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As potencialidades do uso da série Unidade básica para fortalecimento do ensino médico sobre a atenção primária à saúde

The potential of using the TV series Unidade Básica to strengthen medical education on primary health care

Resumo:

Introdução:

Apesar de o ensino médico brasileiro ser pautado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), a atenção primária à saúde (APS), como cenário de prática, ainda é negligenciada nos currículos de muitas escolas.

Objetivo:

Neste estudo, buscamos compreender o uso da série Unidade básica como um recurso educacional de reflexão com o foco na APS.

Método:

Trata-se de um estudo qualitativo baseado na análise de entrevistas realizadas com docentes de diversas escolas médicas que utilizam a série em variadas disciplinas. As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas segundo a fenomenologia hermenêutica de Ricoeur, gerando os resultados do estudo.

Resultado:

Realizaram-se 18 entrevistas com docentes da graduação em Medicina e preceptores e tutores de programas de Residência em Medicina de Família e Comunidade. Os docentes mencionaram que utilizam os episódios da série como incentivo para o debate dos princípios teóricos e atributos da APS de maneira mais interativa e interessante para os alunos. Os entrevistados relataram uma ampla aceitação do material pelos discentes, aumentando a participação em sala de aula, inclusive em períodos de ensino a distância. A maior crítica feita ao material foi a falta de representatividade da equipe multiprofissional da APS na série.

Conclusão:

A série pode apresentar grande potencial para a reflexão sobre a APS como estratégia de atenção, além de aproximar, de maneira lúdica, os alunos do tema e aumentar o interesse na prática médica generalista.

Palavras-chave:
Educação Médica; Mídia Audiovisual; Atenção Primária à Saúde; Pesquisa Qualitativa

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