Acessibilidade / Reportar erro

Intervenção multifatorial e doenças cardiovasculares em pacientes com diabetes tipo 2

CLÍNICA MÉDICA

Intervenção multifatorial e doenças cardiovasculares em pacientes com diabetes tipo 2

Sandra Roberta G. Ferreira

O risco de morte por causas cardiovasculares aumenta de duas a seis vezes em indivíduos diabéticos. Associações científicas internacionais têm recomendado o controle dos múltiplos fatores de risco cardiovascular, embora os benefícios desta estratégia para reduzir morbidade e mortalidade ainda não tivessem sido adequadamente documentados. O Steno-2 foi um estudo randomizado, aberto, pararelo, que comparou os efeitos do tratamento convencional sobre a hiperglicemia, hipertensão arterial e hiperlipidemia com um esquema intensivo sobre estes fatores de risco modificáveis, em pacientes com diabetes melito tipo 2 microalbuminúricos (80 em cada grupo). Desfechos micro e macrovasculares foram considerados. Invariavelmente, os pacientes alocados para o esquema intensivo recebiam – além das medicações específicas para suas doenças – inibidores do sistema renina-angiotensina (independente dos níveis pressóricos), AAS e vitaminas. A duração média de acompanhamento foi de 7,8 anos, quando os parâmetros hemodinâmicos e metabólicos foram menores no grupo de pacientes intensivamente tratados. O risco de eventos micro e cardiovasculares foram reduzidos em 50% entre os pacientes diabéticos tipo 2 microalbuminúricos que receberam tratamento intensivo para os múltiplos fatores de risco presentes nesta condição. Esta cifra foi a maior das até então observadas com tratamentos intensivos isolados para quaisquer dos clássicos fatores de risco cardiovascular.

Comentário

É provável que, após a publicação dos resultados do United Kingdom Prospective Diabetes Study – UKPDS1, referentes ao impacto do controle intensivo da glicemia sobre a morbidade e mortalidade cardio-vascular, o Steno-2 Study, reportado por Goede et al2, será um novo marco na literatura médica, amplamente citado no campo da clínica médica e da diabetologia. O Steno-2 Study - ao contrário do UKPDS que não revelou benefícios do controle exclusivo da glicemia sobre infarto do miocárdio e mortes cardiovasculares – finalmente forneceu as esperadas evidências de que somente através do controle dos múltiplos fatores de risco cardiovascular presentes no paciente diabético microalbuminúrico, tais como a hiperglicemia, hipertensão arterial sistêmica e hiperlipemia, é possível reduzir significantemente os eventos cardiovasculares, que representam sua principal causa de morte.

Com base em uma casuística (80 indivíduos por grupo) e duração de acompanhamento bastante razoáveis (7,8 anos), hoje é possível se ter certeza daquilo que antes era apenas intuitivo na prática clínica. Não é suficiente manter os níveis glicêmicos (e de A1c) na faixa da normalidade quando se deseja prolongar a vida de pacientes com diabetes tipo 2 microalbuminúricos, mas também se faz necessário normalizar sua pressão arterial à custa de inibidores do sistema renina-angiotensina aldosterona, além de outros anti-hipertensivos e seu perfil lipídico, em associação com terapia antiagregante plaquetária. A intervenção hipolipemiante mostrou ser a mais efetiva. No entanto, ainda é uma questão não-respondida qual das manobras terapêuticas foi a mais crucial na redução do risco cardiovascular. Esta é uma limitação do Steno-2, o que gera grande expectativa sobre resultados de futuros estudos. Apesar da ausência desta resposta, as diretrizes terapêuticas básicas para o paciente com síndrome metabólica estão bem definidas. Portanto, hoje é inconcebível que pacientes de tão alto risco cardiovascular não tenham acesso a todas estas terapias, visando a melhorar sua qualidade e expectativa de vida.

Referências

1. UK Prospective Diabetes Study Group. Intensive blood glucose control with sulfonylureas or insulin compared with conventional treatment and risk of complications in patients with type 2 diabetes: UKPDS 33. Lancet 1998;352:837-53.

2. Goede P, Vedel P, Larsen N, Jensen GVH, Parving HH, Pedersen O. Multifactorial interventional and cardiovascular disease in patient with type 2 diabetes. N Engl J Med 2003;48:383-93.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    22 Jul 2003
  • Data do Fascículo
    Jun 2003
Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br