Resumo:
A teoria cognitiva-evolutiva de Piaget, desenvolvida no campo do desenvolvimento moral por Kohlberg, baseia-se no ascenso estratificado, estruturado e não reversível do juízo moral da criança e do adolescente. O adulto se encontra estacionado na etapa mals alta que alcançou durante o amadurecimento -usualmente o estágio convencional de onde exerce a competência moral necessária para o convívio social em respeito às normas e leis vigentes. As éticas aplicadas colocam os profissionals frente a dilemas inéditos, não cobertos pela moral cívica convencional, para os quals se requere a aquisição de novas perspectivas morals. Este processo de enriquecimento de juiz moral não segue o proposto por Kohlberg, que foram formulados considerando o indivíduo em amadurecimento mas que consistiram em uma ampliação do âmbito moral de uma pessoa dentro do nível de desenvolvimento que possui. A apropriação de competências bioéticas não seria, de acordo com o que aqui propomos, uma mudança de nível do estágio, mas uma extensão da estrutura moral da pessoa. Apoiados em Taylor, Mc Intyre e Ricoeur, sugerimos que o exercício e a compreensão de narrativas podem enriquecer a pessoa de tal modo que desenvolva a sensibilidade para entender os valores morals presentes em situações biomédicas e a competências para dicorrer e sugerir soluções adequadas aos dilemas que ali se apresentam.
Descritores:
Bioética; Moral; Psicologia Social - educação