística múltipla. Adotou-se o nível de significância estatística de 95%. Resultado: As prevalências de pensamentos, planejamento e tentativas de suicídio ao longa da vida foram respectivamente 196 (27,3%), 64 (8,9%) e 26 (3,6%). Nos 30 dias que antecederam a pesquisa, 36 (5%) pensaram seriamente em pôr fim à própria vida, e 11 (1,5%) planejaram concretamente colocar fim a própria vida. Bullying, presença de transtorno mental, procura de assistência em saúde mental na universidade, uso de calmante sem prescrição médica, baixo nível socioeconômico, morar sozinho, religião (ateus, agnósticos e espiritualistas) e grau de religiosidade são os fatores que, conjuntamente, melhor explicam a chance de comportamento suicida. Conclusão: Alunos de Medicina apresentam prevalências importantes de comportamento suicida.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Introduction: Physicians and medical students constitute groups at risk for suicide and suicidal behavior. Suicidal behaviors encompass phenomena ranging from thoughts, planning, and finally death by suicide. Little is known about suicidal behavior among Brazilian medical students. Objective: The aim of this study was to assess the prevalence of suicidal ideation, planning and suicide attempt in a sample of undergraduate medical students in Brazil, as well as to identify the sociodemographic, student life aspects and health factors most often associated with suicidal behavior. Method: A total of 722 medical students at Unicamp, during 2017 and 2018, voluntarily and anonymously answered a broad questionnaire, including sociodemographic data, aspects of academic life and suicidal behavior. A statistical analysis was performed using the chi-square test, Mann-Whitney test, and multivariate logistic regression. A statistical significance level of 95% was adopted. Results: The lifetime prevalence rates of suicidal thoughts, planning and attempts were respectively 196 (27.3%), 64 (8.9%), and 26 (3.6%). In the 30 days prior to the survey, 36 (5%) seriously thought about ending their own lives, and 11 (1.5%) concretely planned to end their own lives. Bullying, presence of mental disorder, seeking mental health care at the university, use of sedatives without a prescription, low socioeconomic level, living alone, religion (atheists, agnostics and spiritualists) and degree of religiousness are the factors that, together, best explain the chance of suicidal behavior. Conclusion: Medical students show important prevalence rates of suicidal behavior.
  • As percepções de estudantes de Farmácia e de Medicina sobre o desenvolvimento de competências clínicas Artigo Original

    Souza, Letícia Guedes Morais Gonzaga de; Lulio, Isadora; Escala, Lucas Ferreira; Mendonça, Simone de Araújo Medina; Silvestre, Carina Carvalho

    Resumo em Português:

