Acessibilidade / Reportar erro

CONGRESSOS DA ABEM - TEMÁRIO

Tendo em vista que se estabeleceu como tema central do XXXI Congresso a "Ética da Educação Médica" e considerando que a expressão ética é entendida como ato de reflexão crítica sobre valores, tomou-se oportuno (e até imperativo dentro desta compreensão do tema central) analisar os temas escolhidos nos 30 anos anteriores.

O simples enunciado dos temas dos 30 Congressos Brasileiros de Educação Médica da ABEM é suficientemente expressivo para demonstrar o pioneirismo da ABEM e a constante preocupação com diversos tópicos da educação médica no país. O 1° Congresso teve como tema “Novos Rumos para o Ensino Médico”, em 1963, o XXX "Desafios para a Educação Médica na passagem do milênio" e o último "Ética da Educação Médica".

Ao lado do temário, nestes 31 anos, pode-se constatar que a ABEM realizou os Congressos em vários Estados da Federação do norte ao sul do país.

São 31 anos de atividades em Educação Médica. De 1963 a 1974, os conclaves da ABEM se denominavam Reunião Anual; a partir de 1975 o encontro passou a se denominar Congresso Brasileiro de Educação Médica.

Como homenagem às diretrizes das gestões anteriores, aos organizadores dos encontros e a título de reflexão e demonstração de uma das atividades da ABEM, é apresentada, a seguir, a relação dos temas de cada Congresso, bem como a data da realização e a sede.

ABEM - CONGRESSOS

Reunião Anual

I- 1963: (Recife) •Novos Rumos para o Ensino Médico II- 1964: (Poços de Caldas) •Pedagogia aplicada à Medicina •Internato e Residência III- 1965: (Porto Alegre) •Formação de Pessoal Para-Médico •Preparo e seleção de alunos IV- 1966: (Salvador) • Ensino da Psicologia no Currículo Médico • Atividades Extra -Curriculares dos Estudantes de Medicina • Seminário sobre Administração de Escolas Médicas V- 1967: (C. Jordão) • O Hospital de Ensino • Preparo Pedagógico do Pessoal Docente em Medicina VI- 1968: (Fort aleza) • Integração do ensino das Ciências da Saúde • O Ensino das Ciências fü1sicas nas Escolas Médicas e sua Integração na Formação Profissional VII- 1969: (Niterói) • A Realidade Médico-Assistencial Brasileira • O pessoal de saúde necessário • Formação do médico de acordo com as diversidades das equipes de saúde VIII- 1970: (Brasília) • A Educação Médica e o ph1nejamento de Recursos Humanos para a saúde • O processo de elaboração do piam, de estudos • A Avaliação Cientifica: Um instrumento indispensável para a tomada de decisões • Planejamento estrutural e administrativo na formação de Recursos Humanos para a Saúde • Relação Médico - Paciente IX- 1971: (Curitiba) • Expansão do Ensino Médico e a criação de novas escolas médicas no Brasil: problemas e soluções X- 1972: (João Pessoa) • A Pós-Graduação no Ensino Médico XI- 1973: (Rio de Janeiro) • A Pós-Graduação no Ensino Médico XII- 1974: (São Pau lo) • Ensino Médico e Previdência Social • Internato XIII- 1975: (Salvador) •O Ambulatório no Ensino Médico (Congresso Brasileiro) • Ciclo básico: comum ou diferenciado • Residência Médica: análise e proposições XIV- 1976: (Rio de Janeiro) • Tendências atuais em Educação Médica XV- 1977: (Belém) • Ensino das disciplinas básicas na á rea de Saúde, face à Reforma Universitária • Ensino de Clínica Médica • Realidade da matricula por disciplina nas escolas médicas XVI- 1978: (Londrina) • O Médico de Família • Formação ética do médico XVII- 1979: (P.Caldas) • Experiências com Novos Modelos de Formação Médica • Experiências com Integração Docente-Assistencial XVIII- 1980: (Goiânia) • Papel da Escola Médica diante da Prev. Saúde • O Médico e o Mercado de Trabalho XIX- 1981: (Recife) • Avaliação do rendimento escolar • Internato • Análise crítica da pós-graduação em Medicina • Custos e financiamento dos Hospitais de Ensino XX- 1982: (Ribeirão Preto) • A qualidade da Educação Médica XXI- 1983: (Fortaleza) • Integração Ensino-Serviço XXII- 1984: (Gramado) • Ética da Pesquisa Médica • Ética da Remuneração Médica XXIII- 1985: (Uberlândia) • Formação de Recursos Humanos e o Sistema Nacional de Saúde XXIV- 1986: (Florianópolis) • Prioridades na Educação Médica • Estratégias educacionais para as Escolas Médicas • Integração da Escola Médica com o Sistema de Atenção à Saúde XXV- 1987: (Maceió) • O Momento Atual: A Educação Médica frente à Reforma Sanitária • Perspectivas para a Reforma da Educação Médica: Uma visão prospectiva da Educação Médica: A Conferência de Edimburgo XXVI- 1988: (Rio de Janeiro) • Reforma da Educação Médica XXVII- 1989: (Manaus) • A Reforma da Educação Médica exigida pela Constituição XXVIII- 1990: (Cuiabá) • Pesquisa em Educação Médica • O papel do Hospital de Ensino na Graduação em Medicina • A incorporação tecnológica e a Medicina XXIX- 1991: (Campinas) • Educação Médica e o exercício profissional • I Fórum de Avaliação do Ensino Médico XXX- 1992: (Londrina) • Desafios para a Educação Médica na passagem do milênio • II Fórum de Avaliação do Ensino Médico XXXI- 1993: (São Luiz) • Ética da Educação Médica • III Fórum de Avaliação do Ensino Médico

Prof. William Saad Hossne
Presidente da ABEM e da CINAEM Professor Titular de Cirurgia e Professor responsável pela Ética da Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP-SP.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    02 Jul 2021
  • Data do Fascículo
    Sep-Dec 1993
Associação Brasileira de Educação Médica SCN - QD 02 - BL D - Torre A - Salas 1021 e 1023 | Asa Norte, Brasília | DF | CEP: 70712-903, Tel: (61) 3024-9978 / 3024-8013, Fax: +55 21 2260-6662 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbem.abem@gmail.com