Accessibilidad / Informe de Error
Revista de Administração de Empresas, Volumen: 60, Numero: 3, Publicado: 2020
  • REFLEXÕES SOBRE A PRODUÇÃO E A PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS Editorial

    Tonelli, Maria José; Zambaldi, Felipe
  • El rol del empoderamiento e identificación de equipos de trabajo en clima de innovación Articles

    RAMÍREZ, MANUEL FERNANDO MONTOYA; OSTOS, JHONY; ARTEAGA, ARTURO RODOLFO SAENZ

    Resumen en Portugués:

    RESUMO Vários estudos argumentam que um clima organizacional orientado para promover a inovação gera maior competitividade nas empresas. No entanto, poucos autores exploraram os fatores que condicionam a formação do clima de inovação e os efeitos que estes têm sobre o desempenho do trabalhador. Com base em uma amostra de 201 trabalhadores que atuavam em empresas de manufatura e serviços, foi realizada uma análise sobre a influência de variáveis como empoderamento e identificação de equipes de trabalho no clima de inovação. Também foi analisada a influência do clima de inovação no desempenho laboral e no compromisso de trabalho. Os resultados indicaram que existe uma relação positiva entre as hipóteses levantadas, o empoderamento e a identificação com as equipes de trabalho influenciam o clima da inovação, e esse último influencia o desempenho e o comprometimento do trabalho.

    Resumen en Español:

    RESUMEN Diversos estudios sostienen que un clima organizacional, orientado a promover la innovación, genera mayor competitividad en las empresas; sin embargo, pocos autores han explorado los factores que condicionan la formación del clima de innovación y los efectos que estos tienen en el desempeño del trabajador. En base a una muestra de 201 trabajadores que se desempeñaban en empresas de manufactura y servicios, se llevó a cabo un análisis sobre la influencia de las variables empoderamiento e identificación de los equipos de trabajo en el clima de innovación. También, se analizó la influencia del clima de innovación en el desempeño laboral y en el compromiso de trabajo. Los resultados indicaron que existe una relación positiva entre las hipótesis planteadas, el empoderamiento y la identificación con los equipos de trabajo influyen en el clima de innovación, y este último influye en el desempeño laboral y el compromiso laboral

    Resumen en Inglés:

    ABSTRACT Several studies argue that an organizational climate oriented to promote innovation generates greater competitiveness in companies. However, very few researchers have explored the factors that lead to the formation of innovation climate and their effects on workers’ performance. Based on a sample of 201 workers from manufacturing and service companies, an analysis was carried out to examine the influence of variables like empowerment and Identification with work teams in innovation climate. Furthermore, the influence of innovation climate on job performance and work commitment was analyzed. The results indicate that there is a positive relationship among the variables of the hypotheses, empowerment and Identification with work teams influence in innovation climate, and the latter influences work performance and work commitment
  • ANALIZANDO LA INNOVACIÓN COMERCIAL EN LAS EMPRESAS PERUANAS DE MANUFACTURA DE MENOR INTENSIDAD TECNOLÓGICA Artículos

    GALLEGOS, JAVIER FERNANDO DEL CARPIO; MIRALLES, FRANCESC

    Resumen en Portugués:

    RESUMO A inovação não tecnológica, entendida como a realização de inovações organizacionais e comerciais, tem atraído muito interesse dos pesquisadores. O presente estudo concentra-se em como as fontes externas de conhecimento se relacionam com a inovação de produto, organizacional e comercial, bem como analisa como a inovação organizacional e de produto medeia a relação entre fontes externas de conhecimento e inovação comercial. Os estudos sobre inovação comercial não apresentam seu real impacto e importância para as empresas manufatureiras. Utilizando dados de 557 empresas industriais peruanas que apresentam menor intensidade tecnológica, foi aplicado um modelo de equações estruturais. Os resultados mostram que fontes externas de conhecimento estão relacionadas à inovação de produto e organizacional. Os gerentes devem promover inovações de produtos que favoreçam o desenvolvimento de inovações comerciais na empresa.

    Resumen en Español:

    RESUMEN En la última década, la innovación no tecnológica ha llamado mucho el interés de los investigadores. Este tipo de innovación incluye la organizacional y comercial. El presente estudio se enfoca en dos objetivos principales: identificar la relación entre las fuentes externas de conocimiento y la innovación en producto, organizacional y comercial; y analizar cómo la innovación en producto y organizacional median la relación entre las fuentes externas de conocimiento y la innovación comercial. Actualmente, los estudios sobre este tipo de innovación no presentan su real impacto e importancia para las empresas de manufactura, por lo que es importante prestarle atención. Usando los datos de 557 empresas peruanas de manufactura que presentan una menor intensidad tecnológica, se aplicó un modelo de ecuaciones estructurales. Los resultados mostraron que las fuentes externas de conocimiento están relacionadas con la innovación en producto y organizacional. Por ello, los gerentes deben impulsar las innovaciones en producto que favorezcan el desarrollo de innovaciones comerciales en la empresa.

