Acessibilidade / Reportar erro
Revista de Administração de Empresas, Volume: 54, Número: 3, Publicado: 2014
  • Editorial

    Diniz, Eduardo
  • Fragmentação do conhecimento científico em administração: uma análise crítica Artigos

    Siegler, Janaina; Biazzin, Cristiane; Fernandes, Aline Rodrigues

    Resumo em Português:

    Este estudo objetiva retomar a discussão da fragmentação da ciência, explorar como esse fenômeno manifesta-se em Administração e quais suas implicações para o avanço do conhecimento científico. Para tanto, utilizou-se a interface entre os campos de Operações e Recursos Humanos como caso ilustrativo. A metodologia adotada foi o estudo bibliométrico por meio de um mapeamento estruturado da produção científica dessas duas grandes áreas. Os resultados indicaram que ambas evoluíram de modo independente, com pouca sinergia entre os autores dos diferentes campos. Foram evidenciados fatores que ressaltam a fragmentação (visões epistemológicas, preferências metodológicas e distanciamento entre os autores). Finalmente, buscou-se provocar a reflexão quanto às oportunidades oferecidas pelo intercâmbio entre áreas para a evolução do conhecimento.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio tiene como objetivo retomar la discusión de la fragmentación de la ciencia, explorar cómo ese fenómeno se manifiesta en Administración y cuáles son sus implicancias para el avance del conocimiento científico. Para esto, se utilizó la interfaz entre los campos de Operaciones y Recursos Humanos como caso ilustrativo. La metodología adoptada fue el estudio bibliométrico por medio de un mapeo estructurado de la producción científica de estas dos grandes áreas. Los resultados indicaron que ambas evolucionaron de modo independiente, con poca sinergia entre los autores de los diferentes campos. Fueron puestos en evidencia factores que resaltan la fragmentación (visiones epistemológicas, preferencias metodológicas y distanciamiento entre los autores). Finalmente, se buscó provocar la reflexión en cuanto a las oportunidades ofrecidas por el intercambio entre áreas para la evolución del conocimiento.

    Resumo em Inglês:

    This study aims to rescue the discussion of science fragmentation, exploring how this phenomenon manifests itself in Management Science and Business Administration and what its implications for the advancement of scientific knowledge. As an illustrative case, we used the interface between Operations Management and Human Resources Management fields. The methodology adopted was a bibliometric research through a structured mapping of the scientific production of these two major areas. The results indicated that both evolved independently, with little synergy, given the paucity of works found in two decades of research. The study highlights some factors that can enhance the fragmentation: epistemological views, preferences, and methodological gaps between the authors. From these findings, the study seeks to provoke reflection about the opportunities offered from the exchange between areas for the advancement of knowledge.
  • Gerenciamento de resultados e crises econômicas no mercado de capitais brasileiro Articles

    Silva, Aldy Fernandes da; Weffort, Elionor Farah Jreige; Flores, Eduardo da Silva; Silva, Glauco Peres da

    Resumo em Português:

    A crise econômica de 2008 desafiou a contabilidade, demandando critérios de reconhecimento e mensuração ajustados a esse cenário, ou mesmo questionando a sua capacidade de informar adequadamente a situação econômico-financeira das entidades antes de sua ocorrência. Nesse trabalho verificamos se durante crises econômicas as empresas listadas no mercado de capitais brasileiro tendiam a adotar práticas de gerenciamento de resultados (GR). A amostra consistiu de 3.772 observações empresas por ano, de 1997 a 2009. Desenvolvemos modelos de regressão com dados em painel, considerando accruals discricionários como uma proxy de GR, crise como um fator macroeconômico (variável de interesse), e ROA, market-to-book, tamanho, alavancagem, investimento estrangeiro direto e setor como variáveis de controle. Diferentemente de estudos anteriores sobre GR, duas abordagens foram utilizadas na construção dos modelos e múltiplas crises foram observadas simultaneamente. Os testes estatísticos revelaram, em ambas as abordagens, uma relação significativa entre crise e as práticas de GR.

