Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação de atitudes relacionadas ao atendimento humanizado pelos estudantes de Medicina

Resumo:

Introdução:

O atendimento médico usual tem sido caracterizado por atitudes centradas no profissional e na doença, pouco se preocupando em focar o contexto psicossocial e as expectativas do paciente. Entretanto, o atendimento médico que procura abranger mais globalmente a perspectiva do paciente tem se mostrado mais eficiente ao promover maiores benefícios.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo avaliar as atitudes de estudantes de Medicina a respeito da relação médico-paciente.

Método:

Trata-se de um estudo transversal que avaliou as atitudes de acadêmicos do quarto período de Medicina em relação à atenção aos pacientes a partir da aplicação da Escala de Orientação Médico-Paciente (EOMP) e de questionário com características sociodemográficas e curriculares. Os dados foram analisados no software Statistical Package for Social Science (SPSS), e utilizaram-se o teste de Mann-Whitney, o teste de Kruskall-Wallis com post hoc de Dunn e o teste de qui-quadrado.

Resultado:

Participaram do estudo 83 estudantes de Medicina, com prevalência maior de alunos do sexo feminino (74,7%) e que declararam renda familiar inferior a dez salários mínimos (43,0%), bem como a religião católica (53,0%). A maioria dos acadêmicos (85,5%) apresentou atitudes centradas no médico e na doença (média de escores da EOMP < 4,57), com escores do domínio cuidar superiores aos do domínio compartilhar. As variáveis sexo, renda familiar, bolsa de auxílio financeiro estudantil e religião apresentaram associação positiva (p ≤ 0,05) com os escores da EOMP relacionados às atitudes centradas no paciente. Não foram observadas associações estatisticamente significativas dos escores da EOMP entre as variáveis faixa etária, cidade de procedência, realização de atividades de iniciação científica, estágios extracurriculares, atividades artísticas, antecedentes pessoais e familiares de doença grave, e escolaridade dos pais.

Conclusão:

O presente estudo demonstrou que os acadêmicos de Medicina avaliados apresentaram atitudes centradas no médico e na doença, com média de escores da EOMP abaixo do intervalo relacionado às atitudes da medicina humanizada.

Palavras-chave:
Humanização da Assistência; Educação de Graduação em Medicina; Relações Médico-Paciente; Assistência Centrada no Paciente; Competência Clínica

Associação Brasileira de Educação Médica SCN - QD 02 - BL D - Torre A - Salas 1021 e 1023 | Asa Norte, Brasília | DF | CEP: 70712-903, Tel: (61) 3024-9978 / 3024-8013, Fax: +55 21 2260-6662 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbem.abem@gmail.com