Acessibilidade / Reportar erro
RAM. Revista de Administração Mackenzie, Volume: 4, Número: 2, Publicado: 2003
  • APRESENTAÇÃO Apresentação

    ZILBER, MOISES ARI
  • SERVIÇO DIFERENCIADO A CLIENTES ON-LINE: UM ESTUDO DE CASO NO SETOR DE TELECOMUNICAÇÕES Artigos

    GUILHOTO, LÚCIA DE FÁTIMA MARTINS

    Resumo em Português:

    RESUMO No contexto competitivo atual é impossível negar a importância da tecnologia para o desempenho das empresas em seus respectivos mercados de atuação. Novos desafios apresentam-se com freqüência e intensidade crescentes, potencializados por uma rede de mudanças ambientais, políticas, econômicas e tecnológicas que pressionam a empresa a assumir novas posturas e procurar novos meios de se diferenciar de seus concorrentes. A Internet é, hoje, umas das ferramentas que as empresas têm à sua disposição para fazer frente aos novos desafios apresentados pelo mercado, tendo se configurado em um meio bastante interessante de compartilhamento de conhecimento dentro das empresas e destas com o mundo exterior. Devido ao seu custo bem menor do que o das redes de comunicação privada, ela constitui um meio alternativo para que as empresas possam se comunicar com seus clientes, expandir seus mercados de atuação e estabelecer relacionamentos mais próximos com eles. Por isso, essa ferramenta foi escolhida para ser o objeto de um estudo de caso realizado junto à Telefónica, que será apresentado neste artigo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In the current competitive scenario the relevance of technology to leverage an enterprise performance is undeniable. New challenges come about at increasing frequency and intensity and are potentiated by a net of environmental, political and economical changes that drive companies to adopt new attitudes and to look for, on a regular basis, new ways to differentiate themselves from their competitors. The Internet is one of the tools that companies have at their disposal to face these challenges revealing itself to be a great mean to keep contact with clients and to strengthen the relationships with them. It has also proven itself to be useful to expand a company’s market. Therefore, this tool was chosen to be the object of a case study carried along in Telefónica that will be presented in this article.
  • TENDÊNCIAS PARA O AUTO-ATENDIMENTO BANCÁRIO BRASILEIRO: UM ENFOQUE ESTRATÉGICO BASEADO NA TEORIA DAS FILAS Artigos

    ABENSUR, EDER OLIVEIRA; FISCHMANN, ADALBERTO A.; BRUNSTEIN, ISRAEL; HO, LINDA LEE

    Resumo em Português:

    RESUMO Este trabalho integra os conceitos de Planejamento Estratégico e da Teoria das Filas para dar suporte à formulação e avaliação de estratégias viáveis para a gestão de serviços bancários oferecidos por caixas automáticos (ATM). Além disso, obteve-se um referencial prático valioso para a compreensão de como surge uma estratégia emergente. Este estudo utilizou informações sobre o comportamento dos usuários de caixas automáticos de um dos maiores bancos de varejo do Brasil e os atualizou de acordo com as mudanças da regulamentação bancária ocorrida em 2001 em função do racionamento de energia elétrica. De uma forma geral, foram identificadas duas linhas estratégicas opostas, representadas pelos bancos Bradesco e Itaú, respectivamente, primeiro e segundo maior banco privado brasileiro, sobre o tratamento oferecido aos seus clientes nas salas de auto-atendimento.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This work arranges Strategic Planning and Queuing Theory to evaluate the feasibility of new strategies for Automatic Teller Machine (ATM). Moreover, an important referential was developed to understand the origin of an emergent strategy. This study was applied to one of the largest retail banks in Brazil and it is in accordance with the changes of the banking regulation because of the rationing of electric energy in 2001. Two opposing strategic lines were identified represented by Bradesco and Itaú the two largest private Brazilian retail banks.
  • AVALIAÇÃO DE ESTRATÉGIAS EM MARKETING DE SERVIÇOS: UM ENFOQUE MULTICRITÉRIO Artigos