    Resumo em Espanhol:

    La crisis económica de 2008 ha desafiado a la contabilidad, exigiendo criterios de reconocimiento y evaluación apropiadamente ajustados a ese escenario, o incluso cuestionando su capacidad de informar adecuadamente sobre la situación económico-financiera de las entidades antes del comienzo de la crisis. Nuestro objetivo ha sido comprobar si durante las crisis económicas las empresas que cotizan en el mercado de capitales brasileño se inclinan a adoptar prácticas de gestión de resultados (GR). La muestra está formada por 3.772 observaciones por empresa/año, durante 13 años (de 1997 a 2009). Desarrollamos modelos de regresión, considerando los ajustes discrecionales (discretionary accruals) como proxy de GR (variable dependiente), la crisis como un factor macroeconómico (variable de interés), ROA, market-to-book, tamaño, impulso, inversión extranjera directa y sector como variables de control. Al contrario de los estudios anteriores sobre gestión de resultados, se han utilizado dos enfoques en los modelos de regresión de datos en panel y se observaron distintos escenarios de crisis simultáneamente. Las pruebas estadísticas revelaron, en ambos enfoques utilizados, una relación significativa entre la crisis y las practicas de GR en las compañías presentes en Brasil.

    Resumo em Inglês:

    The 2008 economic crisis challenged accounting, either demanding recognition and measurement criteria well adjusted to this scenario or even questioning its ability to inform appropriately entities' financial situation before the crisis occurred. So, our purpose was to verify if during economic crises listed companies in the Brazilian capital market tended to adopt earnings management (EM) practices. Our sample consisted in 3,772 firm-years observations, in 13 years - 1997 to 2009. We developed regression models considering discretionary accruals as EM proxy (dependent variable), crisis as a macroeconomic factor (dummy variable of interest), ROA, market-to-book, size, leverage, foreign direct investment (FDI) and sector as control variables. Different for previous EM studies two approaches were used in data panel regression models and multiple crises were observed simultaneously. Statistics tests revealed a significant relation between economic crisis and EM practices concerning listed companies in Brazil in both approaches used.
  • Valor da marca na indústria hoteleira Paquistanesa Articles

    Ishaq, Muhammad Ishtiaq; Hussain, Nazia; Asim, Ali Ijaz; Cheema, Luqman J.

    Resumo em Português:

    O valor da marca é considerado o aspecto mais importante da marca, que é um conjunto de responsabilidades e ativos das marcas, seu símbolo ou nome que subtraem de ou adicionam o valor fornecido por um produto ou serviço para uma empresa e clientes. Dessa forma, o esforço da pesquisa atual foi identificar a inter-relação das dimensões de valor da marca baseadas no cliente (reconhecimento da marca, fidelidade à marca, imagem da marca e qualidade do serviço) na indústria hoteleira paquistanesa. Os dados foram coletados de 821 consumidores que experimentaram os serviços dos hotéis cinco estrelas paquistaneses de vários locais. Mediar a regressão e as análises de regressão em etapas foram aplicada para investigação das hipóteses do estudo. Os resultados apontaram as influências significativas e positivas da qualidade do serviço em todas as outras dimensões do valor da marca, enquanto as mediações parciais foram aprovadas entre as variáveis. As implicações dos pesquisadores e profissionais são discutidas.

    Resumo em Espanhol:

    El valor de marca es considerado como el aspecto más importante de la marca que es un conjunto de activos y pasivos marcas, su símbolo o nombre que restar / añadir el valor proporcionado por un producto o servicio a una empresa y los clientes. Por lo tanto, la corriente de esfuerzo de investigación fue identificar la interrelación de las dimensiones de valor de marca basado en los clientes (conocimiento de la marca, la lealtad de marca, imagen de marca y la calidad de servicio) en Pakistán industria hotelera. Se recogieron datos de 821 consumidores que han experimentado los servicios de paquistaníes hoteles de cinco estrellas de varias ubicaciones. Mediar regresión y análisis de regresión escalonada se aplicaron para la investigación de las hipótesis del estudio. Los resultados indicaron una influencia positiva y significativa de la calidad del servicio en todas las demás dimensiones de valor de marca, mientras que las mediaciones parciales fueron aprobados entre las variables. Se discuten los investigadores y los profesionales de las implicaciones.

    Resumo em Inglês:

    Brand equity is considered as the most important aspect of branding, which is a set of brands' assets and liabilities, its symbol or name that subtracts from or adds the value provided by a product or service to a firm and customers. The current research endeavor was to identify the interrelationship of customer-based brand equity dimensions (brand awareness, brand loyalty, brand image, and service quality) in Pakistani hotel industry. Data was collected from 821 consumers who experienced the services of Pakistani five star hotels from multiple locations. Mediating regression and stepwise regression analyses were applied for investigation of study hypotheses. Results pointed out positive and significant influences of service quality on all other dimensions of brand equity whereas partial mediations were endorsed among the variables. Researchers and practitioners implications are discussed.
  • Internet e participação: o caso do orçamento participativo digital de Belo Horizonte Artigos