    Resumo: Introdução: A atuação ativa do profissional médico em conjunto com o farmacêutico pode auxiliar na garantia de uma efetiva, segura e conveniente farmacoterapia. Para que esses profissionais atuem de maneira colaborativa, é necessário que, durante o processo formativo, os estudantes de Farmácia e Medicina desenvolvam competências clínicas para assegurar um serviço clínico de qualidade, com respeito pela atuação e adequada convivência com outros profissionais. Objetivo: Este estudo teve como objetivos descrever a autoavaliação dos discentes de Medicina e Farmácia em relação às suas competências clínicas, compreendendo suas diferenças e similaridades, e avaliar o desenvolvimento destas durante a graduação. Método: Trata-se de um estudo educacional realizado de maneira remota entre agosto de 2020 e agosto de 2021. Os participantes eram discentes de Farmácia e Medicina de uma instituição pública de ensino. Realizaram-se entrevistas individuais, e aplicaram-se instrumentos de autoavaliação de competências clínicas. Resultado: Participaram da pesquisa 39 discentes: 18 (46,2%) de Farmácia e 21 (53,8%) de Medicina. Os estudantes de Farmácia avaliaram-se positivamente quanto às atividades relacionadas às competências clínicas, salvo a implementação de um plano de cuidado e a identificação de pacientes em risco de doenças prevalentes. Quanto ao currículo, o curso avaliado possui três disciplinas que abordam o desenvolvimento de competências clínicas. Dessas, os discentes relataram ter desenvolvido conhecimento científico, atualização do conhecimento científico e comunicação efetiva. Os estudantes de Medicina avaliaram-se positivamente em relação às suas competências clínicas, com exceção daquelas relacionadas ao diagnostico diferencial, à discussão com equipe de saúde e à identificação de falhas no sistema de saúde. O currículo do curso apresenta 11 disciplinas voltadas para o cuidado, e os alunos associaram disciplinas de cunhos sociais ao cuidado centrado na pessoa. As competências desenvolvidas destacadas foram empatia, compaixão, integridade e respeito, comunicação efetiva e anamnese, e obtenção de informações socioculturais. Ademais, os estudantes de ambos os cursos relataram contato escasso com outros profissionais de saúde. Conclusão: Os discentes avaliados apresentam diversas inseguranças, principalmente relacionadas às habilidades clínicas que exigem prática. Apesar disso, os estudantes de Medicina demonstraram maior apreensão de soft skills, o que pode facilitar a criação de vínculos com os pacientes e resultar na qualidade do cuidado.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Introduction: The active role of the medical professional together with the pharmacist can help to guarantee an effective, safe, and convenient pharmacotherapy. For these professionals to work collaboratively, it is necessary that, during the training process, Pharmacy and Medicine students develop skills to ensure a quality clinical service, with respect for their performance and adequate coexistence with other professionals. Objective: This study aimed to describe a self-assessment of the Medicine and Pharmacy records in relation to their technical skills, their differences and similarities, as well as to assess their development during a program. Method: Educational study carried out remotely between August 2020 and August 2021. The participants were Pharmacy and Medicine students from a public teaching institution. Individual interviews were carried out and instruments for self-assessment of clinical competences were applied. Result: A total of 39 students participated in the research: 18 (46.2%) from Pharmacy and 21 (53.8%) from Medicine. Pharmacy students evaluated themselves positively regarding activities related to clinical competences, except for the implementation of a care plan and the identification of patients at risk of prevalent diseases. As for the curriculum, the evaluated course has three subjects that address the development of clinical competences. Of these, the students reported having developed scientific knowledge, updated scientific knowledge and effective communication. Medical students evaluated themselves positively in relation to their clinical competences, apart from those related to differential diagnosis, discussion with the health team and identification of failures in the health system. The course curriculum features 11 disciplines focused on care, and the students’ associated disciplines of a social nature with person-centered care. The most outstanding skills developed were empathy, compassion, integrity and respect, effective communication and anamnesis and obtaining sociocultural information. In addition, students from both courses reported little contact with other health professionals. Conclusion: The evaluated students have several insecurities, mainly related to clinical skills that require practice. Despite this, medical students showed greater apprehension of soft skills, which can facilitate the creation of bonds with patients and result in the quality of care.
  • Dispositivo com câmera para treinamento de intubação orotraqueal: possibilidade de ensino médico em período pandêmico Artigo Original

    Cazanti, Renato Fernando; Fontes, Carlos Edmundo Rodrigues; Petta, Bruno Filipe Viotto

    Resumo em Português:

    Resumo: Introdução: A intubação orotraqueal é um procedimento importante no manejo da via aérea, principalmente quando realizada em situações de emergência. A videolaringoscopia é um artificio que facilita a visualização da glote ao auxiliar a intubação. Objetivo: Este estudo teve como objeto acoplar uma câmera de vídeo a um laringoscópio convencional do tipo Macintosh para possibilitar e orientar o treinamento da intubação orotraqueal. Método: O uso de uma câmera acoplada a um laringoscópio convencional permite a visibilização direta e indireta da glote. As imagens da câmera podem ser transmitidas por wi-fi e compartilhadas para dispositivos e plataformas eletrônicos, visando ao ensino presencial ou remoto da intubação orotraqueal. Resultado: A utilização do dispositivo artesanal como método de ensino de intubação orotraqueal permite ao docente ensinar a teoria do procedimento e orientar e corrigir a execução realizada pelo acadêmico. Esse feedback no treinamento prático pode ser realizado presencialmente ou por via remota. Conclusão: O uso do dispositivo artesanal de videolaringoscopia no ensino médico é uma ferramenta de baixo custo para aperfeiçoar o treinamento de intubação orotraqueal convencional.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Introduction: The orotracheal intubation is an important procedure in airway management, especially when performed in emergency situations. Video-laryngoscopy is an artifice that facilitates visualization of the glottis, aiding intubation. Objective: This study aimed to attach a video camera to a conventional Macintosh-type laryngoscope to enable and train intubation or otracheal training. Method: The use of a camera coupled to a conventional laryngoscope allows direct and indirect visualization of the glottis. Camera images can be transmitted over wi-fi and shared to electronic devices and platforms, aiming at teaching in person or remotely about orotracheal intubation. Result: The use of the device as a method of teaching intubation or otracheal, allows teaching to teach the theory of procedure and training the execution performed by the artisanal method. This feedback in the practical training of orotracheal intubation in mannequins can be performed in person or remotely. Conclusion: The use of handcrafted video laryngoscopy device in medical education is a low-cost tool to improve conventional orotracheal intubation training.
  • Violência sexual contra mulheres estudantes em escolas médicas Artigo Original