    MACHADO, EDUARDO PITOMBO; GOMES, LUIZ FLAVIO AUTRAN MONTEIRO; CHAUVEL, MARIE AGNES

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo apresenta um modelo de apoio à decisão voltado à análise de estratégias de marketing de serviços. O método analítico embutido no modelo de decisão foi o AHP - Analytic Hierarchy Process, em função de sua capacidade de facilitar a estruturação de um complexo problema decisorio, bem como de sua flexibilidade nas aplicações. O uso desse método foi operacionalizado por meio do software Expert Choice, que viabilizou o desenvolvimento do modelo e estimulou a participação de vários agentes de decisão no processo de modelagem e análise, sendo aplicado a estudo de caso da Xerox do Brasil. Encerra-se o artigo com conclusões práticas e recomendações para aplicações futuras similares.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article presents a decision support model for the analysis of services marketing strategies. The analytical method embedded in the decision model was the AHP - Analytic Hierarchy Process, considering its capability to facilitate the structuring of a complex decision problem as well its flexibility in applications. The use of the method was made operational through the Expert Choice software, that made model development feasible and stimulated the participation of various decision agents in the processes of model-building and analysis, and was applied on a Xerox Brazil case study. The article closes with practical conclusions and recommendations for similar, future applications.
  • LA ORGANIZACIÓN Y LA ESTRATEGIA: PREFERENCIAS DEL ESTRATEGA O IMPERATIVO PARA EL ÉXITO Artigos

    HERNÁNDEZ, JOSÉ G. VARGAS

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El objetivo de este trabajo es analizar la transformación de los procesos en la formulación de estrategias con relación a la evolución de la organización. Se determina que el pensamiento estratégico y la formulación de la estrategia ha sido privilegio único de la alta dirección hasta los 70’s, cuando el contexto se caracterizó por ser más o menos estable, en el que las ventajas comparativas eran suficientes para alcanzar el éxito de la organización a partir de la función del management tradicional. Sin embargo, al cambiar el medio ambiente competitivo por el fenómeno de la “turbulencia”, con mayor complejidad e incertidumbre, la alta dirección de las organizaciones debe responder a crecientes demandas impuestas por las nuevas condiciones económicas y sociales. Y mediante un proceso continuo de innovación de todas las actividades de la empresa buscar ventajas competitivas sostenibles fundadas en elementos intangibles especialmente, en el “conocimiento”, el cual está interiorizado en todos los miembros de la organización. Por lo tanto, aunque la formulación de la estrategia sigue siendo facultad de la alta dirección, de alguna manera es influida por los demás integrantes de la organización.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The objective of this paper is to analyze the transformation processes in strategy formulation in relation to the evolution of the organization. It is determined that strategic thinking and strategy formulation has been a unique privilege of top management until the 70’s when the context was characterized by being more or less stable, in which the comparative advantages were sufficient to achieve the organization’s success starting from the role of traditional management. However, when the competitive environment changes due to the turbulence phenomena, with more complexity and turbulence, top management of organizations must respond to increasing demands imposed by the new social and economic conditions. And through a continuous process of innovation of all activities of the business to search for sustainable competitive advantages founded on intangible elements, specifically on the “knowledge” which is internalized in all the members of the organization. Thus, although strategic formulation is still faculty of top management, in some way it is influenced by other members of the organization.
  • QUE VALORES ESTÃO NA MODA? ACHADOS MUITO ALÉM DO EFÊMERO Artigos

    MELLO, SÉRGIO CARVALHO BENÍCIO DE; LEÃO, ANDRÉ LUIZ MARANHÃO DE SOUZA; SOUZA NETO, ARCANJO FERREIRA DE

    Resumo em Português:

    RESUMO O que faz uma marca ser desejada? Várias são as evidências de que os consumidores escolhem marcas que tenham valores congruentes com os seus. Baseado nessa perspectiva, este trabalho objetiva descobrir os valores das marcas, tomando como referência o conceito de personalidade de marca. Para isso, foi utilizada a lista de valores (LOV) na avaliação de duas marcas de moda. Uma amostra de 296 respondentes foi consultada. Os dados indicaram uma orientação similar da percepção dos valores, sendo que um mesmo valor foi o mais importante para as duas marcas pesquisadas. Além disso, foram descobertas novas dimensões de agrupamento dos valores apresentados na LOV. Conclusões e implicações gerenciais são também discutidas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT What makes a brand desirable? There are plenty of evidences indicating that consumers make brand decisions based on the congruence between brand value and customer value. This study aims to discover brand values, having as a reference the brand personality concept. For that, the list of values (LOV) has been used to measure two fashion brands. A sample of 296 respondents was consulted. Data indicated a similar perceptual orientation, in a way that a same value was considered the most important for both brands. Besides, new LOV clustering dimensions were identified. Conclusions and managerial implications are also discussed.
  • REMUNERAÇÃO POR COMPETÊNCIAS: O PONTO DE VISTA DE GESTORES DE UMA ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA ESTATAL(*) Artigos

