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Revista Brasileira de Educação Médica, Volume: 23, Número: 1, Publicado: 1999
  • Nota do Editor Editorial

    Rego, Sergio
  • AVALIANDO A AVALIAÇÃO Editorial

    Moretto, Renato; Mansur, Odila Carvalho
  • Avaliação do Ensino de Medicina na Universidade Federal de São Paulo Artigo Original

    Borges, Durval Rosa; Stella, Regina C. R.

    Resumo em Português:

    Resumo: O ensino de Medicina na Unifesp vem sendo reformulado, com a implantação em 1997 de nova estrutura curricular (Currículo Nuclear). Aspecto fundamental da reformulação é o desenvolvimento de sistemática de avaliação, coerente com a mudança realizada. Três parâmetros vêm sendo utilizados para avaliação do aprendizado: pontuação obtida pelo aluno durante o curso, desempenho do formado na prova de seleção à Residência Médica e o Teste do Progresso. Durante o curso, os alunos vão acumulando pontos, de acordo com notas e conceitos obtidos em atividades teóricas e práticas. A prova de acesso à Residência não é obrigatória, mas todos os formados pela Unifesp dela participam; pode ser considerada uma avaliação final de curso. O Teste do Progresso é um teste de suficiência e consiste na aplicação de uma mesma prova, simultaneamente, a alunos das seis séries do curso. A análise de quatro turmas (377 alunos graduados no período 1994-1997) mostrou significativa relação (p < 0,0001) entre a pontuação obtida durante os seis anos do curso e o desempenho no exame de acesso à Residência Médica. Em 1998, o Teste do Progresso, em sua terceira aplicação, revelou-se instrumento capaz de discriminar as 5a e 6a séries (Internato) das demais.

    Resumo em Inglês:

    Summary In 1997 the Universidade Federal de São Paulo modified its medical curriculum with the introduction of a Core Curriculum. The reform was accompanied by an evaluation program that used three parameters: the punctuation achieved by the student both at the end of six years's course and at the access exam to the Residency Program, and also the Progress Test. Analysis of four graduated cohorts (1994-1997) showed a significant correlation (p < 0.0001) between both punctuation scores. The Progress Test on its third edition (1998), proved to be an useful instrument, capable to discriminate the internship (5th and 6th years) from the previous ones.
  • Estratégias de Aprendizagem em Alunos de Medicina: Pré-Teste Artigo Original

    Peixoto, Maurício Abreu Pinto; Silva, Rosana N. M. Bittencourt

    Resumo em Português:

    Resumo: Estudou-se uma amostra de 78 alunos de vários cursos da área da saúde, em diferentes fases de formação, em relação a seus hábitos de estudo, utilizando-se questionário com perguntas abertas e fechadas. Da análise, com referencial teórico cognitivista, depreendeu­se que: a) os resultados referendam tendências identificadas em estudo piloto anterior; validando a maior parte das questões ali propostas; b) o livro é considerado recurso ideal para aperfeiçoar o conhecimento e melhorar o desempenho profissional; c) o conhecimento é usado com altruísmo, em detrimento de vaidades pessoais; d) estudar para fazer provas é tarefa diferente do aprender, este dirigido à obtenção do conhecimento; e) o internato do curso de Medicina é vivenciado como um marco cognitivo de profunda crise conceitual; f) o desconhecimento de estratégias de aprendizagem gera nos alunos insegurança quanto à propriedade de suas ações cognitivas

    Resumo em Inglês:

    Summary Study and Iearning habits were studied in 78 students of different periods and health courses. Data were collected by an open and closed answered questionnaire, and analyzed upon a predominantly cognitive theoretical frame. lts main conclusions are: a) Results support previously identified trends, and validate most of previous questions; b) textbook is preferred as learning tool when increasing knowledge and serious professional training is desired; e) knowledge is viewed as altruistic; d) studying to do tests is viewed as qualitatively different from learning, which is directed to knowledge acquisition; e) medicine internship has a major cognitive impact n students; f) gaps on metacognitive knowledge causes difficulties on learning habits self confidence.
  • PRÁTICAS MÉDICAS ORTODOXAS E HETERODOXAS Artigo Original

    Carmo, Evandro Dorcílio; Ambrósio, Melicégenes Ribeiro; Stoppa, Lynton Moretti; Santos, Ronan Camilo

    Resumo em Português:

    Resumo: Nesse estudo, os autores pesquisaram a influência da medicina heterodoxa no cotidiano das pessoas. Através de entrevista com 163 pessoas dispostas em três grupos distintos - alunos de medicina, alunos de outros cursos de nível superior e usuários de ambulatórios de uma Faculdade de Medicina, puderam verificar o nível de aceitação das práticas heterodoxas em seu meio, bem como as formas de medicina heterodoxa preferidas e a primeira forma de auxílio à qual as pessoas recorrem quando estão doentes.

    Resumo em Inglês:

    Summary: ln this study, the authors researched the heterodox medicine influence on the people daily. Across interviews with 163 persons, disposed in distinct three groups - medicine students, superior level other courses students and ambulatories users could verify the acceptance of heterodox practices among people, so as the preferred heterodox medicine modalities and the first assistance method searched by the sick persons.
  • Vigilância à Saúde: uma Experiência de Integração Ensino/Comunidade/Serviço de Saúde para o Controle da Hipertensão Arterial Relato De Experiência

    Formigli, Vera Lúcia Almeida; Nascimento Sobrinho, Carlito Lopes; Pereira, Zildete dos Santos

    Resumo em Português:

    Resumo: A partir do reconhecimento da hipertensão arterial como problema relevante de saúde no bairro de Alto das Pombas, em Salvador, vem sendo desenvolvidas, desde 1996, práticas voltadas à prevenção da doença e suas complicações, articulando alunos e docentes da disciplina Introdução à Medicina Social, do Departamento de Medicina Preventiva da Ufba, associação de moradores e centro de saúde do bairro. Em 1997, o trabalho desenvolveu-se por meio de visitas domiciliares e atividades coletivas, nas quais os estudantes de Medicina utilizaram recursos como dramatização, cartazes, música, jogos e história em quadrinhos para motivar a população. As práticas revelaram-se criativas e originais, permitindo aprendizado mútuo e demonstrando a iniciativa e o envolvimento dos estudantes, que superaram o obstáculo da transmissão de informações técnico-científicas aos moradores de maneira clara e compreensível, obtendo sua participação e interesse. Os resultados alcançados estimulam os docentes a continuar investindo nesse tipo de práticas de ensino.

