Acessibilidade / Reportar erro

Palavras da diretora

Palavras da diretora

A influência da mídia e da heurística da disponibilidade na percepção da realidade: um estudo experimental apresenta os resultados de um experimento conduzido para testar o papel da mídia como possível fonte geradora do viés. A mídia é considerada uma das principais fontes de informação e apresenta o potencial de definir a disponibilidade de eventos na memória. Percebe-se que a correlação entre o interesse da mídia por noticiar certos eventos e a frequência de ocorrência desses eventos é imperfeita. A discussão e compreensão sobre como funciona o julgamento das pessoas a respeito dos riscos são de especial relevância para gestores de políticas públicas. Na medida em que subestimam ou superestimam determinados riscos, eles podem estar desviando a atenção e a alocação de recursos de perigos reais.

Exames de mamografia em Mato Grosso do Sul: análise da cobertura como componente de equidade verifica a cobertura da mamografia em 77 municípios daquele estado em 2004. Os resultados indicam que: a oferta de exames é inferior ao necessário; a cobertura é desigual para as diferentes regiões; os termos de compromisso pactuados na Programação Pactuada Integrada (PPI) não atendem às recomendações do Consenso para Controle do Câncer de Mama.

A utilização das informações de custos na gestão da saúde pública: um estudo preliminar em secretarias municipais de saúde do estado de Santa Catarina apresenta pesquisa sobre o uso dessas informações na gestão das 20 secretarias municipais da saúde de Santa Catarina que mais receberam verbas federais em 2004. Os resultados indicam que apenas duas secretarias municipais estão com este processo um pouco mais avançado. Nas demais, o que se verifica são algumas tentativas de obter informações mais detalhadas sobre custos.

Mudança organizacional em uma empresa familiar brasileira avalia a eficácia da gestão da mudança organizacional em uma empresa familiar da área de saúde que passa por uma fase de sucessão e busca maior profissionalização. O processo é avaliado à luz do modelo de Kotter, comparando os oito passos propostos pelo autor com o ocorrido na empresa. Concluiu-se que o processo não foi bem-sucedido.

O cargo público de livre provimento na organização da administração pública federal brasileira: uma introdução ao estudo da organização da direção pública na perspectiva de estudos organizacionais demonstra, a partir das características normativas estruturantes do artigo, a centralidade do cargo público de livre provimento na organização da administração pública federal e, em decorrência, reflete acerca de sua constituição enquanto categoria de análise para a produção de conhecimento a partir de estudos organizacionais e da contribuição teórica capaz de orientá-la, desenvolvida por Pierre Bourdieu.

Trajetória institucional de um instituto público de pesquisa: o caso do Ital após 1995 analisa as transformações ocorridas nos modelos institucional e gerencial do Instituto de Tecnologia de Alimentos decorrentes da implementação do processo de reorganização, avaliando as implicações para o cumprimento das funções de organização pública de C&T daquela instituição e suas perspectivas para o futuro.

Estatuto da Cidade: aspectos epistemológicos, sociopolíticos e jurídicos contribui para o debate público sobre o Estatuto da Cidade, estimulando a percepção de seus desafios e das controvérsias entre especialistas do direito urbanístico, além de sugerir uma ampliação do debate no sentido de incluir clivagens subjacentes à crise civilizatória contemporânea.

Boa leitura!

Deborah Moraes Zouain

Diretora e Editora da RAP

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    28 Jul 2009
  • Data do Fascículo
    Jun 2009
Fundação Getulio Vargas Fundaçãoo Getulio Vargas, Rua Jornalista Orlando Dantas, 30, CEP: 22231-010 / Rio de Janeiro-RJ Brasil, Tel.: +55 (21) 3083-2731 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rap@fgv.br