Salário: Recompensa monetária pelo trabalho prestado, considerado como um fator essencial para manter um colaborador na organização. |
Milkovich et al. (2013)Milkovich, G., Newman, J., & Gerhart, B. (2013). Compensation (11th ed.). McGraw-Hill Education. e Pitts et al. (2011)Pitts, D., Marvel, J., & Fernandez, S. (2011). So hard to say goodbye? Turnover intention among US federal employees. Public Administration Review, 71(5), 751–760. http://www.jstor.org/stable/23017442 http://www.jstor.org/stable/23017442...
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Progressão na carreira: Refere-se às oportunidades de carreira e de desenvolvimento pessoal que aumentam o compromisso dos empregados, resultando na sua retenção. |
Horwitz et al. (2003)Horwitz, M. F., Heng, C. T., & Quazi, H. A. (2003). Finders, keepers? Attracting, motivating and retaining knowledge workers. Human Resource Management, 13(4), 23–44. https://doi.org/10.1111/j.1748-8583.2003.tb00103.x https://doi.org/10.1111/j.1748-8583.2003...
e Kroon e Freese (2013)Kroon, B., & Freese, C. (2013). Can HR practices retain flexworkers with their agency? International Journal of Manpower, 34(8), 899-917. https://doi.org/10.1108/IJM-07-2013-0169 https://doi.org/10.1108/IJM-07-2013-0169...
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Horários: Os horários de trabalho têm influência nas estratégias de retenção ao intervirem no equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional e promoverem uma organização flexível do trabalho, permitindo uma melhor gestão da carga de trabalho e as pausas durante o período de trabalho. |
Kamalaveni et al. (2019)Kamalaveni, M. S., Ramesh, S., & Vetrivel, T. (2019). A review of literature on employee retention. International Journal of Innovative Research in Management Studies, 4(4), 1–10. http://ijirms.com/downloads/220520 19250918-110.pdf http://ijirms.com/downloads/220520 19250...
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Liderança: Capacidade de a chefia inspirar, orientar e tratar os trabalhadores de forma imparcial. O tipo de liderança tem um grande impacto na retenção de trabalhadores nas organizações, e o aumento da rotatividade por vezes se deve ao desequilíbrio no relacionamento entre a chefia e o empregado. Um líder deve proporcionar motivação, bem-estar e eficácia organizacional. |
Miranda et al. (2016)Miranda, R. D., Avelino, B. C., & Takamatsu, R. T. (2016). Relação entre satisfação no trabalho e desempenho financeiro das empresas. Contabilidade, Gestão e Governança, 19(3), 336-355. https:// doi.org/10.21714/1984-3925_2016v19n3a1 https:// doi.org/10.21714/1984-3925_2016...
, Kamalaveni et al. (2019)Kamalaveni, M. S., Ramesh, S., & Vetrivel, T. (2019). A review of literature on employee retention. International Journal of Innovative Research in Management Studies, 4(4), 1–10. http://ijirms.com/downloads/220520 19250918-110.pdf http://ijirms.com/downloads/220520 19250...
e Alkhawaja (2017)Alkhawaja, A. (2017). Leadership style and employee turnover a mythical relationship or reality? M.A. in Leadership Studies. Capstone Project Papers, 16. https://digital.sandiego.edu/solesmalscap/16 https://digital.sandiego.edu/solesmalsca...
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Concorrência: A crescente concorrência para trabalhadores talentosos incentivou as organizações a rever suas estratégias de relação com os seus empregados, com o objetivo de atrair, motivar e reter o tipo de força de trabalho que irá ajudá-la a ser bem-sucedida. |
Miranda et al. (2016)Miranda, R. D., Avelino, B. C., & Takamatsu, R. T. (2016). Relação entre satisfação no trabalho e desempenho financeiro das empresas. Contabilidade, Gestão e Governança, 19(3), 336-355. https:// doi.org/10.21714/1984-3925_2016v19n3a1 https:// doi.org/10.21714/1984-3925_2016...
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Localidade: O local onde se encontra inserida a organização pode ser identificado como possível fator de atração e fixação, assim como poderá determinar a saída dos trabalhadores. |
Saradhi e Palshikar (2010)Saradhi, V. V., & Palshikar, G. K. (2010). Employee churn prediction. Expert Systems whith Applications, 38(3), 1999–2006. https://doi.org/10.1016/j.eswa.2010.07.134 https://doi.org/10.1016/j.eswa.2010.07.1...
e Dolatabadi e Keynia (2017)Dolatabadi, S. H., & Keynia, F. (2017, July 11–14). Designing of customer and employee churn prediction model based on data mining method and neural predictor. The 2nd International Conference on Computer and Communication Systems. https://doi.org/10.1109/CCOMS.2017.8075270 https://doi.org/10.1109/CCOMS.2017.80752...