    Leal, Iracynetta Passos de Sousa; Moura, Laisa Stheffany da Cruz Silva; Souza, Suyene Maria Lima de; Madeiro, Alberto; Rufino, Andréa Cronemberger

    Resumo em Português:

    Resumo: Introdução: No mundo todo, a violência sexual é um evento prevalente contra mulheres estudantes de Medicina. A exposição ao toque, o contato físico e as incitações sexuais inoportunas podem ocorrer em vários ambientes da educação e da prática médica. Objetivo: Este estudo teve como objetivo analisar a violência sexual contra mulheres estudantes em escolas médicas. Método: Trata-se de estudo transversal realizado com 211 alunas de oito escolas médicas do Piauí, entrevistadas entre maio e novembro de 2021. Utilizou-se questionário on-line com perguntas sobre características sociodemográficas, informações da instituição e do curso, e aspectos relacionados à violência sexual no âmbito universitário. Realizou-se análise multivariada por regressão logística múltipla, com cálculo de odds ratios ajustadas (ORaj) e intervalos de confiança de 95% (IC95%). Resultado: Mais da metade (55%) das estudantes relatou algum tipo de violência sexual durante o curso de Medicina, mais frequentemente como evento único (69,3%). Comentários sexistas ou sexualmente degradantes (87,8%), ocorridos em ambientes de prática (55,3%), no primeiro e segundo anos do curso (65,8%) e em disciplinas do ciclo básico (63,0%) foram mais frequentes. O perfil majoritário dos agressores é representado por homens (99,0%), com mais de 40 anos (60,4%) e professores (59,3%). A violência sexual resultou em sofrimento emocional (47,3%) e queda da produtividade/qualidade do estudo (25%), porém a maioria não realizou denúncia (92,9%). Houve maior chance de violência sexual contra estudantes que se autodeclararam bissexuais (ORaj =3,87; IC95% 1,20-12,48) e de instituições de ensino públicas (ORaj = 3,12; IC95% 1,67-5,82). Conclusão: A prevalência de violência sexual durante o ensino médico foi elevada, revelada principalmente sob a forma de assédio sexual. Orientação sexual e características da instituição de ensino se associaram com a violência sexual. Os achados estimulam ações para prevenir e mitigar essa grave questão durante o ensino médico.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Introduction: Sexual violence is a prevalent event against female medical students around the world. Exposure to touch, physical contact, and unwelcome sexual incitements can occur in a variety of educational and medical practice settings. Objective: To analyze sexual violence against female students in medical schools. Method: Cross-sectional study with 211 students from 8 medical schools in Piauí, interviewed between May and November 2021. An online questionnaire was used with questions about sociodemographic characteristics, information about the institution and the course, and aspects related to sexual violence at the university level. Multivariate analysis was performed using multiple logistic regression, with calculation of adjusted odds ratios (AOR) and 95% confidence intervals (95%CI). Result: More than half (55.0%) of the students reported some type of sexual violence during the medical course, more often as a single event (69.3%). Sexist or sexually degrading comments (87.8%), occurring in practice environments (55.3%), in the 1st and 2nd years of the course (65.8%) and in basic cycle subjects (63.0%) were more frequently. The profile of the majority of aggressors is represented by men (99.0%), over 40 years old (60.4%) and teachers (59.3%). Sexual violence resulted in emotional distress (47.3%) and reduced productivity/quality of study (25%), but the majority failed to report it (92.9%). There was a greater chance of sexual violence against students who self-reported as bisexual (AOR=3.87; 95%CI 1.20-12.48) and at public educational institutions (AOR=3.12; 95%CI 1.67-5.82). Conclusion: The prevalence of sexual violence during medical education was high, mainly revealed in the form of sexual harassment. Sexual orientation and educational institution characteristics were associated with sexual violence. The findings stimulate actions to prevent and mitigate this serious issue during medical education.
  • Worked example como método de ensino da ausculta cardíaca pediátrica para estudantes de Medicina Artigo Original

    Soares, Laís Munhoz; Ibiapina, Cássio da Cunha

    Resumo em Português:

