Acessibilidade / Reportar erro
Revista de Administração de Empresas, Volume: 44, Número: 3, Publicado: 2004
  • Editorial

    Wood Jr., Thomaz
  • Controle e coerção: a pedagogia do olhar na espacialidade do teatro e das organizações Organizações

    Vergara, Sylvia Constant; Carvalho, José Luis Felício dos Santos de; Gomes, Ana Paula Cortat Zambrotti

    Resumo em Português:

    Este ensaio aborda o tema da coerção e do controle, amplamente tratado no campo dos estudos críticos em Administração, privilegiando o espaço físico. Porém o faz numa perspectiva alternativa: toma a evolução histórica da espacialidade teatral e estabelece analogias com a espacialidade nas organizações. Para tanto, são analisados o anfiteatro grego, o teatro de Roma, os palcos medievais, o palco italiano e, adicionalmente, a sala de cinema. O objetivo é argumentar que no espaço físico controla-se, pedagogicamente, o olhar do indivíduo para que propósitos políticos, econômicos e culturais sejam realizados. Tal acontece tanto pelo emprego de modos coercitivos e diretos de controle quanto de modos normativos, mais sutis.

    Resumo em Inglês:

    This essay approaches the themes of coercion and control, extensively treated in the field of critical management studies, putting emphasis on the physical environment. However it is done in an alternative route: it takes the historical evolution of the physical space of the theater as a source for analogies in order to analyze the physical environment of work. The Greek amphitheater, the theater from Rome, the Middle Ages' stage and the Italian stage are analyzed. An additional phase analyzed is the movie theater. The objective is to argue that in the physical space the individual's look is controlled in a pedagogy way in order to achieve political, economic and cultural purposes. It happens by using either direct and coercive methods of control as well as more subtle normative methods.
  • A crítica da gestão da diversidade nas organizações Organizações

    Alves, Mario Aquino; Galeão-Silva, Luis Guilherme

    Resumo em Português:

    Este artigo trata da gestão da diversidade nas organizações, analisando-a criticamente como parte integrante da ideologia tecnocrática, que procura deslocar o tratamento das desigualdades sociais do âmbito político para a administração de recursos humanos das empresas. A partir da análise da literatura estrangeira e nacional sobre o tema, infere-se que a gestão da diversidade surgiu como resposta dos administradores norte-americanos às políticas de ação afirmativa das décadas de 1960 e 1970. Essa literatura defende que a gestão da diversidade é mais efetiva para o enfrentamento das desigualdades sociais por usar critérios de meritocracia e possibilitar atingir benefícios econômicos para os indivíduos e as empresas. A transposição dessas práticas para o contexto brasileiro, porém, encontra um elemento complicador em sua adoção quando se considera a ideologia da democracia racial brasileira, que mascara o preconceito e entra em tensão com a ideologia da gestão da diversidade.

    Resumo em Inglês:

    This paper critically analyses diversity management in organizations as an inherent part of technocratic ideology, which aims to displace the treatment of social inequality from the political instance to the human resources management of companies. From the analysis of the international and national literature on the subject it is discovered that diversity management has emerged as a response of North American managers to the affirmative action policies of the 1960´s and 1970´s. This literature advocates that diversity management is more effective to deal with social inequalities because it is based on meritocracy and makes achievable to reach economic benefits both to individuals and companies. The transplantation of these practices into the Brazilian context, on the other hand, bumps into a complication in terms of their adoption face to the myth of the Brazilian racial democracy, which masks prejudice and gets in tension with the ideology of diversity management.
  • Comprometimento organizacional em organizações autentizóticas: um estudo luso-brasileiro Comportamento Organizacional

    Rego, Arménio; Souto, Solange

    Resumo em Português:

    Este artigo tem o objetivo de mostrar como as percepções dos indivíduos acerca de seis características organizacionais autentizóticas - espírito de camaradagem, credibilidade do superior, comunicação aberta com o superior, oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento pessoal, eqüidade e conciliação trabalho-família - explicam três dimensões do comprometimento organizacional. Na primeira fase, replicou-se estudo anterior, realizado em Portugal, com o objetivo de operacionalizar o construto das organizações autentizóticas. Na segunda fase, realizaram-se estudos confirmatórios, em Portugal e no Brasil. A evidência empírica salienta as boas propriedades psicométricas do construto e mostra como as variáveis autentizóticas explicam o comprometimento, sobretudo o componente afetivo. As dimensões autentizóticas mais relevantes são o espírito de camaradagem, a credibilidade do superior e as oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento pessoal.

    Resumo em Inglês:

    The paper aims to show how the perceptions of six authentizotic organizational characteristics - spirit of camaraderie, credibility of the leader, open and frank communication with the leader, opportunities for learning and self-development, equity, work-family conciliation- explain three dimensions of organizational commitment. In the first step, a study carried in Portugal to build and validate the authentizotic organizations construct was replicated in Brazil. In the second step, confirmatory studies were carried out in Portugal and Brazil. Empirical evidence suggests the good psychometric properties of the construct and shows that authentizotic dimensions explain commitment, mainly the affective component. The authentizotic dimensions suggesting the higher predictive power are the spirit of camaraderie, the credibility of the leader and the opportunities for learning and self-development.
  • Efeitos de treinamento nos desempenhos individual e organizacional Gestão De Pessoas

