Acessibilidade / Reportar erro

Palavras da diretora

The director's words

Palavras da diretora

Prezados leitores:

Mais um número da RAP!! Mais um momento de reflexão e estudo sobre temas relevantes no cenário socioeconômico do país...

As assimetrias entre as políticas setoriais e a política de planejamento regional no Brasil discute e avalia em que medida as políticas setoriais têm dialogado com a retomada do planejamento regional e onde esses caminhos deixam de ser tangenciais para se tornarem opostos, considerando, sobretudo, seus efeitos no espaço geográfico, que é, em última instância, o cenário onde ocorrem os embates.

Conflitos por águas e alocação negociada: o caso do vale dos Carás no Ceará apresenta a descrição de um conflito de águas no referido estado da federação e sua análise no contexto do modelo institucional do Ceará. Investiga, também, a prática da alocação negociada como estratégia de resolução de conflitos.

Contexto, conteúdo e processo da mudança estratégica em uma empresa estatal do setor elétrico brasileiro apresenta os resultados de uma pesquisa que teve o objetivo de analisar as ações estratégicas realizadas por uma empresa estatal do SEB, que levaram à mudança estratégica na organização durante o período de 1990 a 2004. Pôde-se concluir que o período que contempla esta pesquisa foi de grande turbulência para o SEB e também para a firma, fazendo com que várias mudanças surgissem para modificar o comportamento estratégico da empresa e sua competitividade, reveladas pela interação dinâmica entre contexto, conteúdo e processo.

Da letargia ao realento: notas sobre o ensino de graduação em administração pública no Brasil no entremeio da crise do Estado e da redemocratização no país (1983-94) descreve e analisa os fatos e circunstâncias que marcaram o ensino de graduação em administração pública no país no referido período. Observa-se que o período entre 1983-94 foi um estágio de construção problemático, refletindo a crise do Estado dos anos 1980 e, igualmente, a crise (ou descontinuidade) paradigmática do campo do saber em administração pública no Brasil em tal época.

Mandando Montesquieu às favas: o caso do não cumprimento dos preceitos constitucionais de independência dos três poderes da República mostra, a partir de pesquisa bibliográfica e dados secundários, como a interdependência entre os três poderes acabou se tornando um processo descontrolado de usurpação das atribuições e competências uns dos outros. Isso impacta sobremaneira a formulação e implementação de políticas públicas. O modelo tripartite propaga o equilíbrio dos poderes, sem concentração nem separação absoluta entre eles, o que atualmente não vem ocorrendo no país.

Memória e formalização social do passado nas organizações inicia uma discussão crítica acerca da memória e seu lugar nos estudos organizacionais, mais especificamente no que diz respeito à história empresarial. O resgate do passado empresarial refere-se à legitimidade de alguns atores para definir o que deve ser lembrado naquele contexto, endereçando aos estudos organizacionais a tarefa de ampliar a compreensão da dinâmica das organizações, permitindo aos que têm voz e pouco podem manifestá-la que contem outras histórias.

Descentralização de políticas públicas sob a ótica neoinstitucional: uma revisão de literatura tem como finalidade desenvolver uma revisão de literatura sobre descentralização, com foco no caso brasileiro, ressaltando a importância dos pressupostos do neoinstitucionalismo na compreensão desse fenômeno. Demonstra como aspectos das três principais versões da teoria neoinstitucional podem servir como ferramenta analítica e metodológica válida na abordagem de questões centrais à temática, como as causas e determinantes da descentralização e sua notória proliferação.

Dimensionamento de recursos humanos em serviços de alimentação e nutrição de hospitais públicos e privados caracteriza e compara o dimensionamento de recursos humanos dos Serviços de Alimentação e Nutrição Hospitalar (SANH) e a qualificação do corpo técnico de nutricionistas da rede hospitalar pública e privada. Os resultados apontam para a necessidade de se constituir indicadores específicos de recursos humanos nos SANH, para o desempenho de ações na área de produção de refeições e de cuidado nutricional ao paciente hospitalizado.

Rigidez e subjetividades: uma análise cultural em uma organização policial tem como objetivo analisar a cultura organizacional da Polícia Civil do Estado do Ceará, contribuir para as análises destas entidades a partir da apresentação de evidências ilustrativas das características organizacionais em termos de cultura e melhorar a compreensão das peculiaridades próprias do serviço público, mais especificamente das instituições repressoras ao crime.

Sobre a governança da cooperação internacional para o desenvolvimento: atores, propósitos e perspectivas tem como objetivo a proposição de um exercício de reflexão teórica sobre a temática. São abordados concepções e propósitos da cooperação internacional para o desenvolvimento, seus antecedentes históricos e questões atuais, os variados papéis do Brasil neste contexto, diferentes facetas do desenvolvimento, origens e atores envolvidos na governança da cooperação internacional para o desenvolvimento.

Análise das redes de cooperação científica através do estudo das coautorias dos artigos publicados em eventos da Anpad sobre avaliação de políticas públicas identifica as redes de pesquisa entre as instituições e os autores que estudam a temática avaliação de políticas públicas e tiveram seus artigos publicados nos Anais dos EnAnpads e/ou dos EnAPGs, nos últimos 10 anos. Concluiu-se que a relação de forças na rede é baixa, ou seja, existem poucos contatos entre os autores.

Avaliação executiva de indicadores no governo do estado de Minas Gerais: análise da implementação de uma ferramenta de monitoramento e avaliação é composto pela contextualização do uso de indicadores no governo estadual, apresentação de marco teórico, com o referencial das propriedades desejáveis aos indicadores. Descreve a ferramenta Avaliação Executiva de Indicadores (AEI), suas origens e metodologia. Procede, ainda, à comparação dos resultados encontrados nas AEIs 2007, 2009 e 2010.

Valores e espaço público: referenciais e instrumentos para a avaliação de projetos sociais oferece um referencial de avaliação do impacto, dos valores e da economicidade dos benefícios efetivados pela gestão social de projetos e iniciativas de organizações sociais locais. Os resultados obtidos na avaliação de um projeto de apoio a jovens em risco social, em Belo Horizonte (MG), são apresentados como exemplo da aplicação de uma metodologia de avaliação que se vale do referencial proposto e o sintetiza em um instrumento, o Mapa de Bens Públicos.

Instrumentos governamentais: reflexões para uma agenda de pesquisas sobre implementação de políticas públicas no Brasil reflete sobre o uso de instrumentos governamentais na implementação de políticas públicas e propõe uma agenda de pesquisas no Brasil. Após levantamento de teorias pertinentes sobre implementação de políticas públicas e sobre instrumentos governamentais, apresenta-se uma discussão sobre os possíveis processos de escolha e diversas tipologias existentes. Evidencia-se a necessidade de mais estudos, especialmente brasileiros, na área, sendo recomendada uma agenda com quatro linhas de pesquisa.

Boa leitura!!

Deborah Moraes Zouain

Diretora e editora da RAP

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    14 Dez 2011
  • Data do Fascículo
    Dez 2011
Fundação Getulio Vargas Fundaçãoo Getulio Vargas, Rua Jornalista Orlando Dantas, 30, CEP: 22231-010 / Rio de Janeiro-RJ Brasil, Tel.: +55 (21) 3083-2731 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rap@fgv.br