    Resumo: Introdução: A performance e a acurácia da ausculta cardíaca de médicos recém-formados estão aquém do esperado, o que resulta em excesso de encaminhamentos para o cardiologista, solicitação de exames desnecessários e atraso diagnóstico. O desenvolvimento de metodologias de ensino eficazes é necessário para melhorar a ausculta cardíaca e a capacidade diagnóstica dos médicos recém-graduados. Objetivo: Este estudo teve como objetivo verificar a eficácia do uso da metodologia do worked example, comparada ao ensino tradicional de aulas expositivas da semiologia do aparelho cardiovascular. Método: Participaram do estudo 56 alunos do quarto ano da Universidade Federal de Minas Gerais. Trata-se de um estudo experimental que comparou a eficácia do modelo de ensino baseado na metodologia do worked example com a metodologia tradicional de aula expositiva sobre ausculta cardíaca pediátrica. Os alunos foram randomizados em grupo experimental e grupo de controle, e avaliados em fases distintas - pré-teste, pós-teste imediato e pós-teste tardio. Resultado: A partir da Análise de Variância de Medidas Repetidas, houve efeito significativo em ambos os métodos de treinamento quando se considerou a fase do estudo (p < 0,001). Os dois grupos obtiveram desempenhos semelhantes independentemente do método de treinamento (p = 0,863). Conclusão: A metodologia ativa conhecida como worked example pode ser tão eficaz quanto uma metodologia tradicional no ensino e aprendizagem da ausculta cardíaca pediátrica.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Introduction: The cardiac auscultation performance of newly graduated physicians is below expectations, which results in excessive referrals to cardiologists, requests for unnecessary tests and delays in diagnosis. The development of effective teaching methodologies is necessary to improve cardiac auscultation and the diagnostic capacity of newly graduated physicians. Methods: 56 students from the 4th year of Federal University of Minas Gerais, Brazil, participated in an experimental study to compare the effectiveness of the pedagogical model based on the worked example methodology when compared to the traditional methodology of lectures on pediatric cardiac auscultation. The students were randomized into an experimental group and a control group and evaluated in different phases - pre-test, immediate post-test and later post-test. Results: From the Analysis of Variance of Repeated Measures, there was a significant effect observed in both training methods when considering the study phase (p < 0.001). Both groups obtained similar performances regardless of the training method (p = 0.863). Conclusion: This study suggests that an active methodology can be as effective as a traditional methodology in teaching and learning Pediatric Cardiac Auscultation.
  • A formação de estudantes de Medicina para o cuidado destinado à saúde de pessoas LGBTI+ Artigo Original

    Medeiros, Eduardo Silveira; Oliveira Junior, João Batista de; Leiria, Maikon; Moretti-Pires, Rodrigo Otávio; Mello, Mônica Machado Cunha e

    Resumo em Português:

    Resumo: Introdução: A Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (PNSILGBT) é formada por um agrupamento de diretrizes e planos, sendo um eixo importante para formação dos profissionais de saúde, por meio de ações e estratégias específicas, para minimizar os efeitos da discriminação de gênero e sexualidade de uma população historicamente marginalizada. Na literatura, encontram-se estudos que evidenciam a falta de carga horária específica para gênero e sexualidade, a falta de transversalidade da temática LGBTI+ ou ainda a ausência da abordagem de aspectos socioeconômicos, políticos e raciais da saúde LGBTI+ dentro dos currículos de Medicina no Brasil e no mundo. Objetivo: Este estudo teve como objetivo comparar a percepção entre discentes assumidamente LGBTI+ e discentes heterossexuais no que concerne à formação dos médicos sobre a saúde de minorias sexuais e de gênero. Método: Trata-se de um estudo qualitativo, em profundidade, com análise de discurso de grupos focais, um com alunos LGBTI+ e outro com alunos não LGBTI+, em que se aplicou um questionário semiestruturado com base na análise de práticas discursivas de Spink. Resultado: A análise dos grupos identificou como questões mais pertinentes: pouca carga horária programática; falta de transversalidade; abordagem do tema com olhar pejorativo e preconceituoso; associação da população LGBTI+ com doenças infectocontagiosas ou psiquiátricas; ausência de abordagem dos aspectos socioeconômicos, culturais e raciais da temática; e atenção primária à saúde como espaço de maior abertura para discussões sobre gênero e sexualidade; Conclusão: Há uma percepção, em ambos os grupos, de que o ensino de saúde LGBTI+ é insuficiente e há um despreparo dos alunos para a abordagem da temática de gênero e sexualidade, o que gera impacto direto na assistência em saúde dessa população. Além disso, são necessários mais estudos sobre educação médica em saúde LGBTI+.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Introduction: Brazil national public policy for the comprehensive healthcare of the LGBTi+ population consists of several guidelines and plans that include the training of health professionals. Through actions and strategies, it aims to minimize the effects of gender and sexuality discrimination on this historically marginalized population. Studies were found that show a lack of specific hours for gender and sexuality, a lack of transversality of the LGBTI+ topic and a lack of addressing the socioeconomic, political and racial aspects of LGBTI+ health in the curricula of Faculties of Medicine in Brazil and in the world. Objective: To compare the perception between admittedly LGBTI+ students and heterosexual students regarding the training of medical students on the health of sexual and gender minorities. Methodology: An in-depth qualitative study was carried out through two focus groups: one with LGBTI+ students and the other with non-LGBTI+ students. In addition, a semi-structured questionnaire was also applied. The analysis was made through the analysis of Spink’s Discursive Practices. Result: Current problems were identified: low number of programmatic hours on the topic; lack of transversality; addressing the topic through a pejorative and prejudiced look; association of LGBTI+ people with infectious or psychiatric diseases; lack of addressing socioeconomic, cultural and racial aspects; Primary Care as a space of greater openness to fight against the cisheteronormative hegemony; Conclusion: LGBTI+ health education is still insufficient, as students feel unprepared to address the issue of gender and sexuality, which directly impacts the healthcare of this population. Additionally, further studies on medical education in LGBTI+ health are needed.
  • Intervenções terapêuticas com cavalos: uma ferramenta para o bem-estar dos estudantes? Artigo Original