    RIBEIRO, LORE MARGARETE MANICA; GUIMARÃES, TOMÁS DE AQUINO; SOUZA, EDA CASTRO LUCAS DE

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo tem como objetivo identificar a percepção de gestores da área de negócios de uma organização financeira estatal sobre remuneração por competências. Com base em revisão de literatura e em entrevistas, foi elaborado um questionário composto de 40 itens, com respostas padronizadas em escala do tipo Likert, o qual continha também uma seção destinada a identificar variáveis demográficas e funcionais dos respondentes. Após validação semântica e de conteúdo, o referido questionário foi respondido por 585 gestores da organização pesquisada, que representam cerca de 10% do universo. A análise fatorial realizada revelou a existência de dois fatores: preditores de resistência e preditores de expectativas, tendo permanecido 38 dos 40 itens do questionário. As análises estatísticas mostraram também que os respondentes que estão estudando e os que ocupam o cargo de gerente de Ponto-de-Venda apresentam expectativas mais positivas a respeito da remuneração por competências. Além disso, a pesquisa gerou um instrumento que poderá ser replicado por outras organizações. Ao final são apresentadas recomendações à organização pesquisada a respeito de remuneração por competências e sugestões de novas pesquisas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The aim of this paper is to identify the perception upon competence-based earning of managers from a Brazilian government financing organisation. A forty-item Likert-scale questionnaire was developed based on a review of the literature and on interviews. That form also included a section of demographic and functional data. After semantic and content validation, the questionnaire was filled out by 585 managers of that organisation, about 10% of that staff. Factorial analysis was done and showed two factors: resistance and expectation predictors. 38 from the 40 items of the questionnaire were confirmed. Data analyses also showed that respondents who are taking regular education programs and Sales Managers have more positive expectations with respect to competence-based earning. Besides that, the survey validated a questionnaire which would be applied by other organisations. Suggestions about competencebased earning policy and further research are made.
  • REFORMA DO ESTADO, DESCENTRALIZAÇÃO E AUTONOMIA FINANCEIRA DOS MUNICÍPIOS Artigos

    SANTOS, ANGELA MOULIN SIMÕES PENALVA

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo discute o processo de descentralização no Brasil da perspectiva do grau de autonomia financeira desfrutada pelos municípios brasileiros com população superior a 100 mil habitantes, considerados como os mais aptos a experimentar um maior protagonismo na implementação das políticas públicas. Após apresentar indicadores de que os municípios vêm assumindo maiores responsabilidades no financiamento das políticas consideradas direitos dos cidadãos brasileiros, adicionam-se outros dados que mostram o aumento da arrecadação fiscal ao longo da década de 1990, indicando que os municípios de médio e grande porte estão ampliando sua autonomia financeira por meio da melhoria na sua administração tributária, não obstante continuarem a depender das receitas de transferências. A evidência de que a União vem diminuindo sua participação no financiamento das políticas públicas torna necessário que os municípios continuem empenhados em maior esforço fiscal, sendo que esse objetivo poderá ser alcançado principalmente por uma melhora na arrecadação do IPTU.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article aimed at the Brazilian decentralization process concerning the cities with population between one hundred thousand and one million inhabitants and their level of financial autonomy. The article not only analyses the performance of the medium cities and their capacity of assuming greater responsibilities in the implementation of public policies but also analyses some statistics from the last decade. This analysis pointed out that the medium cities are increasing their financial autonomy in consequence of some changes in the public income management despite the fact that the medium cities still depend on the income transferred from state and central government. In addition, the budget for public policies from the central government is shrinking what should stimulate the implementation of public policies aimed at a growth on the public income, specially on IPTU.
Editora Mackenzie; Universidade Presbiteriana Mackenzie Rua da Consolação, 896, Edifício Rev. Modesto Carvalhosa, Térreo - Coordenação da RAM, Consolação - São Paulo - SP - Brasil - cep 01302-907 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.adm@mackenzie.br