    Resumen en Inglés:

    ABSTRACT Non-technological innovation, including organizational and marketing innovation, has attracted substantial interest from researchers. The present study focuses on how external sources of knowledge relate to product, organizational, and marketing innovation, as well as analyzing how product and organizational innovation mediate the relationship between external sources of knowledge and marketing innovation. Current studies on marketing innovation do not present its real impact and importance for manufacturing companies. Using data from 557 Peruvian manufacturing companies that possess lower technological intensity, a model of partial structural equations was applied. The results show that external sources of market knowledge are related to product and organizational innovation. Managers should promote product innovations that favor the development of marketing innovations in the company.
  • ¿Mujeres de Vida Fácil? Tiempo, placer y sufrimiento en el trabajo de prostitutas Artigos

    PAIVA, KELY CÉSAR MARTINS DE; PEREIRA, JEFFERSON RODRIGUES; GUIMARÃES, LETÍCIA ROCHA; BARBOSA, JANE KELLY DANTAS; SOUSA, CAISSA VELOSO E

    Resumen en Portugués:

    RESUMO Este estudo se propõe a analisar como percepções temporais influenciam vivências de prazer e sofrimento no trabalho de prostitutas, em Belo Horizonte (MG). Foi realizado um estudo de caso, de natureza qualitativa descritiva. A coleta de dados deu-se por meio de entrevistas com roteiro semiestruturado. Foram abordadas 15 profissionais dos chamados “hotéis de batalha”, e os dados coletados foram tratados por meio de análise de conteúdo. As prostitutas entrevistadas associam o tempo a um recurso, e isso se vincula a vivências de prazer e sofrimento, no sentido de que a administração adequada do tempo gera, para elas, o dinheiro, que é a principal fonte de prazer do seu trabalho. Contudo, esse tempo de trabalho é também fonte de vivências de sofrimento, uma vez que as prostitutas naturalizam ou aceitam incômodos em relação ao trabalho e às consequências que ele acarreta.

    Resumen en Español:

    RESUMEN Este estudio se propone analizar cómo percepciones temporales influyen en las vivencias de placer y sufrimiento en el trabajo de prostitutas, en Belo Horizonte (MG). Se realizó un estudio de caso, de naturaleza descriptiva y abordaje cualitativo. La recolección de datos se dio a través de entrevistas con un itinerario semiestructurado, con participación de 15 profesionales de los llamados "hoteles de batalla", y los datos colectados fueron tratados por medio de la técnica de análisis de contenido. Las prostitutas asocian el tiempo a un recurso y esto se vincula a vivencias de placer y sufrimiento, en el sentido de que la administración adecuada del tiempo genera para ellas el dinero que es la principal fuente de placer de su trabajo. El tiempo de trabajo de las prostitutas es también fuente de vivencias de sufrimiento, ya que las prostitutas naturalizan o aceptan los inconvenientes con relación al trabajo y a las consecuencias que él acarrea.

    Resumen en Inglés:

    ABSTRACT This study aims to analyze how temporal perceptions influence pleasure and suffering in the work of prostitutes in Belo Horizonte (MG). A descriptive and qualitative case study was carried out. Data were collected through semi-structured interviews with 15 professionals from places known as "battle hotels" and analyzed using content analysis. The interviewed prostitutes associated time as a resource, and this was linked to experiences of pleasure and suffering, in the sense that the effective management of time generated money which was the main source of pleasure from their work. The working time of the prostitutes was also a source of suffering because they normalized or accepted discomfort from their work and the consequences that it entailed.
  • INFORMACIÓN INTEGRADA SEGÚN EL IIRC DE 2011 A 2015 Artículos

    ORTIZ-MARTÍNEZ, ESTHER; MARÍN-HERNÁNDEZ, SALVADOR; SÁNCHEZ-AZNAR, LUIS ALFONSO

    Resumen en Portugués:

    RESUMO O objetivo deste trabalho é verificar se a informação integrada está efetivamente sendo divulgada de acordo com as diretrizes do IIRC e se a qualidade da divulgação é influenciada por outras variáveis. Para isso, foi analisada uma amostra constituída por todos os relatórios integrados preparados voluntariamente com a base de dados do IIRC a partir de 1 de abril de 2017, com dados do período 2011-2015, formada por 174 relatórios. Os principais resultados que podem ser ressaltados são de que a conformidade com os requisitos do IIRC é baixa e heterogênea, e que informações sobre certas diretrizes são mais divulgadas do que outras. Existem princípios básicos de informações integradas que são determinados principalmente pelo momento em que foi publicado o Marco Conceitual do IIRC, e a materialidade é dependente do tipo de empresa analisada.

    Resumen en Español:

    RESUMEN El objetivo de este trabajo es comprobar si efectivamente se está revelando la información integrada de forma completa según las directrices del IIRC y si esta priorización está influenciada por otras variables. Para ello, se ha analizado una muestra compuesta por todos los informes integrados elaborados de forma voluntaria disponibles en la base de datos del IIRC a 1 de abril de 2017, para el período 2011-2015, formada por 174 informes. Como principales conclusiones se puede resaltar que el cumplimiento de los requisitos del IIRC es bajo y heterogéneo, y que efectivamente se está revelando información sobre determinadas directrices frente a otras. Existen principios básicos de la información integrada que están determinados principalmente por el momento en el que se publicó el Marco Conceptual del IIRC, y la materialidad se utiliza dependiendo del tipo de empresa.

    Resumen en Inglés:

    ABSTRACT The objective of this paper is to check if integrated reporting adheres properly to International Integrated Reporting Council (IIRC) requirements or only follows some guidelines, and whether these are prioritized depending on the effects of other variables. We studied a sample of all the voluntarily issued integrated reports available on the IIRC database at 1st April 2017, for the period 2011-2015, which total 174. The main conclusions are that compliance with IIRC guiding principles is low and heterogeneous, and that some principles are adhered to more than others. There are core principles of the integrated reporting that are determined by the date of publication of the IIRC framework, while the materiality used depends on the type of company.
  • O P AINDA TEM VALOR? Pensata

    BARTH, NELSON LERNER; LOURENÇO, CARLOS EDUARDO
  • EMERGING MARKET MULTINATIONAL COMPANIES (EMNCs): CHALLENGES AND OPPORTUNITIES Book Review

    LEMOS, FERNANDA
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br