    Evangelista, Eddy Keller Cesar; Cesario, Raquel Rangel

    Resumo em Português:

    Resumo: Introdução: A literatura sobre educação médica vem mostrando que os alunos de Medicina vivenciam dificuldades quanto à sobrecarga de atividades e tarefas, culminando com estresse e depressão, muitas vezes associados aos desafios trazidos pelo modelo pedagógico da Aprendizagem Baseada em Problemas. Objetivo: Este estudo teve como objetivo relatar os resultados de duas intervenções terapêuticas desenvolvidas com estudantes, tendo como foco situações-problema enfrentadas no curso de Medicina e como finalidade a promoção do bem-estar. Método: Trata-se de pesquisa de natureza qualitativa e exploratória. Criou-se um cenário para vivências psicodramáticas com cavalos. A amostra foi composta por duas discentes de Medicina, que atenderam ao critério de inclusão “participar do Centro Acadêmico”. As alunas atuaram como protagonistas-pacientes-participantes. As intervenções com cada participante foram individuais e agiram nos níveis intrapsíquico e sistêmico, considerando aqui o sistema educação médica. Além da dramatização em si no palco-arena, ocorreram entrevistas semidirigidas abertas, à guisa de aquecimento e compartilhamento dos resultados, no dia da intervenção e seis meses após. Resultado: As protagonistas-pacientes-participantes, provenientes de dois cursos diferentes, ambos com currículo organizado em Aprendizagem Baseada em Problemas, cursavam o sexto e oitavo semestres do curso. Os “dramas-sofrimento em relação ao curso” escolhidos para serem trabalhados foram “competição na tutoria” e “sobrecarga”. A dramatização trouxe à tona tomada de consciência do seu protagonismo em relação ao problema e da possibilidade de aquisição de novas respostas espontâneo-criativas, o que foi verificado seis meses após, por meio do relato das protagonistas-pacientes-participantes. O trabalho terapêutico realizado proporcionou às discentes melhora no bem-estar e melhor desempenho nas atividades estudantis, pessoais e sociais, de modo a prepará-las a ser as profissionais mais humanizadas que o SUS busca. Conclusão: Os resultados sugerem que o uso das “intervenções terapêuticas com cavalos” pode auxiliar as escolas médicas no cumprimento das DCN, pela via da promoção da saúde dos discentes de Medicina.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Introduction: The literature on medical education has been revealing that medical students experience difficulties with the overload of activities and tasks, culminating in stress and depression, often associated with the challenges brought by the Problem-Based Learning pedagogical model. Objective: to report the results of two therapeutic interventions developed with students, focusing on problem situations faced in the medical course and with the purpose of promoting well-being. Method: Qualitative and exploratory research. A scenario was created for psychodramatic experiences with horses. The convenience sample consisted of two medical students, who met the inclusion criterion ‘participate in the Academic Center’ of the course. They acted as protagonist-patient-participants. The interventions with each participant were individual, and acted at the intrapsychic and systemic levels, considering here the medical education system. Besides the dramatization itself on the stage-arena, there were open semi-structured interviews, as a warm-up and sharing of results, on the day of the intervention and six months later. Results: The protagonist-patient-participants are female, from two different universities which both offer a curriculum centered on Problem-Based Learning, and were in the 6th and 8th semesters of the course. The ‘suffering-dramas in relation to the course’ chosen by each protagonist-patient-participant were ‘tutoring competition’ and ‘overload’. The dramatization was effective in promoting awareness of its protagonism in relation to the problem and the possibility of acquiring new spontaneous-creative responses, which was verified six months later, in the protagonist-patient-participants’ report. The therapeutic work promoted improved student well-being and performance in academic, personal and social activities, preparing the students to be the most humanized professionals, as sought by the SUS. Conclusion: The results suggest that the use of “Therapeutic Intervention with Horses” can help medical schools to comply with National Curriculum Guidelines, through health promotion among medicine students.
  • A linha tênue entre a promoção da saúde e a reprodução de discursos gordofóbicos pelos médicos Revisão

