Acessibilidade / Reportar erro

Percepções do Processo de Diagnóstico por Estudantes de Medicina

Medical Students' Perceptions of the Diagnostic Process

Resumo:

O propósito deste estudo foi analisar o espectro de respostas dos alunos de medicina da Universidade de Brasília ao Inventário de Raciocínio Diagnóstico (IRD). O inventário foi aplicado na fase de iniciação clínica a 677 alunos de ambos os sexos, no decorrer de 11 anos. Foram utilizados procedimentos estatísticos para identificar conjuntos de itens inter-relacionados e grupos com respostas similares, bem como diferenças entre grupos e suas relações com atributos distintos. Os resultados das análises revelaram seis dimensões relevantes do IRD, denominadas: procedimento diligente, apreensão fácil, flexibilidade de concepção, verificação comparativa, abstração de significado e percepção de incerteza. Seis grupos de classificação foram identificados pelo espectro de variação das dimensões. Os valores dos índices do IRD e as respectivas afiliações dos alunos aos grupos se relacionaram com a época de inserção no estudo, o gradiente de rendimento cognitivo na iniciação clínica, o nível de eficácia percebida e a frequência de atividade de monitoria nos dois semestres seguintes à aplicação do IRD. Em conclusão, os estudantes diferem nas percepções, do processo diagnóstico, inclusas no IRD e as percepções configuradas em relações significativas com o progresso e as opções na aprendizagem.

Palavras-chave:
Diagnóstico; Estudantes de Medicina; Educação Médica; Avaliação

Associação Brasileira de Educação Médica SCN - QD 02 - BL D - Torre A - Salas 1021 e 1023 | Asa Norte, Brasília | DF | CEP: 70712-903, Tel: (61) 3024-9978 / 3024-8013, Fax: +55 21 2260-6662 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbem.abem@gmail.com