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Ambiente de trabalho: Deve ser envolvente, pois é onde o trabalhador se encontra inserido, o que pode influenciar a execução do seu trabalho, sendo considerado um dos fatores responsáveis pelas saídas das organizações. Um bom ambiente de trabalho é propício à retenção de trabalhadores. |
Rossberg et al. (2004)Rossberg, J. I., Eiring, Ø., & Friss, S. (2004). Work environment and job satisfaction. A psychometric evaluation of the Working Environment Scale-10. Social Psychiatry and Psychiatry Epidemioly, 39(7), 576–580. https://doi.org/10.1007/s00127-004-0791-z https://doi.org/10.1007/s00127-004-0791-...
e Horwitz et al. (2003)Horwitz, M. F., Heng, C. T., & Quazi, H. A. (2003). Finders, keepers? Attracting, motivating and retaining knowledge workers. Human Resource Management, 13(4), 23–44. https://doi.org/10.1111/j.1748-8583.2003.tb00103.x https://doi.org/10.1111/j.1748-8583.2003...
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Reconhecimento: O reconhecimento do trabalhador pelo trabalho bem-feito é um fator imperativo para a sua retenção. Um simples reconhecimento impulsiona a motivação e o empenho, aumenta a produtividade e eleva o sentimento de compromisso e lealdade. Os trabalhadores querem ouvir que o seu trabalho está a ser seguido, reconhecido e apreciado. |
Rahman et al. (2020)Rahman, Z.-U., Ali, S. S., & Hussain, F. (2020). The critical elements determine employee retention in the Bpo sector of Bangladesh. International Journal of Scientific & Technology Research, 9(1), 2580–2588. http://www.ijstr.org/final-print/jan2020/The-Critical-Elements-Determining-Employee-Retention-In-The-Bpo-Sector-Of-Bangladesh.pdf http://www.ijstr.org/final-print/jan2020...
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Motivação: Pode ser definida como um conjunto de fatores que influenciam, intensificam, organizam e conduzem o comportamento humano, nomeadamente: a nível de carater pessoal, de desenvolvimento pessoal, das caraterísticas do trabalho e da própria organização. É o sentimento em relação ao trabalho desempenhado, relacionado com os processos de gestão da organização e com o ambiente de trabalho |
Miranda et al. (2016)Miranda, R. D., Avelino, B. C., & Takamatsu, R. T. (2016). Relação entre satisfação no trabalho e desempenho financeiro das empresas. Contabilidade, Gestão e Governança, 19(3), 336-355. https:// doi.org/10.21714/1984-3925_2016v19n3a1 https:// doi.org/10.21714/1984-3925_2016...
e Rahimić et al. (2012)Rahimić, Z., Resić, E., & Kožo, A. (2012). Determining the level of management competences in the process of employee motivation. Procedia – Social and Behavioral Sciences, 41, 535–543. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2012.04.066 https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2012.04...
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Churning: Excesso de turnover, relacionado com os fluxos de entradas e saídas dos trabalhadores das organizações e com os fluxos de trabalho. Custos associados ao excesso de realocações de trabalhadores derivado de saídas voluntárias. |
Burgess et al. (2000)Burgess, S., Lane, J., & Stevens, D. (2000). Job flows, worker flows, and churning. Journal of Labor Economics, 18(3), 473–502. https://doi.org/10.1086/209967 https://doi.org/10.1086/209967...
e Flórez et al. (2017)Flórez, L. A., Morales, L., Medina, D., & Lobo, J. (2017). Labour flows across firm’s size, economic sectors and wages in Colombia: Evidence from employer-employee linked panel. Borradores de Economía, 1013. https://doi.org/10.32468/be.1013 https://doi.org/10.32468/be.1013...
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Estratégias de retenção de recursos humanos: Capacidade que uma organização tem em manter os seus trabalhadores nela. |
Steil et al. (2016)Steil, A., Penha, M. M., & Bonilla, M. A. M. (2016). Antecedentes da retenção de pessoas em organizações: Uma revisão de literatura. Psicologia: Organizações e Trabalho, 16(1), 88–102. https://doi.org/10.17652/rpot/2016.1.542 https://doi.org/10.17652/rpot/2016.1.542...
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