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RAM. Revista de Administração Mackenzie, Volume: 5, Número: 1, Publicado: 2004
  • APRESENTAÇÃO Presentation

    ZILBER, MOISES ARI
  • UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DOS FATORES RELEVANTES NA DECISÃO DE COMPRA DE PRODUTOS ORGÂNICOS1 Article

    LOMBARDI, MARTA SAMBIASE; MOORI, ROBERTO GIRO; SATIKO SATO, GENI

    Resumo em Português:

    RESUMO Nos últimos anos, com o consumo crescente de alimentos mais naturais, têm surgido questionamentos sobre a competitividade de produtos orgânicos em relação a outras fontes de alimentos, como os convencionais, transgênicos, ecológicos e outros. Assim, o objetivo deste artigo foi identificar os fatores relevantes na decisão de consumo de alimentos orgânicos. Para tanto foi utilizada uma amostra composta de 138 consumidores do Estado de São Paulo. O tratamento dos dados foi realizado por meio de técnicas da estatística descritiva e multi-variada, a análise fatorial. Os resultados evidenciaram cinco principais fatores de competitividade: (a) aspectos legais e de certificação; (b) ética da empresa; (c) preço e comercialização; (d) influências políticas; (e) questões ambientais. Outro resultado importante foi a identificação da melhora do meio ambiente como o aspecto que mais influencia os consumidores na tomada de decisão de compra de produtos orgânicos. Por fim, este estudo sugere ajustar a demanda de produtos orgânicos, que se mostrou favorável a um consumidor exigente, tornando-os, assim, uma realidade viável e acessível a um mercado crescente.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In the last years, due the growth of natural food consumption it had emerged questions concerning the competitive advantage of organic products in relation to other sources of foods such as traditional, genetically modified and ecological foods. The objective of this paper is identify the relevant factors concerning the purchase of organic foods. A sample, composed of 138 consumers of São Paulo State was utilized. The data treatment consisted of descriptive statistics and factor analysis. The results evidenced five competitive factors: (a) legal aspects and certification; (b) ethic of the company; (c) price and trading policy; (d) political influences and (e) environmental policy. Another important result when deciding what to buy an organic product was the impact of this production on the improvement of the environment, as decision to organic products. Finally, the study suggests the adjustment of the organic product demand to the needs of a demanding consumer as a way of improving its life quality and market share.
  • DEFESA DA CONCORRÊNCIA E REGULAÇÃO ECONÔMICA NO BRASIL Articles

    MATIAS-PEREIRA, JOSÉ

    Resumo em Português:

    RESUMO O Estado, para cumprir adequadamente suas funções, pode divulgar e utilizar as informações sinalizadoras dos agentes (NORTH, 1990), bem como acelerar o processo de mudanças e adequações institucionais, buscando adaptar normas e leis à realidade mutante da sociedade. Assim, numa economia de mercado como a brasileira, o governo necessita contar com dois importantes instrumentos - que interagem e se complementam -, para buscar o adequado funcionamento dos mercados: a legislação antitruste e a política de regulação econômica. Este artigo tem o objetivo de retratar em linhas gerais a política e o sistema de defesa da concorrência no Brasil, bem como analisar os impactos das decisões do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), para o fortalecimento institucional do sistema de defesa da concorrência no Brasil, a partir da abertura da economia brasileira na década de 1990, com destaque para as decisões sobre os atos de concentração analisados pós-1994. Concluímos que o sistema de defesa da concorrência - em que pese ainda estar em construção, e necessitar de maior celeridade na apreciação de determinados atos e aperfeiçoar o mecanismo de coordenação dos órgãos do sistema -, está se consolidando institucionalmente no Brasil.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The State, to fulfill its functions adequately, can divulge and use the information of the agents (North, 1990), as well as speeding up the institutional process of changes and adequacies, searching to adapt norms and laws to the mutant reality of the society. Thus, in a market economy as the Brazilian, the government needs to count on two important instruments - that they interact and if they complement - to search the adequate functioning of the markets: the antitrust legislation and the politics of economic regulation. This article has the objective to portray in general lines the politics and the system of free market defense in Brazil, as well as analyzing the impacts of the decisions of the Board of directors of CADE, for the institutional forty of the system of free market defense in Brazil, from the opening of the Brazilian economy in the Nineties of the century passed, with prominence for the decisions on the analyzed acts of concentration after-1994. We conclude that the system of free market defense - where it still weighs to be in construction, and to need a bigger rapidity in the appreciation of determined acts and to perfect the mechanism of coordination of the agencies of the system -, it is if consolidating institutional in Brazil.
  • CANIBALISMO ENTRE PRODUTOS: UM ESTUDO DE MÚLTIPLOS CASOS NA INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA BRASILEIRA Article

