Acessibilidade / Reportar erro

Editorial

O projeto de internacionalização da Revista de Administração Pública, cujos principais objetivos foram divulgados no Editorial do número 3, já começa a se materializar. Neste número divulgamos o resultado do processo de seleção para a edição de números especiais temáticos da revista. O comitê editorial da RAP considerou que as propostas a seguir descritas satisfizeram os critérios orientadores do número especial em termos de composição da equipe dos editores convidados, assim como o potencial de atrair contribuições nacionais e internacionais em torno de temas relevantes para o campo de administração pública.

A seguir divulgamos os títulos das propostas, os editores convidados e as instituições vinculadas, assim como o prazo de submissão de cada uma das chamadas.

Actors, mechanisms and directions of policy diffusion: between translation and resistence - editado por Osmany Porto de Oliveira (Universidade Federal de São Paulo) e Leslie Pal (Carleton University, Canada). Prazo de submissão dos artigos: até 31 de março de 2017.

Public policies and the city - editado por Sonia Fleury (Fundação Getulio Vargas), Joan Subirats (Instituto de Gobierno y Políticas Públicas de la Universitat Autònoma de Barcelona, Espanha), Daniel S. Lacerda (Lancaster University, UK e Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ) e Ismael Blanco (Instituto de Gobierno y Políticas Públicas de la Universitat Autònoma de Barcelona, Espanha). Prazo de submissão dos artigos: até 30 de abril de 2017.

As chamadas completas estão divulgadas na página da revista: <http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rap/announcement>.

O quinto número da RAP também começa a divulgar, de forma mais sistemática, artigos em inglês e português.

O primeiro artigo Indicadores de governança mundial e sua relação com os indicadores socioeconômicos dos países do Brics, de Pedro de Barros Leal Pinheiro Marino, Rômulo Alves Soares, Márcia Martins Mendes De Luca e Alessandra Carvalho de Vasconcelos, busca investigar a relação entre os indicadores de governança do Banco Mundial e os indicadores de desenvolvimento socioeconômico nos países que formam o Brics. O trabalho contribui ao identificar os indicadores de governança com mais probabilidade de contribuir para a melhoria do desenvolvimento socioeconômico dos países e, assim, direcionar o desenvolvimento de políticas públicas a partir dos problemas específicos evidenciados por tais indicadores.

O artigo Cost and price auditing: effectiveness in the procurement of defense services in Spain de José Aguado Romero e Antonio Manuel López Hernández analisa a auditoria de custos e preços e seu uso na Espanha, demonstrando que o instrumento contribui para um uso mais eficiente de recursos públicos.

O trabalho Governança em bancos centrais: um estudo comparativo das práticas de governança dos bancos centrais do Brasil, Canadá e Inglaterra, de Fernando de Abreu Faria e Rosalvo Ermes Streit, analisa a governança corporativa em bancos centrais nesses países, demonstrando que existem diferenças significativas entre os contextos pesquisados e que o grau de maturidade das sociedades dos países influencia as práticas de governança adotadas pelos bancos centrais.

O trabalho Políticas de inovação social e desenvolvimento: o caso da Bolsa de Terras de Bernadete de Lourdes Bittencourt e Luciana Francisco de Abreu Ronconi analisa iniciativas de inovação social que suscitam o desenvolvimento de políticas capazes de dinamizar o território, focando a experiência portuguesa da Bolsa de Terras.

O artigo Elementos institucionais e desempenho da logística de uma rede pública de assistência farmacêutica de Regina Célia Nazar Fialho e Ricardo Silveira Martins analisa como elementos institucionais, particularmente os relacionados com os pilares regulativos e cognitivos, influenciam o desempenho da logística numa organização pública, e oferece subsídios para apoiar a decisão dos gestores de saúde e logística de uma operação pública.

O artigo A hélice do poder público: padrões de distribuição de recursos federais para as Fundações de Amparo à Pesquisa Estaduais, de Gustavo Nóbrega Danda, Lúcia de Fátima Nascimento de Queiroz e Valmir Emill Hoffmann, analisa uma política pública da área de ciência e tecnologia, identificando padrões de distribuição nas transferências de recursos federais para as Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) no contexto de implantação da política nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I) e observando um distanciamento entre o padrão das transferências de recursos realizadas no período estudado e os objetivos de longo prazo propostos pela política, que consistem na redução das desigualdades regionais e na promoção do desenvolvimento do país.

Por fim, Douglas Antônio Rocha Pinheiro retoma uma discussão antiga, porém "mal respondida" no contexto brasileiro. Ele discute no ensaio teórico A legitimidade do controle social da gestão pública: uma resposta a Herbert Wechsler a legitimidade do controle social, com base na filosofia da responsabilidade, dos pilares da accountability e dos limites do sistema presidencialista.

Boa leitura!

Alketa Peci
Editora-chefe

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Sep-Oct 2016
Fundação Getulio Vargas Fundaçãoo Getulio Vargas, Rua Jornalista Orlando Dantas, 30, CEP: 22231-010 / Rio de Janeiro-RJ Brasil, Tel.: +55 (21) 3083-2731 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rap@fgv.br