Acessibilidade / Reportar erro

Lesões por queimaduras com evolução para neoplasia: úlceras de Marjolin

▪ RESUMO

Introdução:

A Úlcera de Marjolin é definida como a malignização de cicatrizes, geralmente, crônicas, decorrentes de diversos tipos de lesão, sendo mais comum lesões por queimaduras.

Métodos:

Foi realizado levantamento bibliográfico nas plataformas BVS, PubMed, SciELO e Cochrane, tendo como critério de inclusão estudos publicados nos últimos 5 anos, que envolvem a espécie humana, disponíveis na web nos idiomas inglês ou português.

Resultados:

Analisados um total de 31, dos quais apenas 6 compuseram a amostra final.

Discussão:

As úlceras de Marjolin são encontradas em cicatrizes antigas de queimaduras, podem ocorrer em qualquer local, sendo mais comuns em membros superiores e inferiores. O diagnóstico inicia-se com a suspeita clínica baseada em características das lesões: lesões ulcerativas crônicas que não cicatrizam, com bordas elevadas e endurecidas e odor desagradável, podendo apresentar descarga purulenta. Esse só pode ser efetivado, entretanto, por meio do histopatológico da lesão. O período de latência entre a injúria da lesão e a sua malignização é, em média, de 30 a 35 anos. O tratamento deve ser individualizado, uma vez que depende de diversos fatores. Contudo, considera-se o padrão ouro a excisão cirúrgica.

Conclusão:

O conhecimento dos profissionais de saúde acerca dessa condição faz-se imprescindível para o melhor prognóstico do paciente. De modo que possíveis casos de malignização não tenham o seu diagnóstico subestimado, permita a terapêutica adequada à minimização das recidivas, e medidas profiláticas sejam efetivadas, no que tange à prevenção da queimadura e à minoração de fatores de risco para a malignização.

Descritores:
Queimaduras; Úlcera cutânea; Carcinoma; Cicatrização; Cirurgia plástica

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Rua Funchal, 129 - 2º Andar / cep: 04551-060, São Paulo - SP / Brasil, Tel: +55 (11) 3044-0000 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbcp@cirurgiaplastica.org.br