Acessibilidade / Reportar erro

Representação de interesses na Câmara dos Deputados: estratégias, atores e agenda política1 1 Este artigo deriva do Trabalho de Conclusão de Curso do autor, apresentado como requisito para a obtenção do título de graduado em Gestão Pública pela UFMG. O autor agradece aos professores Manoel Santos e Silvio Salej pelas contribuições realizadas ao longo do desenvolvimento do trabalho. Agradece também aos pareceristas anônimos da Revista Brasileira de Ciência Política (RBCP) pelas valiosas modificações sugeridas.

Representation of interests in the Brazilian House of Representatives: strategies, actors and political agenda

Resumo

Alguns autores já demonstraram que, no âmbito do Legislativo, a comissão é o locus para o qual se dirige grande parte do trabalho de grupos de interesse. Assim, este artigo objetiva realizar um estudo descritivo acerca da dinâmica da representação de interesses em audiências públicas da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados, entre 2007 e 2012. Procura-se identificar que grupos atuaram politicamente por meio desse mecanismo e quais os contornos da agenda política tratada nesse órgão colegiado. A análise descritiva mostra que, na comissão estudada, interesses da sociedade e do governo são fortemente representados, indicando um ambiente legislativo marcado, cada vez mais, por um amplo conjunto de inputs gerados pela participação social e com escrutínio, cada vez mais forte, de múltiplos setores do governo.

Palavras-chave:
audiências públicas; CCTCI-CD; grupos de interesse; redes de influência

Universidade de Brasília. Instituto de Ciência Política Instituto de Ciência Política, Universidade de Brasília, Campus Universitário Darcy Ribeiro - Gleba A Asa Norte, 70904-970 Brasília - DF Brasil, Tel.: (55 61) 3107-0777 , Cel.: (55 61) 3107 0780 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbcp@unb.br