    Atari, Najuah Sael Basheer; Peixoto, Gabriela de Queiroz; Soriani, Eduarda Polônio; Oliveira, Juliana Pacanaro de; Rossasi, Maiana Bodaneze; Maia, Liete Antosz Lopes

    Resumo em Português:

    Resumo: Introdução: O controle do peso corporal é fundamental para o tratamento e a prevenção das principais comorbidades no mundo, tais como hipertensão, dislipidemia e obesidade. Entretanto, as orientações médicas referentes à perda de peso, muitas vezes, não são baseadas em evidências ou comunicadas de maneira clara, e também não consideram as condições psicológicas e sociais dos pacientes, como ditam os valores da promoção da saúde, mas são abordadas de maneira preconceituosa e rasa. Este estudo busca responder à seguinte questão: “A maneira como os médicos lidam com a obesidade dos seus pacientes é uma forma de promover saúde ou de propagar ainda mais desfechos clínicos desfavoráveis nessa população?”. Objetivo: Este estudo teve como objetivo revisar a literatura no que concerne à gordofobia médica e aos seus impactos para o paciente. Método: Trata-se de uma revisão de literatura integrativa, realizada em janeiro de 2022. A busca de dados se deu a partir do ano de 2007 até janeiro de 2022. Usaram-se as seguintes bases de dados: SciELO, Lilacs e PubMed. Utilizaram-se, na busca de artigos, os seguintes descritores: obesity, overweight, social stigma, social discrimination, bullying, fatphobia, weight bias, medication adherence, therapeutic alliance, health professionals, binge-eating disorder. Resultado: Os 16 artigos selecionados foram classificados segundo tipo de estudo, ano, local, público-alvo e resultados, e, em seguida, analisados de maneira crítica. Conclusão: Embora seja crucial os médicos alertarem seus pacientes sobre perda de peso, essas orientações, quando feitas de maneira preconceituosa, grosseira e sem metas bem definidas, fazem com que o paciente se desinteresse em cuidar da própria saúde ou ainda procure perder peso sem apoio profissional. Logo, em vez de combater a obesidade, o atual manejo é responsável por agravá-la e, inclusive, desenvolver outras comorbidades, como a depressão.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Introduction: Body weight control is essential for the treatment and prevention of the main comorbidities in the world, such as hypertension, dyslipidemia and obesity. However, medical guidelines regarding weight loss are often not evidence-based or clearly communicated, and they also do not take into account the psychological and social conditions of patients, as dictated by the values of health promotion, but rather, approached in a prejudiced and shallow way. This study seeks to answer the following question: Is the manner physicians deal with their patients’ obesity a way of promoting health or of propagating even more unfavorable clinical outcomes in this population? Objective: This study aimed to review the literature regarding medical fatphobia and its impacts on the patient. Method: This is an integrative literature review, carried out in January 2022. The data search took place from the year 2007 to January 2022. The following databases were used: SciELO, Lilacs and PubMed. The following descriptors were used in the search for articles: Obesity, Overweight, Social Stigma, Social Discrimination, Bullying, Fatphobia, Weight Bias, Medication Adherence, Therapeutic Alliance, Health Professionals, Binge-Eating Disorder. Result: The 16 selected articles were classified according to type of study, year, place, target audience and results, and then critically analyzed. Conclusion: Although it is crucial for doctors to warn their patients about weight loss, these guidelines, when made in a prejudiced, rude way and without well-defined goals, make them not interested in taking care of their own health, or even trying to lose weight without professional support. Therefore, instead of fighting obesity, its current management is responsible for aggravating it and even developing other comorbidities, such as depression.
  • Experiência de reforma curricular com participação da comunidade acadêmica e ensino baseado em competências Relato De Experiência

    Munhoz, Gabriel Simões; Klautau, Giselle Burlamaqui; Cury, Adriano Namo

    Resumo em Português:

