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INOVAÇÃO NAS EMPRESAS E ORIENTAÇÃO CULTURAL À INOVAÇÃO: UM ESTUDO MULTINÍVEL

RESUMO

Objetivo:

Testar a influência da orientação cultural à inovação no número de inovações mensuradas em empresas brasileiras.

Originalidade/valor:

O estudo utiliza uma abordagem que ainda não foi explorada na área, a análise multinível.

Design/metodologia/abordagem:

Cinco fatores de orientação cultural à inovação foram considerados: rituais e histórias; estratégias de inovação; símbolos e heróis; autonomia; e normas e comunicação. A inovação foi subdividida em quatro tipos: produto, serviço, tecnológico e administrativo. O estudo consistiu em uma amostra de 345 indivíduos em 60 organizações. A relação entre as variáveis ​​foi analisada usando regressão linear e modelagem multinível.

Resultados:

Os resultados da análise de regressão mostraram relações positivas e negativas de todos os fatores culturais com algum tipo de inovação. A análise multinível indicou uma relação entre as duas variáveis ​​apenas nos fatores rituais e histórias e símbolos e heróis, ambos no nível individual. O estudo indica a existência de características da cultura organizacional que favorecem e inibem a inovação. Além disso, destacam-se a complexidade do assunto e a consequente necessidade de novos estudos.

PALAVRAS-CHAVE:
Cultura organizacional; Inovação; Orientação cultural à inovação; Tipos de inovação; Análise multinível

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