    OLIVEIRA, BRÁULIO ALEXANDRE CONTENTO DE; MATTAR, FAUZE NAJIB

    Resumo em Português:

    RESUMO A grande quantidade de novos produtos lançados pelas empresas como condição para serem competitivas pode desencadear a ocorrência de canibalismos. Este artigo tem por objetivo apresentar os resultados de um estudo de múltiplos casos realizado na indústria alimentícia brasileira, que buscou conhecer as conseqüências e as práticas em relação a essa prática. Verificou-se que a pressão dos consumidores e da concorrência são fatores que estimulam sua ocorrência; a política de marcas e de novos produtos contribuem para sua ocorrência; e as atividades relativas ao composto de marketing podem ser utilizadas para administrá-lo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The great number of new products launched by companies in order to be competitive can lead to cannibalism. This paper aims at presenting the results of a research related to the consequences and to the practices of cannibalism within eleven Brazilian food industry. The research illustrate the following results: customers and competition are factors that stimulate the occurrence of cannibalism; brands and new products policies contribute to occurrence of cannibalism; and the marketing mix components can be used to handle the cannibalism.
  • MODELAGEM DE ASPECTOS QUALITATIVOS DO PROCESSO DE NEGOCIAÇÃO Articles

    GOMES, CARLOS FRANCISCO SIMÕES; MONTEIRO GOMES, LUIZ FLAVIO ALTRAN

    Resumo em Português:

    RESUMO A obtenção do consenso em uma negociação é um problema complexo que envolve vários agentes, critérios, interesses e pontos de vista conflitantes. Ferramentas que tratem imprecisões e/ou indiscernibilidades e sistemas de apoio à decisão e/ou negociação podem e devem ser utilizados para facilitar a obtenção de um consenso. Este artigo mostra como usar as teorias dos conjuntos aproximativos, a teoria da utilidade multiatributo, a teoria dos jogos, bem como a teoria dos conjuntos nebulosos em um processo de negociação.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Trying to reach a consensus in a negotiation process can be a very complex problem involving multiple agents, conflicting points of view and criteria, pressure groups, etc. In this context imprecision and risk are quite often present. Tools for imprecision analysis and group decision aiding can be thus utilized in order to facilitate achieving a compromise. This article shows how fuzzy and rough sets, multiattribute utility theory, and prospect theory can be used in the analytical modeling embedded in negotiation support systems.
  • ANÁLISE CONTRATUAL SOB A ÓTICA DA ECONOMIA DOS CUSTOS DE TRANSAÇÃO: A RELAÇÃO ENTRE UMA COOPERATIVA HORTÍCOLA E UMA REDE DE SUPERMERCADOS NO ESTADO DE PERNAMBUCO Articles

