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Sistema de parceria público-privada na educação: estratégias mercantilistas para o ensino público de Manaus

PUBLIC-PRIVATE PARTNERSHIP SYSTEM IN EDUCATION: MERCANTILIST STRATEGIES FOR PUBLIC EDUCATION IN MANAUS

SISTEMA DE PARTICIPACIÓN PÚBLICO-PRIVADA EN EDUCACIÓN: ESTRATEGIAS MERCANTILISTAS PARA LA EDUCACIÓN PÚBLICA EN MANAUS

RESUMO

O artigo aborda o aprofundamento do processo de expansão das organizações privadas no campo educacional. Observa-se um movimento hegemônico nesse campo, que as relações sociais são construídas pelo capital por múltiplos mecanismos de dominação. Nesta análise, as implicações do sistema de parceria público-privada na educação, executada pelos acordos e convênios com o ente público, corresponde à lógica privatista, em que o setor privado (inter)nacional passa a ser convocado para conduzir, apoiar e amparar o desenvolvimento do setor público, notadamente a Secretaria Municipal de Educação de Manaus, destinada ao atendimento da educação infantil e ensino fundamental. A pesquisa constatou que a inserção das organizações privadas hegemônicas na educação pública municipal de Manaus tem levado à internalização e naturalização de que tudo que envolve a educação pública pode e deve ser convertido em bens e produtos comercializáveis.

PALAVRAS-CHAVE
sistema de parceria público-privada na educação; organizações privadas; educação pública

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