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ESTUDO EXPERIMENTAL SOBRE PONTAS DE ASA PARA UMA AERONAVE AGRÍCOLA

AN EXPERIMENTAL STUDY ON WINGTIP DEVICES FOR AGRICULTURAL AIRCRAFT

RESUMO

O arrasto induzido em uma aeronave pode ser reduzido modificando-se suas pontas de asa. Alguns modelos de pontas de asa deslocam os vórtices para fora, diminuindo o arrasto induzido. Tratando-se de aviões agrícolas, que efetuam a deposição de defensivos sobre plantações, em vôo rasante, deslocamentos do vórtice são fundamentais para o aumento na eficiência da pulverização. Neste trabalho, efetuaram-se ensaios em túnel de vento para o estudo da influência que alguns tipos de pontas de asa podem ocasionar no desempenho de um avião agrícola. As pontas de asa ensaiadas foram: 'delta tip', 'winglet' e 'curvada para baixo'. A 'delta tip' apresenta moderado benefício aerodinâmico e bom posicionamento do vórtice para aplicação agrícola, enquanto a 'winglet' demonstra razoável benefício aerodinâmico e bom posicionamento do vórtice, mas prejuízo estrutural. A ponta de asa 'curvada para baixo' apresenta bom desempenho aerodinâmico; entretanto, posição do vórtice é inadequada para uso agrícola. Dentre estas, a ponta 'delta tip' é bastante promissora para emprego em uma aeronave agrícola.

Palavras-chave:
arrasto induzido; pontas de asa; pulverização aérea

ABSTRACT

The induced drag in an aircraft be reduced through modifications of the wing tip. Some models displace wingtips vortices outwards diminishing the induced drag. Concerning agricultural airplanes, wing tip vortex position is really important while spreading products over a plantation. In this work, wind tunnel tests were made in order to study the influence in aerodynamic characteristics and vortex position over Brazilian agricultural aircraft, by the following types of wing tips: delta tip, winglet and down curved. The down curved tip was better for total drag reduction but not good with reference to vortex position. The delta tip gave moderate improvement on aerodynamic characteristic but a good vortex position. The winglet had a better vortex position but caused an undesirable result with reference to the wing root bending moment. Therefore, delta tip is more promising for agricultural aircraft.

Key words:
induced drag; wing tips; aerial spray

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jan-Apr 1999
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