    CARLINI JUNIOR, REGINALDO JOSÉ; DANTAS, CLÉBER LUIZ FERREIRA

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo analisou o tipo de acordo contratual existente entre a Cooperativa dos Horticultores de Pernambuco (Horticope), localizada na Central de Abastecimento Geral de Pernambuco (Ceagepe), e seu único cliente, a rede de supermercados Bompreço. Os fundamentos teóricos deste estudo foram os conceitos básicos da economia dos custos de transação (ECT) para estudo de contratos. Descreveram-se as táticas da empresa para assegurar a venda de hortaliças e plantas medicinais para um cliente considerado top de linha.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article describes the type of agreement existing between “Cooperativa dos Horticultores de Pernambuco” (HORTICOPE), located at “Central de Abastecimento Geral de Pernambuco” (CEAGEPE), and its only customer, Bompreço supermarket network. Theoretical grounding for this study is the basic concept on Transaction Cost Economy (ECT) for agreement study purposes. This article analyses company’s tactics to assure sale of vegetables and medicinal plants with a customer considered as top-level.
  • A ECONOMIA DO SOFTWARE DE FONTE ABERTA: RAZÕES QUE LEVAM OS DESENVOLVEDORES DE SOFTWARE A PARTICIPAR DAS COMUNIDADES DE FONTE ABERTA Articles

    ARROYO, CRISTIANE SONIA; MERLO, EDGARD MONFORTE; SIMÕES, ANDRÉ XAVIER

    Resumo em Português:

    RESUMO Atualmente o desenvolvimento de software é uma das atividades econômicas de maior evidência no mundo dos negócios internacionais. Grandes fortunas e corporações, como a Microsoft, se fizeram com o desenvolvimento e a venda de software proprietário. Nos últimos anos, contudo, tem ocorrido grande aumento do interesse no desenvolvimento do software livre, pois a expansão de seu uso o levou a ser competitivo e até dominante em algumas áreas. Do ponto de vista econômico, o comportamento dos programadores e das companhias comerciais empenhadas em projetos de fonte aberta é intenso. Por que programadores e grandes empresas investiriam tempo e dinheiro em um projeto que não poderiam vender, para obter retornos financeiros imediatos, nem poderiam registrar direitos de propriedade sobre seu trabalho? O objetivo deste artigo foi buscar e discutir as razões que levam empresas e profissionais a participar das comunidades de software de fonte aberta. Além disso, estabeleceu-se, por meio do estudo de caso das empresas Red Hat e Grisoft, a diferença entre software livre e gratuito.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Currently the software development is one of the most lucrative economic activities. Great wealth and large corporations, as the Microsoft, were built through the proprietary software development and commercialization. In the last years it occurred a great increase of the free software development, therefore the recent and strong expansion of its use took to be competitive and until being dominant in some areas. Evaluating this process by the economic point of view, the individual behavior of the commercial programmers and effort of company to develop open source projects has been intensive. Why programmers and large companies would invest time and money in a project that could not give an immediate financial return and even not provide a register right of property? The objective of this work is the investigation and discussion of the reasons that lead companies and people to participate in the open source software communities.
  • CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL DA INDÚSTRIA DE PLÁSTICOS CRIANDO ESTRATÉGIAS DE AÇÃO Articles

    WRIGHT, JAMES T. C; GIOVINAZZO, RENATA A.

    Resumo em Português:

    RESUMO As empresas que produzem plásticos enfrentam o enorme desafio de como assegurar a sustentabilidade de um setor cujos produtos, uma vez descartados, levam mais de 300 anos para a degradação. No Brasil, o consumo per capita de plásticos passará de aproximadamente 20 kg/ano para cerca de 35 kg/ano em 2010, totalizando 6,5 milhões de toneladas/ano. Diante desse contexto, e da necessidade de o setor estabelecer as bases para um crescimento ambientalmente sustentável, os autores propõem um programa de ação para incrementar a reciclagem de plásticos no País. Foi utilizada uma metodologia de Estruturação para Mudança, com aplicação das técnicas Análise e Estruturação de Modelos e Delphi para a definição de estratégias e ações para o setor, a partir de uma visão integrada do problema.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The firms that constitute the plastics production sector are confronting a huge challenge to guarantee the sustainability of an industry whose products, once used, take more than 300 years to decompose. In Brazil, the per capita consumption of plastics will evolve from 20kg/year to about 35kg/year in 2010, totalizing 6,5 millions of tons per year. In this context and in face of the sector’s need to establish the basis for environmentally sustainable growth, the authors proposed a program of action to increase the plastic recycling in the country. This article shows how a Structuring for Change methodology was used, with the application of the Interpretive Structural Modeling Technique and the Delphi Technique to define action strategies for the sector, from an integrated vision of the problem.
  • ESTRATÉGIA E VANTAGEM competitiva: um estudo do SETOR PETROQUÍMICO BRASILEIRO Article

