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Sociedade da aprendizagem, Instituto Nacional de Cinema Educativo (INCE) e TV Escola: governamento dos sujeitos via curtas-metragens de animação1 1 Artigo oriundo da dissertação de mestrado de Bruno da Mata Farias (2020), realizada junto ao Programa de Pós- Graduação em Estudos Culturais da Escola de Artes, Ciências e Humanidade, da Universidade de São Paulo (EACH/USP), intitulada Sociedade da Aprendizagem: uma experiência visual, divertida e fabulada, sob orientação da profa. Valéria Cazetta.

SOCIEDAD DE APRENDIZAJE, INSTITUTO NACIONAL DE CINEMA EDUCATIVO (INCE) Y TV ESCOLA: GOBIERNO DE SUJETOS POR CORTOMETRAJES DE ANIMACIÓN

RESUMO

Abordaremos, neste texto, o limiar das políticas públicas audiovisuais brasileiras com finalidades educativas e escolares. Foram selecionadas duas animações: “H2O”, lançada em 1962 e produzida para o Instituto Nacional de Cinema Educativo (INCE); e “De Onde Vem?”, realizada em 2002 pelos canais de televisão TV Escola e TV PinGuim. Com um intervalo de quarenta e dois anos entre uma e outra, as animações foram analisadas desde suas enunciações verbais e imagéticas com o propósito de evidenciar deslocamentos e rupturas discursivas concernentes à sociedade da aprendizagem. Para tanto, buscamos conectar dois ferramentais teórico-metodológicos, quais sejam, a desmontagem didihubermaniana com a análise discursiva de inspiração foucaultiana.

PALAVRAS-CHAVE
Instituto Nacional de Cinema Educativo; TV Escola; audiovisual e políticas públicas; desmontagem didihubermaniana; análise do discurso foucaultiana

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