    Freitas, Isa Aparecida de; Borges-Andrade, Jairo Eduardo

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi desenvolver um método para identificar efeitos de treinamento nos desempenhos dos indivíduos e da organização, combinação ainda rara na literatura científica. Foi realizado no Banco do Brasil, com 218 profissionais que fizeram um MBA em Marketing. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e questionários de auto e heteroavaliação. Nos questionários foi avaliada a contribuição do treinamento para a melhoria do desempenho individual e organizacional, e o suporte à transferência de treinamento. Nas entrevistas foram levantados indicadores de melhoria do desempenho organizacional para os maiores impactos percebidos pelos respondentes. Os resultados indicam que, para a maioria dos desempenhos individuais e organizacionais, o impacto percebido do treinamento foi avaliado entre bom e ótimo. A metodologia utilizada foi considerada adequada para a identificação de melhorias nos desempenhos organizacionais, percebidos como os mais afetados pelo treinamento. Também foram discutidas implicações metodológicas, teóricas e perspectivas futuras.

    Resumo em Inglês:

    This study's objective was to develop a method for identifying training effects on performance, at individual and organizational levels, a still rare combination in the scientific literature. The study was made at Banco do Brasil, with 218 MBA in Marketing ex-trainees. Data collection included questionnaires for self and third party assessments and interviews. In the questionnaires, respondents have assessed the contribution of training for individual and organizational performance improvements, and organizational support for training transfer. In the interviews, indicators of organizational performance improvements were identified, based on the highest impacts perceived by the respondents. The results demonstrate that the perceived impact of training, for most part of individual and organizational performances, was considered between good and great. The methodology used was adequate to identify organizational performances improvement noticed as most affected by the training. Methodological and theoretical implications and future perspectives are discussed.
  • Apresentação Gestão Pública

    Farah, Marta Ferreira Santos
  • Compra compulsiva e a influência do cartão de crédito Mercadologia

    Veludo-de-Oliveira, Tânia Modesto; Ikeda, Ana Akemi; Santos, Rubens da Costa

    Resumo em Português:

    Este artigo investiga a influência do cartão de crédito sobre o comportamento de compra compulsiva entre jovens. A compra compulsiva é um estado de descontrole que visa a minimizar sentimentos negativos. Nesse contexto, o cartão de crédito pode ser um elemento impulsionador de compras que podem ter como possíveis conseqüências a geração de dívidas e problemas de relacionamentos. O estudo analisou tal comportamento entre jovens universitários, a partir de uma pesquisa de campo. Os resultados sugerem que, na amostra, os jovens com propensão à compulsividade usam o cartão de crédito de forma mais intensa. Sugere-se que as organizações envolvidas não negligenciem a questão da compra compulsiva e que suas responsabilidades sejam discutidas.

    Resumo em Inglês:

    This article examines the influence of credit cards on young adults' compulsive buying behavior. Compulsive buying is an uncontrollable state that tends to soften negative feelings. In this context, credit cards can stimulate impulse buying giving rise to problems such as debts and relationship problems. This study is based on a field work and it analysis this behavior on university students. The results reveal that young students with propensity to be compulsive buyers use credit card intensely. It is suggested that organizations involved in this matter should not neglect the compulsive buying behavior and that a discussion about their responsibility be made.
  • Pesquisa em gestão de recursos humanos nos anos 1990: um estudo bibliométrico Rae - Documento

    Caldas, Miguel P.; Tinoco, Tatiana

    Resumo em Português:

    Neste artigo é usada análise bibliométrica para entender a influência de autores e instituições na produção acadêmica em Recursos Humanos no Brasil na década de 1990, bem como para mapear o comportamento de auto-citações e citações à própria instituição dos autores que produziram no período. O estudo levantou, nos 290 artigos de RH publicados na década de 1990 (1991 a 2000) nos anais do Enanpad, a constituição, origem e padrão de interrelação de todas as citações, autores e instituições que publicaram e foram citados na área. No total, analisou-se os padrões bibliométricos de 5.814 citações, que compreendiam 342 autores, advindos de 51 instituições. Os resultados mostram uma área com alto índice de auto-citação e endogenia, e com uma elevada incidência de citação de jornais, revistas e autores estrangeiros e não acadêmicos. O artigo termina oferecendo ao campo sugestões para desenvolvimento e debate, a partir dos seus resultados e sua comparação com trabalhos anteriores analisando a mesma base amostral.

    Resumo em Inglês:

    This research proposes the use of bibliometric analysis to understand the influence of authors and institutions in the human resources academic literature produced in Brazil throughout the 90's (1991 a 2000). The study mapped out, within the 290 articles published in the Enanpad proceedings, the constitution, origin, and relationship patterns of all citations, authors and institutions that were cited in the period's published articles. The bibliometric pattern of 5814 citations was analyzed, resulting 342 authors and 51 institutions. The results show an area with high level of self-citation and endogeny and elevated incidence of references to newspapers, magazines and foreign, non-academic authors. This study ends offering to the area suggestions for development and debate coming from the results and the comparison with prior studies using the same sample base.
  • Regulação pró-concorrencial e o novo ciclo de abertura comercial no Brasil Pensata

    Oliveira, Gesner
  • Luzes nórdicas sobre a teoria organizacional Resenhas

    Kirschbaum, Charles
  • Relações sociais no trabalho e subjetividade do trabalhador Resenhas

    Segnini, Liliana Rolfsen Petrilli
  • Empreendedorismo Indicações Bibliográficas

    Aidar, Marcelo Marinho
  • Negociação Indicações Bibliográficas

    Leite, Jaci Corrêa
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br