    MORAES, CLAUDIO A. DE; ZILBER, MOISES ARI

    Resumo em Português:

    RESUMO Este trabalho tem como objetivo avaliar a validade da tipologia de Porter aplicada ao setor de resinas de polietileno. Além desse, identificar também o perfil das principais estratégias genéricas realizadas pelo setor, verificar a existência de estratégias híbridas e seus grupos estratégicos predominantes no setor. Foram pesquisados 26 métodos competitivos, a partir de uma escala Likert de importância de cinco pontos, gerando 112 observações. A partir das análises fatorial e discriminante, foram extraídos seis fatores ou dimensões estratégicas e definidos quatro grupos estratégicos. Os resultados indicaram a presença de todas as estratégias genéricas puras de Porter, além de duas estratégias híbridas. O primeiro fator extraído, mais importante e que significa uma estratégia híbrida com alvo amplo e ênfase no produto, representou 30% da variância total.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The objective of this paper is to evaluate the vality of Porter’s typology applied to the polyethylene resins industry. The main generic strategies and industry major strategic groups were identified and also the occurrence of hybrid strategies. A total of 112 observations, using a Likert importance scale, has been got from 71 firms, accounting for 26 competitive methods related to Porter’s generic strategies typology. Using the multivariate data analysis method (factor, cluster and discriminant analysis) it was possible to identify six factors or strategy dimensions and to define four strategic main groups.
  • USOS E LIMITAÇÕES DO MÉTODO LADDERING Articles

    VELUDO-DE-OLIVEIRA, TANIA MODESTO; IKEDA, ANA AKEM

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo tem por objetivo apresentar o método laddering e discutir as possibilidades de sua aplicação em pesquisas acadêmicas e de mercado, para contribuir com a disseminação de técnicas metodológicas que se apresentem como novas alternativas à pesquisa no Brasil. Foi realizado um levantamento bibliográfico a partir do qual descreveu-se o método, seu surgimento e suas etapas. Além disso, discutiram-se algumas de suas vertentes (hard laddering e LADDERMAP) e suas principais limitações. Conclui-se que o laddering é um método de grande valia no estudo do comportamento humano, servindo, sobretudo, à avaliação de valores dos indivíduos no contexto da teoria de cadeias meios-fim. No emprego do laddering, recomenda-se a observação de alguns pontos, como a qualificação do entrevistador e do pesquisador, a homogeneização do grupo de respondentes, o uso do software LADDERMAP para facilitar a operacionalização do método e a consideração de critérios na escolha do hard ou soft laddering.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article aims at showing the laddering method, considering the possibilities of its utilization in both academic and market researches. The idea is to contribute with the dissemination of methodological techniques that are new alternatives to the researches in Brazil. The literature review allowed to describe the method, its emergence and stages. Moreover, there is a discussion about hard laddering and LADDERMAP and their main limitations. The conclusion is that laddering method is of good value to human behavior studies, and above all to individual evaluation in the context of means-end chain theory. Authors emphasize that laddering demands a good interviewer and researcher, a homogeneous group to answer the questions and the use of LADDERMAP software to ease its application. Finally, some attention has to be given to the criteria of choosing hard or soft laddering.
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