Acessibilidade / Reportar erro

Resumos de Teses

Análise crítica dos padrões de microcalcificações mamárias suspeitas de malignidade.

Autora: Vera Christina Camargo de Siqueira Ferreira.

Orientador: Alfredo Carlos Simões Dornellas Barros.

Área de concentração: Radiologia.

Dissertação de Mestrado. FMUSP, 2000.

Com ênfase nas características das microcalcificações malignas, 301 casos de microcalcificações mamárias biopsiadas entre 1990 e 1999 foram revistos, com 20,6% de casos malignos, incluindo os carcinomas invasivos e o carcinoma ductal in situ, destes, 60,2% in situ.

Microcalcificações pleomórficas, distribuição agrupada, mais de dez microcalcificações por agrupamento e diâmetro da área das microcalcificações maior que 2,5 cm foram os achados mais freqüentes dos casos malignos. A maior proporção de concordância com a malignidade foi encontrada na morfologia arboriforme (93,3%), seguida pela distribuição segmentar e linear (55,3%), refletindo na categoria BI-RADS 5 (84,2%). A associação com malignidade foi maior quando o maior diâmetro da área das microcalcificações foi maior que 1,0 cm. Diferentes densidades ou tamanhos entre as microcalcificações num mesmo agrupamento e a densidade das microcalcificações não se associaram à malignidade.

Braquiterapia de alta taxa de dose no tratamento dos sarcomas de partes moles de adultos: análise de resultados e complicações.

Autor: Antonio Cassio Assis Pelizzon.

Orientador: Wladimir Nadalin.

Área de concentração: Radiologia.

Dissertação de Mestrado. FMUSP, 2000.

Estudo retrospectivo, em que se analisou a incidência de complicações agudas e tardias na pele, subcutâneo e osso, após a introdução de braquiterapia de alta taxa de dose (BATD) associada a teleterapia (RXT) e cirurgia conservadora, no tratamento de sarcoma de partes moles de extremidade em adultos.

Foram elegíveis 28 pacientes, submetidos a RXT (30 a 55 Gy) e BATD (18 a 36 Gy). A dose de RXT entre 30 e 40 Gy foi o único dado de significado estatístico em relação à menor chance de surgimento de complicações agudas (p = 0,00793). Sexo, BATD, localização tumoral, grau de diferenciação e número de cateteres não foram de significado estatístico. A estimativa de sobrevida livre de doença e sobrevida global (Kaplan-Meier) foram de 75% e 96,4% em 55 meses.

Aplicações clínicas das seqüências de difusão e perfusão por ressonância magnética no sistema nervoso central.

Autor: José Luiz Barbanti Pereira Leite.

Orientador: Alvaro Cebrian de Almeida Magalhães.

Área de concentração: Radiologia.

Dissertação de Mestrado. FMUSP, 2000.

O autor realizou uma revisão na literatura médica entre 1954 e 1999, a respeito das seqüências de difusão, perfusão e volume sanguíneos cerebrais por ressonância magnética no sistema nervoso central, considerando as principais seqüências usadas na prática clínica e suas importâncias nas diferentes patologias, principalmente no diagnóstico precoce da isquemia aguda. As seqüências de difusão podem ainda dar informações importantes na eclâmpsia, gliomas, cistos aracnóides e epidermóides, doença de Creutzfeldt-Jakob, diferenciação de abscessos de tumores, na epilepsia, no estudo da mielinização, hipertensão intracraniana idiopática, depressão alastrante e esclerose múltipla.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    17 Jun 2003
  • Data do Fascículo
    Abr 2001
Publicação do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem Av. Paulista, 37 - 7º andar - conjunto 71, 01311-902 - São Paulo - SP, Tel.: +55 11 3372-4541, Fax: 3285-1690, Fax: +55 11 3285-1690 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: radiologiabrasileira@cbr.org.br