    Cunha, Maria Alexandra Viegas Cortez da; Coelho, Taiane Ritta; Pozzebon, Marlei

    Resumo em Português:

    Este artigo investiga as representações sociais que emergem da participação pública mediada pelo uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). A prefeitura de Belo Horizonte, em 2006, usou pela primeira vez a TIC no Orçamento Participativo Digital (OP Digital). Foi uma escolha da população das obras prioritárias para o biênio seguinte. O OP Digital foi repetido em 2008 e 2011, mas com participação inferior à obtida na primeira edição. Realizamos este trabalho para compreender o uso da internet pelo cidadão na tomada de decisão pública e para explicar a diminuição da sua participação. Os procedimentos metodológicos estão ancorados na teoria das representações sociais e na análise crítica do discurso de 101 textos - da imprensa e de órgãos públicos ou representantes do governo. Os resultados nos indicam que não está sendo explorado o potencial de interação e construção coletiva da internet, ancorando a nova prática em uma votação, dessa forma, trivializando-a. Essa pode ser uma das razões para o abandono da participação.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo investiga las representaciones sociales de la participación pública con el uso de Tecnologías de la Información y Comunicación (TIC). La prefectura de Belo Horizonte, en 2006, usó por primera vez la TIC en el Presupuesto Participativo Digital. Fue una elección de la población de las obras prioritarias para el bienio siguiente. El PP-Digital fue repetido en 2008 y 2011, pero con participación inferior a la obtenida en la primera edición. Realizamos este trabajo para comprender el uso de internet por el ciudadano en la toma de decisión pública y para explicar la disminución de su participación. Los procedimientos metodológicos están anclados en la Teoría de las Representaciones Sociales y en el análisis crítico del discurso de 101 textos - de la prensa y de órganos públicos o representantes del gobierno. Los resultados nos indican que no está siendo explotado el potencial de interacción y construcción colectiva de internet, anclando la nueva práctica en una votación, de esa forma se trivializa la misma. Esta puede ser una de las razones para el abandono de la participación.

    Resumo em Inglês:

    This research aims at investigating the social representations in public participation decision-making using ICT (Information and Communication Technologies). The Belo Horizonte City Hall used ICT for the first time in 2006, in the Digital Participatory Budget (OP Digital). It was a choice made by the population of the implementation of public works for the next two years. The OP Digital was applied again in 2008 and 2011, but with a lower participation than its first edition. We performed this study to understand the use of Internet by citizens in public decision making and to explain the decline of popular participation. The methodological approach is based in social representations theory and in the critical discourse analysis of 101 texts -from the press and from public agencies or government representatives. Our results suggest that current political strategies were not fully exploiting the potential for interaction and collective construction offered by the Internet, trivializing it. This may be one of the reasons of lower participation.
  • Empreendedorismo, marginalidade e estratificação social Artigos

    Vale, Gláucia Maria Vasconcellos

    Resumo em Português:

    A história do empreendedorismo mostra o papel relevante dos grupos sociais mais marginalizados, na tentativa de inserção social. Apesar disso, tal tema permanece praticamente explorado no Brasil. Nesse contexto, insere-se o presente trabalho, que buscou identificar o estrato social de origem de empreendedores industriais, localizados em Belo Horizonte, e o padrão de mobilidade intergeracional aí presente. Utilizou, para isso, uma pesquisa amostral de natureza quantitativa, complementada por informações qualitativas. Os resultados indicam que o empreendedorismo, no universo pesquisado, não constitui um fenômeno de elite. Encontra-se associado às classes média-baixa e baixa, e tal fato influencia a motivação para a criação de empreendimentos. Ao mesmo tempo, quanto menor o estrato social de origem dos empreendedores, maiores as chances de ocorrer mobilidade social vertical. O artigo lança luzes sobre o papel do empreendedorismo como fator de mobilidade social e abre caminhos para novas pesquisas na área.

    Resumo em Espanhol:

    La historia del emprendedorismo muestra el papel relevante de los grupos sociales más marginalizados, en el intento de inserción social. A pesar de esto, dicho tema permanece prácticamente explotado en Brasil. En ese contexto, ingrese el presente trabajo, que buscó identificar el estrato social de origen de emprendedores industriales, ubicados en Belo Horizonte, y el padrón de movilidad intergeneracional ahí presente. Utilizó, para esto, una encuesta por muestra de naturaleza cuantitativa, complementada por informaciones cualitativas. Los resultados indican que el emprendedorismo, en el universo estudiado, no constituye un fenómeno de elite. Se encuentra asociado a las clases media-baja y baja, y tal hecho influencia la motivación para la creación de emprendimientos. Al mismo tiempo, cuanto menor el estrato social de origen de los emprendedores, mayores las posibilidades que se produzca movilidad social vertical. El artículo aclara sobre el papel del emprendedorismo como factor de movilidad social y abre caminos para nuevos estudios en el área.

