Acessibilidade / Reportar erro

Aposentadoria por incapacidade permanente

COMENTÁRIOS

"Aposentadoria por incapacidade permanente"

Vitória Kedy Cornetta

O artigo original "Aposentadoria por incapacidade permanente", publicado nesta edição, na página 60, analisa com bastante propriedade o problema de casos de incapacidade na Universidade Federal de Minas Gerais, no período compreendido entre 1966 a 1997.

Trata-se de um assunto de grande interesse, pois umas das principais preocupações hoje em dia estão relacionadas com as aposentadorias por incapacidade permanente, causando grande impacto sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido, principalmente entre os trabalhadores menos qualificados.

Foram analisados 355 casos, apresentando grande variabilidade na distribuição anual, com mínimo entre os 1987/1991 e máximo em 1999. Mostrou o estudo que do total de aposentados, 56% eram homens e 44% mulheres ficando a média de idade de 51 anos, demonstrando a precocidade que pode refletir-se na força de trabalho das pessoas na Instituição.

Os diagnósticos mais freqüentes apresentados foram esquizofrenia, hipertensão arterial e dorsopatias.

Estudos realizados em alguns países, notadamente nos países mais desenvolvidos, demonstram a necessidade de ser efetuado o histórico de saúde dos trabalhadores, bem como ênfase nos estudos dos aspectos comportamentais e características ambientais.

Os autores ressaltam que a pesquisa corroborou positivamente para a constatação desses problemas, mas que a existência de uma boa organização prevencionista com a implantação de políticas voltadas à promoção e recuperação da saúde desses trabalhadores poderá reduzir os casos de incapacidade e melhorar sua qualidade de vida.

E ninguém melhor do que os trabalhos provenientes da área cientifica para apontar os caminhos a serem seguidos para diminuir novos casos desta natureza.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    28 Abr 2003
  • Data do Fascículo
    Jan 2003
Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br