    Resumo: Introdução: Repensar os processos de ensino-aprendizagem é tarefa contínua dentro da escola médica, devendo haver aplicação das melhores evidências. Embora as necessidades de mudanças sejam amplamente conhecidas, os meios para realizá-las não o são. Por isso, este relato objetiva descrever a metodologia utilizada por uma faculdade tradicional do ensino em medicina durante seu processo de reforma curricular, o qual contou com a participação ativa da comunidade acadêmica. Relato de experiência: Para a reforma da matriz, foi nomeada uma comissão composta por alunos, docentes e funcionários. Seguindo os princípios do Design Thinking, organizaram-se os conhecimentos prévios e estruturaram-se os processos de escuta dos diferentes sujeitos. Optou-se por desenvolver uma matriz baseada em competências, com disciplinas integradas horizontalmente e priorização de atividades práticas, de modo a permitir uma redução da carga horária global do curso. As reformas implementadas exigiram alterações institucionais complexas para além da matriz, como a mudança da cultura avaliativa, a implementação do portfólio e outras questões de currículo oculto. Discussão: Superou-se o desafio de criar processos flexíveis e sustentáveis porque a comunidade foi capacitada para colaborar na gestão do ensino. Para além de coordenadores e diretores, todos os agentes do processo de aprendizagem devem ser reunidos de forma horizontal com participação ativa na proposição de mudanças. Barreiras e distanciamentos em relação à literatura podem ser enfrentados, devendo-se admitir as limitações para preservar identidades próprias e garantir projetos viáveis. Conclusão: A formação de profissionais competentes é o objetivo dos currículos em medicina, que devem ser revistos continuamente. A reforma descrita permitiu o fortalecimento de vínculos com a comunidade, entregando um projeto representativo e adequado à realidade específica.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Introduction: Rethinking the teaching-learning process is a continuous task in medical training, with the constant requirement of applying the best evidence. Although the needs for change are widely known, the means to carry them out are not. Therefore, this report aims to describe the methodology used by a traditional medical school during its curricular reform process, which had the active participation of the academic community. Experience: A committee for curricular reform was appointed, including students, academic and professional staff. Following the principles of Design Thinking, prior knowledge was organized and listening processes were structured. A competency-based matrix was developed, with horizontally integrated disciplines and prioritization of practical activities, allowing for reduced total class hours of the course. The implemented reforms required complex institutional changes beyond the matrix, such as changing the evaluative culture and the implementation of the portfolio, in addition to other hidden curricular issues. Discussion: The challenge of creating flexible and sustainable processes seems to be overcome by empowering the community to collaborate with the educational management. In addition to coordinators and directors, all agents of the learning process must be brought together horizontally with active participation in proposing changes. Barriers and distances in relation to literature can be faced, and limitations must be admitted in order to preserve appropriate identities and guarantee viable projects. Conclusion: Training competent professionals is the goal of curricula, which must be continually reviewed. The reform described allowed for the strengthening of ties between the community, delivering a representative project that was adequate to the specific reality.
  • Tecnologia digital como instrumento de saúde em uma comunidade indígena no Vale de São Francisco Relato De Experiência

    Nicacio, Jandir Mendonça; Gomes, Orlando Vieira; Pereira, Vanessa Cardoso; Franca, Rafael Freitas de Oliveira; Carmo, Rodrigo Feliciano do; Souza, Carlos Dornels Freire de; Khouri, Ricardo; Torres, Felipe Guimarães; Armstrong, Anderson da Costa

    Resumo em Português:

    Resumo: Introdução: As comunidades tradicionais são grupos de indivíduos socialmente organizados que partilham comportamentos econômicos, socioambientais e culturais comuns. Entre elas, destacam-se as comunidades indígenas no Brasil, que vêm sofrendo o impacto da urbanização, do crescimento de doenças crônicas e epidemias e do aumento da insegurança alimentar. Relato de experiência: Este estudo teve como objetivo descrever as experiências da equipe de saúde, quanto ao uso de uma ferramenta de gestão de dados na assistência, em uma comunidade indígena no Nordeste brasileiro. Trata-se de um relato de experiência do uso de uma ferramenta digital nas ações assistenciais em uma comunidade tradicional. A equipe de saúde foi dividida em dois grupos: agentes comunitários de saúde e estudantes de Medicina. Discussão: A descrição das experiências e a análise das narrativas resultaram na identificação de 258 citações, que foram classificadas em 12 categorias, relacionadas ao objeto de estudo. Dentre estas, as questões ligadas aos benefícios da ferramenta foram as mais mencionadas (43,41%), em que os subgrupos abordaram diferentes reflexões. A segunda categoria mais citada se referia às limitações da ferramenta (15,11%), sendo a necessidade do sinal de internet o ponto crítico. Ou seja, esta pesquisa mostra vantagens da ferramenta na atenção à saúde, mas também explicita fragilidades inerentes ao seu uso, de modo a trazer questões importantes dessa vivência e estimular práticas semelhantes. Conclusão: Esse relato de experiência, como método científico, traz importantes questões vivenciadas, relacionadas à aplicabilidade prática de uma ferramenta digital em uma comunidade indígena. Apesar de ser inegável que há pontos de fragilidade evidentes, eles não comprometeram o resultado afirmativo da vivência, melhorando a assistência.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Introduction: Traditional communities are groups of socially organized individuals with common economic, socio-environmental, and cultural behaviors. Brazil’s indigenous communities are a prime example of these groups, suffering the impact of urbanization, the growth of chronic diseases, epidemics, and increased food insecurity. Experience report: To describe the health team’s experiences in the use of a data management tool for care in an indigenous community in northeastern Brazil. Methodology: This is an experience report on the use of a digital tool to assist actions in a traditional community. The health team was divided into community health agents and medical students. Discussion: The description of the experiences and analysis of the narratives resulted in identifying 258 citations, classified into 12 categories related to the study scope. Of these, issues related to benefits of the tool were the most commonly mentioned (43.41%), where the subgroups addressed different reflections. The second most cited category referred to the tool’s limitations (15.11%), with the need for an internet connection being the critical point. This research, therefore, shows the tool’s advantages in health care but also explains weaknesses inherent to its use, raising important issues of this experience and stimulating similar practices. Conclusion: This experience report, as a scientific method, addresses essential experienced issues related to the practical applicability of a digital tool in an indigenous community. Although it is undeniable that there are obvious points of weakness, these did not compromise the positive result of the experience, and care was improved.
  • Análise de lacunas e perspectivas sobre programas de doação de corpos: relato de experiência no Brasil Relato De Experiência