    Resumo em Inglês:

    Entrepreneurship history enlivens the role of marginalized social groups in their attempts at social insertion. Nowadays, there is scanty a body of researches about entrepreneurship and social stratification, particularly in Brazil. This article stems from a survey, carried out in Belo Horizonte, Brazil, as it focused on the original social layers of local industrial entrepreneurs as well as it correlated to the pattern of inter-generational mobility (fathers to sons) therein. Drawing from our empirical research it may be posited: i.) entrepreneurship doesn't tend to be a pathway pursued by the elite, being mostly a lower-middle class phenomenon; ii.) the lower the original social stratum, the bigger the chances of inter-generational social vertical mobility. The results shed lights on role of entrepreneurship as a way to social mobility.
  • Fatores-chave do processo de maturidade nas empresas caribenhas de língua inglesa Artigos

    Chevers, Delroy A.

    Resumo em Português:

    A comunidade de sistemas de informação (SI) tem sofrido com a produção de sistemas de baixa qualidade. A melhoria do processo de softwares (SPI) tem sido aceita como um dos paliativos para superar este problema, sendo a maturidade do processo um elemento-chave; no entanto, a maioria dos estudos sobre a maturidade processual e os determinantes da qualidade IS foram realizados em grandes empresas, em países desenvolvidos. Este estudo avaliou os principais determinantes da maturidade nos processos, em empresas de desenvolvimento de software pequenas, no Caribe, e de língua Inglesa (ESC). Usando as práticas estabelecidas na integração do modelo de maturidade da capacidade (CMMI), como a linha de base para a análise, verificou-se que o monitoramento e controle do projeto, juntamente com a verificação e validação, são os principais determinantes da maturidade processual nas ESC. Essas descobertas podem ajudar os profissionais de IS, em sua busca por produzir produtos de software de qualidade superior, e também fornecem uma plataforma para o refinamento do modelo de pesquisa, proposto por pesquisadores da área de IS.

    Resumo em Espanhol:

    La comunidad de sistemas de información (SI) ha sufrido con la producción de sistemas de baja calidad. La mejora del proceso de softwares (SPI) fue aceptada como uno de los paliativos para superar este problema, siendo la madurez del proceso un elemento clave; sin embargo, la mayoría de los estudios sobre la madurez procesal y los determinantes de la calidad IS fueron realizados en grandes empresas, en países desarrollados. Este estudio evaluó los principales determinantes de la madurez en los procesos en pequeñas empresas de desarrollo de software, en el Caribe, de lengua Inglesa (ESC). Usando las prácticas establecidas en la integración del modelo de madurez de la capacidad (CMMI), como la línea base para el análisis, se verificó que el monitoreo y control del proyecto, junto con la verificación y validación, son los principales determinantes de la madurez procesal en las ESC. Estos descubrimientos pueden ayudar a los profesionales de IS, en su búsqueda por producir productos de software de calidad superior, y también proporcionar una plataforma para el refinamiento del modelo de investigación, propuesto por investigadores del área de IS.

    Resumo em Inglês:

    The information system (IS) community has been struggling with the delivery of low quality systems. Software process improvement (SPI) has been accepted as one of the remedies to overcome this problem, with process maturity being a key element. However, most studies on process maturity and the determinants of IS quality have been conducted in large firms in developed countries. This study assessed the key determinants of process maturity in small software development firms in the English-speaking Caribbean (ESC). Using the established practices in the capability maturity model integration (CMMI) as the baseline for the analysis, it was found that project monitoring & control, and verification & validation are key determinants of process maturity in the ESC. These findings can assist IS professionals in their quest to produce higher quality software products, as well as provide a platform for further refinement of the proposed research model by IS researchers.
  • Tributo a Fernando C. Prestes Motta: um acadêmico e sua obra docente Especial Fernando C. Prestes Motta

    Freitas, Maria Ester de
  • Poder e resistências nas organizações: a propósito das contribuições de Fernando C. Prestes Motta Especial Fernando C. Prestes Motta

    Segnini, Liliana; Alcadipani, Rafael
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br