    Resumo em Inglês:

    Summary: Arterial hypertension has been recognized as a relevant health problem in the Alto das Pombas borough, Salvador City, Brazil. Since 1996 practices towards prevention of arterial hypertension and its complications have been developed by the staff and students of the discipline Introdução à Medicina Social from the Department of Preventive Medicine of Federal University of Bahia together with the dwellers association and the local health center. During 1997 domiciliary visits and collective activities were carried out, with the Medicine students using several strategies to motivate the population like dramatization, posters, music; games and cartoons. These practices have shown to be original and creative, allowing mutual learning and revealing initiative and commitment of the students, who have surpassed the obstacle of transmiting technical and scientifical information to local residents in a clear and understandable way. Dwellers have participated with high interest in this process. Results stimulate the University group to keep on investing in this type of teaching practice.
  • Relato de uma Experiência de Ensino de Vigilância à Saúde para Residentes de Pediatria Relato De Experiência

    Fanco, Selma Cristina; Carniel, Emília de Faria; Antônio, Maria Ângela R. G. M.; Zanolli, Maria de Lurdes

    Resumo em Português:

    Resumo: Um dos enfoques mais importantes na reorientação da formação profissional do médico nas últimas décadas tem sido a articulação do ensino com os serviços de saúde, trazendo contribuições para a construção de um novo modelo assistencial e, ao mesmo tempo, oferecendo à universidade um campo de pesquisa e ensino. Os autores relatam uma experiência de ensino de Vigilância à Saúde, com a inserção de residentes de Pediatria em uma Rede Municipal de Saúde, onde realizam assistência à saúde de crianças e adolescentes, sob supervisão docente. O estágio passou por diversas reformulações desde sua implantação, acompanhando todo o processo de reforma do setor saúde, sempre buscando propostas mais adequadas de ensino-aprendizagem. Os autores expõem os objetivos da proposta de estágio, descrevem as estratégias didáticas utilizadas, apresentam os resultados das atividades realizadas e analisam o impacto sobre o ensino e o serviço de saúde, com críticas e propostas de reformulações.

    Resumo em Inglês:

    Summary: One of the most important focus on the reform of medical education in the last decades has been the integration between teaching and health services, bringing contributions to the construction of a new health care model and, at the same time, offering the university a field of research and teaching. The authors report a teaching experience in Health Surveillance, through the insertion of Pediatrics residents in a health care net, where they perform health care to children and adolescents, supervised by a teacher. This training was reformed several times since its implementation, following the process of changings in the health care system and aiming to improve the teaching-learning proposals. The authors report the proposal's objective in the training, describe the pedagogic strategies used, present the outcomes of the activities performed and analyze its impact on both teaching and health service, with criticisms and suggestions for improvement.
  • Ensino de Nutrição Clínica nas Escolas Médicas de Minas Gerais: Estado Atual Artigo Original

    Cunha, Daniel Ferreira da; Cunha, Selma Freire de Carvalho da

    Resumo em Português:

    RESUMO: O médico deve capacitar-se na educação nutricional de pacientes e no tratamento de problemas nutricionais. Objetivo: verificar a existênci,1 de cursos de Nutrição Clínica (nutrologia) no currículo de graduação das dez escolas médicas de Minas Gerais. Métodos: informações padronizadas sobre o ensino de nutrolagia foram solicitadas aos coordenadores de graduação em março de 1996 e janeiro de 1997. Resultados: apenas uma EM não informou; sete referiram inexistência do curso. Na UFMG, há curso regular, optativo; em Uberaba, o curso é obrigatório, tem carga de 40 horas totais, com 15 horas de teoria. No internato em clínica médica, os alunos realizam avaliação nutricional e discutem casos clínicos de adultos hospitalizados. Conclusões: na maioria das EM mineiras, não há treinamento para diagnóstico e tratamento das doenças nutricionais durante a graduação. A falta de professores e de identidade da nutrologia no contexto da Clínica Médica é uma possível explicação para esta deficiência do ensino médico.

    Resumo em Inglês:

    Summary: Physicians often have to face nutritional problems, including obesity and malnutrition, in addition to rising public demand for nutrition advice about their eating habits. Our aim was to verify whether nutrition instruction is carried on a regular basis at Medical Schools (MS) of Minas Gerais state. Methods: on March 1996, questions were sent to all (n=10) MS, asking about their Clinical Nutrition teaching. Results: all but one MS answered the questions. Only two Medical Schools regularly taught nutrition to their students: Uberaba Medical School, which have full time nutrition teachers giving regular and obligatory practical and theoretical Nutrition course, and Medical School of Minas Gerais University, which offers an optative Pediatric Nutrition course. All the other MS teach nutrition as fag-ends of biochemistry, endocrinology and pediatrics. Conclusions: lack of Clinical Nutrition identity and of nutrition trained teachers in university hospitals may explain the inadequate medical student training in nutrition's field.
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