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Sistema de Informação Geográfica: uma arma estratégica para o Database Marketing

Resumos

Os Sistemas de Informações Geográficas (SIG) tornaram-se disponíveis para uso em computadores de mesa, sendo extremamente adaptáveis para as atividades de marketing de relacionamento. Uma característica desses sistemas é que permitem uma análise de dados de forma praticamente inviável com outras ferramentas. A sua utilização depende da existência de mapas e dados possivelmente caros e difíceis de obter. No Brasil, seu uso vai popularizar-se nos próximos dois anos.

marketing de relacionamento; sistemas de informações geográficas; mapeamento; geografia de mercado


Geographic Information Systems (GIS) have become available for desktop computers; theyare extremely useful for Database Marketing activities and allow data analysis virtually unfeasible with other tools. Their application, however, depends on the existence of maps and data potentially expensive and difficult to obtain. Geographic Information Systems usage will become popular in Brazil in the next two years.

Database Marketing; geographic information systems; mapping; market geography


ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA

Sistema de Informação Geográfica: uma arma estratégica para o Database Marketing

Francisco Aranha

Professor do Departamento de Informática e Métodos Quantitativos da EAESP/FGV e Consultor de Empresas. E-mail faranha@eaesp.fgvsp.br

RESUMO

Os Sistemas de Informações Geográficas (SIG) tornaram-se disponíveis para uso em computadores de mesa, sendo extremamente adaptáveis para as atividades de marketing de relacionamento. Uma característica desses sistemas é que permitem uma análise de dados de forma praticamente inviável com outras ferramentas. A sua utilização depende da existência de mapas e dados possivelmente caros e difíceis de obter. No Brasil, seu uso vai popularizar-se nos próximos dois anos.

Palavras-chave: marketing de relacionamento, sistemas de informações geográficas, mapeamento, geografia de mercado.

ABSTRACT

Geographic Information Systems (GIS) have become available for desktop computers; theyare extremely useful for Database Marketing activities and allow data analysis virtually unfeasible with other tools. Their application, however, depends on the existence of maps and data potentially expensive and difficult to obtain. Geographic Information Systems usage will become popular in Brazil in the next two years.

Key words: Database Marketing, geographic information systems, mapping, market geography.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Artigo recebido pela Redação da RAE em março/1996, avaliado e aprovado para publicação em abril/1996.

1. SHAW Robert, Stone, Merlin. Database marketing. USA: Gower, Hants, 1988, p. 7.

2. Veja, por exemplo: SHEPARD, David et al. Database marketing: o novo marketing direto. São Paulo: Makron Books, 1993; KOBS, Jim. From MD to DM. São Paulo: Makron Books, 1993; SOUZA, Francisco Alberto Madia de. Introdução ao marketing de sexta geração. São Paulo: Makron Books, 1994.

3. Informação fornecida pela Editora Makron Books.

4. SHEPARD, David. Op. cit., p.25.

5. PAREDES, Evaristo. Sistemas de Informação Geográfica - SIG. São Paulo: Erica, 1994.

6. GIS - Geographic Information Systems: vital to business presentations. Presentation Development & Delivery, v. 15, n.. 2, Apr.1992.

7. ARAGON, Lawrence. Valley firm's software maps crime patterns. Business Journal, San José, California, week of November 2, 1992.

8. Para se ter uma idéia da dimensão deste cuidado, o autor deste artigo levou, na fase de familiarização com o programa, dez dias úteis, de dedicação quase exclusiva. Ao final ainda não conseguia usá-lo direito, mas estava preparado para enfrentar o treínamento, munido de uma extensa lista de dúvidas.

9. A propósito da planilha eletrônica, parece que o Microsoft Oflice para Windows 95 inclui, dentro do Excel, um pequeno módulo de mapeamento produzido pela MapInfo.

  • 1. SHAW Robert, Stone, Merlin. Database marketing. USA: Gower, Hants, 1988, p. 7.
  • 2. Veja, por exemplo: SHEPARD, David et al. Database marketing: o novo marketing direto. São Paulo: Makron Books, 1993;
  • KOBS, Jim. From MD to DM. São Paulo: Makron Books, 1993;
  • SOUZA, Francisco Alberto Madia de. Introdução ao marketing de sexta geração. São Paulo: Makron Books, 1994.
  • 5. PAREDES, Evaristo. Sistemas de Informação Geográfica - SIG. São Paulo: Erica, 1994.
  • 6. GIS - Geographic Information Systems: vital to business presentations. Presentation Development & Delivery, v. 15, n.. 2, Apr.1992.
  • 7. ARAGON, Lawrence. Valley firm's software maps crime patterns. Business Journal, San José, California, week of November 2, 1992.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    16 Jul 2012
  • Data do Fascículo
    Jun 1996

Histórico

  • Aceito
    Abr 1996
  • Recebido
    Mar 1996
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