Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Educação Médica, Volume: 19, Número: 1-3, Publicado: 1995
  • Editorial Editorial

    Macedo, Carlyle Guerra
  • A IMPORTÂNCIA DAS CARACTERÍSTICAS PESSOAIS DOS ESTUDANTES DE MEDICINA NA SUA EDUCAÇÃO Artigo Original

    Troncon, Luiz Ernesto de Almeida

    Resumo em Português:

    Resumo: Neste artigo são apresentados relatos resumidos dos principais trabalhos sobre "Características pessoais de estudantes de Medicina", divulgados cm sessão es­pecífica de recente congresso internacional de Educação Médica. Nessa sessão, foram abordados aspectos como gênero, filosofia de vida, "tradicionalismo", habilidades analíticas e ele comunicação verbal e escrita, rastreamento de estudantes com qualidades pessoais negativas e estilos de aprendizagem, entre outros. O autor comenta a importância de se considerar aspectos não cognitivos em várias etapas da Educação Médica. Salienta que a aplicação efetiva deste conceito vai depender do aumento do conhecimento nesta área. Assim sendo, investigações sobre novos aspectos de atributos bem conhecidos dos estudantes, o descobrimento de novas características e estudos sobre a utilidade dos instrumentos disponíveis para a investigação deste assunto, são necessários. O entendimento do papel das características pessoais dos estudantes e a sua incorporação pelas escolas médicas resultará em educação mais apropriada e efetiva.

    Resumo em Inglês:

    Summary: Abridged abstracts of selected papers on “Characteristics of Students” presented at a recently held international meeting on Medical Education are presented. A number of topic were covered, including gender, life philosophy, “traditionalism”, analytic and communication skills, screening of medical students with negative personal characteristics and learning styles. The importance of non-cognitive attributes in different stages of Medical Education is stressed. Research on new aspects of well know characteristics, disclosure of new abilities and studies on methods for the investigation of personal characteristics of medical students are strongly needed. Production and incorporation of new knowledge on personal characteristics of students will increase the approprietedness and effectiveness of Medical Education.
  • THE ARCHAIC ORGANIZATION OF HIGHER EDUCATION INSTITUTIONS AND ITS EFFECTS ON THE CURRICULUM Artigo Original

    Amorim, Dalmo de Souza

    Resumo em Inglês:

    Summary When viewed from an organizational perspective, higher education institutions rely heavily on internalised decision-making and leave a minor role to the external environment. Even internally, the sub-systems (departments, sub-departments and programmes) are loosely coupled. It could be observed, with justification, that as organizations they failed to produce internal consensus on proper institutional goals. There are several situations as examples: for the purpose of this article the best example is the graduate-teaching control over programmes (introducing new, modifying others or elination of anothers).
  • TREINAMENTOS EM EPIDEMIOLOGIA REALIZADOS EM INSTITUIÇÕES CONVENIADAS COM O CENTRO NACIONAL DE EPIDEMIOLOGIA (CENEPI): CONGRUÊNCIAS E DISCREPÂNCIAS COM INDICADORES Artigo Original

    Rodrigues Jr, José Florêncio

    Resumo em Português:

    Resumo: A avaliação de intervenções na {1rea de saúde pública brasileira é uma prática que vem se consolidan­do nesses últimos anos. Diferentes modelos de avalia­ção têm sido utilizados para este fim. O presente estudo destina-se a verificar o grau de atingimento de parâmetros ou referenciais de treina­mento cm Epidemiologia estabelecidos pelo Centro Na­cional de Epidemiologia do Ministério da Saúde (CENEPI) por dez instituições de ensino superior con­veniadas por aquele Centro. Para esse propósito, foi escolhido o modelo de Stake, o qual focaliza-se em congruências e discrepâncias verificadas na prática das dez instituições conveniadas, bem assim na prática dos serviços de saúde envolvidos, em relação aos parâ­metros acima referidos. Os referenciais de treinamento em Epidemiolo­gia são oito: (a) planejamento conjunto do treinamento, (b)diagnóstico de recursos humanos em Epidemiolo­gia, (c) avaliação continuada dos convênios, (d)sclcção dos candidatos, (e) liberação dos candidatos/modulari­zação dos cursos, (f) instalação de núcleos de Epidemio­logia, (g)assessoramento de equipes após treinamento e (h)disseminação de bibliografia de treinamento. Questionários respondidos pelo CENEPT, insti­tuições de ensino superior e senriços de saúde mostra­ram que predomina a congruência entre os três grupos de órgãos com relação aos oito parâmetros ou referen­ciais do CENEPJ. Entretanto, ressaltam proporções ele­vadas de discrepâncias, bem assim de concordâncias quanto ao não atingimento dos referenciais tanto pelas instituições de ensino superior como por servi­ços de saúde.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Public health authorities have made an increasingly regular practice to submit interventions in their services to evaluation. Numerous evaluation models have been employed to this end. The present study seeks to verify the extent to which training parameters or referents in Epidemiology established by the Epidemiology National Center (CENEPI) of the Brazilian Ministry of Health were attained by ten university level institutions contracted by the referred Center and also the local public health services. Consonant with this purpose. Stake's evaluation model was chosen. This model focuses on congruencies and discrepancies occurring in the training practices of the ten institutions regarding CENEPI’s training parameters. The parameters set up by CENEPI for training in Epidemiology are eight, namely: (a) joint planning of training, (b) diagnostic of available personnel in epidemiology, (c) continned evaluation of the contracts, (d) screening of candidates € candidate discharge from service/training flexibilization, (f) establishment of state epidemiology centers, (g) support to local epidemiology groups after training, and (h) dissemination of training bibliography. Questionnaires responded by the three groups of institutions involved in the evaluation - CENEP university level institutions and local public health services - showed a predominance of congruencies among the three groups of institutions regarding the eight parameters of training in epidemiology. However, discrepancies as well as agreement concerning failure to attain CENEPI’s parameters on the part of university level institutions and local public health services were noticeable.
  • A ABORDAGEM DA VIOLÊNCIA NA FORMAÇÃO MÉDICA Artigo Original

    Minayo, Maria Cecília de Souza

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo tem a finalidade de colocar o impacto da violência social sobre a saúde para a educação e a formação médica. Apresenta as mudanças do perfil de morbi-mortalidade do País, quando a violência passa a ocupar o segundo lugar, apenas abaixo das doenças cardiovasculares. E mostra a necessidade de sensibilização dos profissionais para esse problema sócio-epidemiológico e, também, o quanto urge a formação de especialistas para emergências, reabilitação e gestão do serviços, voltados todos, generalistas especialistas para a prevenção e promoção da saúde.

    Resumo em Inglês:

    Summary: The objective of this article is to discuss the impact of the social violence over the health of the education and medical formation. Showing the changes on the mortality pofile, when violence reaches second position, only after the heart diseases, and also indicate the necessity of attention by the part of the profissionals for this social-epidemiological ready, and also, on what matters the creation of especialists ready to face the emergencies, rehabilitation and control for services, al1 of them faces, general specialists for prevention and promotion of Health.
  • PARA QUE SERVE UM CLÍNICO? Comunicação

    Gigante, Amilcar G.
  • POR QUE HISTÓRIA DA MEDICINA? Comunicação

    França, Genival Veloso de
Associação Brasileira de Educação Médica SCN - QD 02 - BL D - Torre A - Salas 1021 e 1023 | Asa Norte, Brasília | DF | CEP: 70712-903, Tel: (61) 3024-9978 / 3024-8013, Fax: +55 21 2260-6662 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbem.abem@gmail.com