Acessibilidade / Reportar erro

Investments

RESENHA BIBLIOGRÁFICA

Jacob Ancelevicz

Investments

Por William F. Sharpe. Englewood Cliffs, NJ, Prentice-Hall, 1978.617 p.

Professor Sharpe é um dos autores mais destacados na área de mercado de capitais e análise de investimentos, a ponto de se associar seu nome ao modelo de -precificação de ativos financeiros. Sua contribuição às teorias de finanças, principalmente a teoria do mercado eficiente, estende-se desde 1963, através de inúmeros artigos. Em 1970, publicou o livro Portfolio theory and capital markets pela McGraw-Hill Series in Finance, o qual trata da teoria da carteira e sua aplicação na seleção de investimentos.

Neste texto, Investments, Sharpe resume a evolução de finanças na área durante as duas últimas décadas, de forma extremamente simples, sem exigir conhecimento anterior. Ele expõe e explica a essência das recentes teorias e abordagens de análise de investimentos aplicados na prática. O livro é enciclopédico na descrição dos mercados de capitais, seu funcionamento, formação de preços e técnicas de análise e seleção de investimentos.

Os primeiros dois capítulos conceituam investimentos e suas características. O terceiro capítulo analisa o valor de títulos sem risco, que envolve o caso mais simples de análise, baseado em matemática financeira. Com o quarto capítulo, inicia-se a avaliação de títulos com risco, analisando, inicialmente, a variável retorno e deixando para o capítulo seguinte a análise da variável risco no. contexto da teoria da carteira. A integração das duas variáveis, risco e retorno, é feita no sexto capítulo, mediante a teoria do mercado eficiente, a qual constitui quadro de referência para a análise de investimentos.

Enquanto o capítulo sétimo, sobre taxação, é restrito à realidade dos contribuintes norte-americanos, o capítulo da inflação, relacionada com nível de emprego, taxa de juros e seu impacto sobre os investidores, é muito oportuno para o Brasil.

Os capítulos nove e 10 tratam dos vários tipos de títulos de renda fixa encontrados nos EUA, sua descrição e a formação de seus preços no mercado. O procedimento de descrever o título num capítulo e mostrar as análises no subseqüente ocorre também nos capítulos 11 e 12, com relação às ações. Do mesmo modo, os capítulos 14 e 15 referem-se a títulos com renda variável mais complexos, como é o caso de títulos conversíveis, opções e contratos futuros. A exposição de oportunidades de investimentos disponíveis no mercado de capitais norte-americano é encerrada no capítulo 16, com as companhias de investimentos, em cuja categoria incluem-se os fundos conhecidíssimos no mercado brasileiro de capitais.

O capítulo 17 mostra as teorias e métodos de análise financeira de títulos realizada pelo analista financeiro. A análise segue as abordagens das duas escolas: grafísta e fundamentalista. Da análise, passa-se à tomada de decisão. O capítulo 18, administração de investimentos, apresenta, de forma crítica, as principais técnicas e estratégias utilizadas pelos administradores de carteiras.

O capítulo 19 descreve a estrutura e funcionamento dos diferentes mercados de títulos nos EUA. O último capítulo comenta as possibilidades e vantagens da diversificação internacional.

Além de recorrer às contribuições mais significativas e recentes na matéria, muitas das referências bibliográficas datam de 1976; um dos grandes méritos do texto é a quantidade de dados estatísticos atualizados e a reprodução de informações da maneira como aparecem no original, extraídos, principalmente, do The Wall Street Journal. Esse procedimento familiariza o leitor com as fontes de informação. O livro é rico em gráficos, diagramas e quadros nas formas mais usuais e muito felizes na ilustração dos fenômenos financeiros. A visualização gráfica dos fenômenos, suas tendências e seus efeitos tornam o estudo da matéria agradável, dispensando orientação pedagógica. O livro contém índice remissivo e cada capítulo termina com questões e problemas práticos.

A simplicidade de apresentação pode levar a pensar que o texto seja demasiadamente elementar; contudo, estende-se sobre o assunto de maneira suficientemente avançada para a realidade brasileira. A ampla cobertura dada aos diferentes mercados e instrumentos, como opções, é muito oportuna, em face da sua implantação, em breve, pela Bolsa de Valores.

O livro é dirigido, tanto ao iniciante na área quanto aos profissionais, para referência. Por isso, há uma preocupação constante em descrever os mercados, os participantes, os procedimentos, e os nomes e termos específicos, transmitindo confiança e familiaridade com os complexos mercados de capitais. Nas.análises, a parte matemática é limitada ao mínimo necessário, não usando deduções complicadas. Em vez disso, o autor apresenta as equações finais e preocupa-se em explicar suas partes e seus significados sempre seguidos por exemplos numéricos completos. Para detalhes de cálculo e informação, ele faz referência às fontes. Assim, consegue transmitir conceitos e princípios sofisticados de finanças e mostrar suas aplicabilidades.

Por seu enfoque e conteúdo, o livro é recomendável ao estudante e ao profissional de mercado, preenchendo uma lacuna na bibliografia de análise de investimentos. Apesar de não substituir o texto de Jack C. Francis, Investments - analysis and management, serve perfeitamente de introdução aos cursos de pós-graduação e de texto-base para os cursos de graduação e de treinamento de profissionais. Estudos mais profundos e atualizados são encontrados nos artigos das revistas especializadas.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    08 Ago 2013
  • Data do Fascículo
    Dez 1979
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br