    Lucas, Bárbara de Lima; Rocha, Andréa Oxley da

    Resumo em Português:

    Resumo: Introdução: As recomendações internacionais reforçam o estímulo à prática da doação voluntária para a disponibilidade de corpos destinados à formação de profissionais de saúde, substituindo o sistema de corpos não reclamados nas instituições de ensino superior (IES). Relato de experiência: Este trabalho reuniu informações sobre programas de doação de corpos (PDC) brasileiros, analisou lacunas e fatores impeditivos à doação do corpo, e propôs estratégias para ampliar as informações sobre o cadastro de participantes em PDC e a efetivação da doação. Discussão: No Brasil existem 39 PDC em funcionamento - seis no Nordeste, quatro no Centro-Oeste, um no Norte, 11 no Sul e 17 no Sudeste - e duas comissões de distribuição de corpos para ensino. O cadastro como participante no PDC pode agilizar as providências documentais, mas não garante a doação na ocasião da morte. No geral, as IES recebem o corpo doado e a documentação necessária. Quando o óbito acontece no município da IES, é possível ter o translado do corpo providenciado por parcerias com funerárias e prefeitura. Conclusão: Embora a legislação tenha regulamentado desde 2002 a doação do próprio corpo em vida, é necessária a implementação de campanhas de esclarecimento à população geral sobre essa possibilidade, além de mecanismos que possam promover a celeridade nos prazos de para obtenção das documentações com a finalidade de doação de corpo para fins científicos, a isenção das taxas cartoriais e a viabilização do translado do corpo doado por carro de funerária das prefeituras, sem custo. O apoio da IES por meio do cadastro do PDC como atividade de extensão universitária colabora para assegurar aspectos éticos relacionados à participação dos doadores no programa em vida, no que se refere ao tratamento com respeito e dignidade dos doadores e de suas famílias.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Introduction: International recommendations reinforce the practice of voluntary donation for providing bodies for the training of health professionals, replacing the system of unclaimed bodies in medical courses (MC). Experience report: This work gathered information on Brazilian body donation programs (BDP), analyzed gaps and difficulties to the effectiveness of body donation, and proposed strategies to expand the information offered on the registration of participants in BDP and the effectiveness of the donation. Discussion: In Brazil, there are 39 BDP - six in the Northeast, four in the Midwest, one in the North, 11 in the South, and 17 in the Southeast - and two committees for body donation. Documents may be easily available through registration during life as a participant in the BDP, but it does not guarantee donation. In general, Brazilian’s institutions receive the donated body along with the documentation. When the death occurs in the same city of the institution, it is possible to have the transfer of the body provided by partnerships with funeral services and the city hall. There is no fee to be paid or received either for registration during life or for donation after death. Conclusion: Although the legislation has regulated the donation of body in life since 2002, it is necessary to implement campaigns to inform about the donation, in addition to mechanisms that can promote speed in the deadlines for obtaining documentation for the purpose of donating body for scientific purposes, the exemption of notary fees and the possibility of transporting the body donated with no fees by funeral home of municipal governments. The MC support through the registration of the PDC as an extension activity collaborates to ensure ethical aspects related to the participation of donors in the living program, with regard to the treatment with respect and dignity of donors and their families.
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