Acessibilidade / Reportar erro

Churning de recursos humanos: Proposta de um modelo teórico-metodológico

Resumo

Objetivo:

O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa através da realização de entrevistas semiestruturadas, com o objetivo de elaborar um modelo teórico-metodológico do churning de recursos humanos, que permita em estudo futuro descrever estatisticamente as relações de interdependência entre as variáveis selecionadas, analisar o seu impacto e testar hipóteses.

Originalidade/valor:

A pertinência sobre o estudo desta temática recai sobre a oportunidade de contribuir para o desenvolvimento de um tema muito complexo, pouco explorado, com pouca literatura e poucos estudos empíricos, proporcionando como instrumento de recolha de dados a elaboração de um guião de entrevista que facilite estudos futuros. O churning de recursos humanos (excesso de turnover) está relacionado apenas com as substituições de trabalhadores que saíram voluntariamente da organização (Burgess et al., 2000).

Design/metodologia/abordagem:

Trata-se de estudo com uma abordagem qualitativa. O processo de recolha de dados consistiu na elaboração de um guião de 20 entrevistas semiestruturadas.

Resultados:

Através da análise dos resultados, foi possível constatar que quanto mais favoráveis forem as dimensões do churning, mais favorável será a retenção de trabalhadores nas organizações, pelo que se tornam pertinentes a criação e aplicação de medidas estratégicas por parte das organizações com o intuito de reter os trabalhadores mais experientes e qualificados, de forma a evitar custos elevados com novas contratações, resultantes de substituições (churning).

Palavras-chave:
churning de recursos humanos; entrevistas; modelo teórico-metodológico; dimensões do churning; medidas estratégicas

Editora Mackenzie; Universidade Presbiteriana Mackenzie Rua da Consolação, 896, Edifício Rev. Modesto Carvalhosa, Térreo - Coordenação da RAM, Consolação - São Paulo - SP - Brasil - cep 01302-907 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.adm@mackenzie.br