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O Consentimento Informante em Cursos de Pós-Graduação na Croácia

Resumo:

Ao lado da pesquisa sobre consentimento informado (desde 1972), surgiu a necessidade de introduzir esta questão no ensino da bioética. Os cursos de pós-graduação oferecem a possibilidade de uma análise científica dos dilemas morais enfrentados por profissionais de saúde, inclusive médicos, durante suas atividades profissionais. A questão diz respeito particularmente à eventual relação condescendente com pacientes, sua posição tradicional, o respeito pelos direitos dos pacientes, os deveres dos profissionais de saúde em relação aos pacientes e questões éticas na pesquisa biomédica. As respostas a essas questões, que incluem a especificação do consentimento informado, não se encontram exclusivamente no campo próprio da medicina, constituindo-se, assim, num tema para as ciências sociais e humanas. O artigo enfatiza a importância de uma abordagem interdisciplinar em relação à pesquisa sobre consentimento informado, ao mesmo tempo que explica a relação entre consentimento informado e bioética e filosofia e apresenta o marco jurídico para o consentimento informado na Croácia. O texto prossegue com uma definição do problema do consentimento informado no currículo de pós-graduação e a simplificação dos objetivos e tarefas no ensino desta questão. Finalmente, são oferecidos métodos e exemplos de princípios pedagógicos utilizados para ajudar a construir tal programa de ensino, junto com médicos para implementá-lo.

Palavras-chaves:
Bioética; Educação de Pós-Graduação em Medicina; Currículo

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