Acessibilidade / Reportar erro

Editorial

Na maioria dos periódicos científicos, ao ocorrer a substituição do Editor, é praxe que o novo responsável apresente aos leitores suas concepções sobre a publicação que passará a coordenar. Não o fiz nos primeiros números por mim editados com a intenção de fazê-lo em conjunto com a apresentação das novas normas de publicação da revista.

A Rebem é a única publicação científica especializada em educação médica,- no formato de revista, atualmente publicada na América Latina. Editada desde 1977, vem sobrevivendo às sucessivas crises de financiamento que, regular e periodicamente, acometem as publicações científicas em países periféricos. Mantida exclusivamente com recursos oriundos da contribuição regular dos associados da Associação Brasileira de Educação Médica, mas com o decisivo e inestimável socorro de diversas fontes de fomento às atividades científicas no Brasil em diversos momentos de sua trajetória, vem marcando sua existência como veículo fundamental na discussão científica da Educação Médica.

Atualmente, a Universidade brasileira e a Escola Médica, em particular, são desafiadas por toda parte e a todo instante a demonstrarem sua viabilidade e adequação aos novos tempos de economia globalizada, de transmissão eletrônica e quase instantânea de dados para qualquer parte do mundo, de profundas e decisivas transformações nas próprias carac­terísticas fundamentais da profissão médica e do mercado de trabalho. Nesse contexto, faz­se necessário que este veículo seja igualmente transformado. Neste sentido, a primeira mudança ocorreu no ano passado, quando, em um esforço que ocupou mais de um período de mandato da diretoria da Abem, seu novo projeto gráfico foi implantado, tornando a Rebem mais agradável à leitura e ao manuseio.

Mas uma revista científica não pode se satisfazer apenas com uma mudança em seu leiaute. Havia a necessidade de implementar também uma mudança na linha editorial, adequando-a à dinâmica da produção do conhecimento. Neste sentido, ao ser convidado em meados do ano passado para ocupar novamente a função de Editor, aceitei o compromisso pela mudança proposta pelos integrantes da diretoria atual e os coordenadores regionais da Abem. Nosso objetivo é tomar a Rebem, cada vez mais, urna publicação eminentemente científica, com criterioso corpo de consultores especializados em Educação Médica, e capaz de, a médio prazo, ser autossuficiente do ponto de vista financeiro.

Com este objetivo, contatamos todos os consultores que vinham contribuindo com seu trabalho para nossa revista e submetemos a eles o que, após suas inestimáveis contribuições, transformou-se nas Normas para Publicação na Rebem, apresentadas ao final desta edição e que resumirei mais adiante. Pedimos desde já a especial atenção de nossos colaboradores às novas normas, cuja pronta observância agilizará a publicação de seus trabalhos.

A Rebem continuará a ser enviada gratuitamente a todos os sócios com o pagamento de sua anuidade em dia. Passaremos a aceitar também subscrições de não-associados. Foi contratada uma empresa de agenciamento de publicidade que trabalhará no sentido de identificar empresas interessadas em publicar anúncios em nossas páginas. Em conjunto com a diretoria da Abem, foram estabelecidos critérios específicos para a aceitação dos anúncios, que serão preferencialmente vinculados à produção e à divulgação científica, não sendo aceita propaganda ligada à indústria farmacêutica.

Dentre as inovações introduzidas a partir desta edição, destaco inicialmente que passaremos a aceitar trabalhos redigidos em inglês e/ou espanhol, sempre acompanhados de um resumo em português. Os trabalhos passarão a ser publicados nas seguintes seções:

Artigos originais: Pesquisa, Ensaios ou Revisão

Comunicações

Documentos

Relato de experiência

Cartas ao Editor

Teses

Resenha de livros

Por uma questão operacional, nem todos os artigos agora publicados já estão estrita­mente em acordo com essas normas, já que alguns foram aprovados ainda no início do ano. Passaremos também a editar, sem periodicidade definida, números especiais integralmente dedicados à discussão de um tema específico. A partir deste segundo semestre, estarão sendo preparados dois números especiais: Formação do Médico de Família e Avaliação do Ensino Médico. Outros temas poderão ser sugeridos diretamente ao Editor, por carta ou e-mail (abem@dcc00l.cict.fiocruz.br). Esperamos contar cada vez mais com a contribuição de todos, com a publicação de seus trabalhos e a leitura crítica daqueles publicados, tomando dinâmico e atual este instrumento de ah1alização e reflexão.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    23 Set 2020
  • Data do Fascículo
    Jan-Apr 1998
Associação Brasileira de Educação Médica SCN - QD 02 - BL D - Torre A - Salas 1021 e 1023 | Asa Norte, Brasília | DF | CEP: 70712-903, Tel: (61) 3024-9978 / 3024-8013, Fax: +55 21 2260-6662 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbem.abem@gmail.com