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NÍVEL DE DISCLOSURE AMBIENTAL: POSTURA PROATIVA OU DEFENSIVA DAS EMPRESAS

Nivel de divulgación ambiental: ¿Una postura proactiva o defensiva de las empresas?

RESUMO

Este trabalho investiga qual teoria melhor explica a motivação das empresas para o disclosure ambiental: a teoria da imagem (proxy: adesão ao Índice de Sustentabilidade Empresarial - ISE) ou a teoria da legitimação (proxy: materialidade de provisões para danos ambientais no balanço - MatPA). São analisadas as empresas brasileiras não financeiras com Environmental Disclosure Score (EDS) disponível na Bloomberg no período 2010-2018. A análise de dados em painel indica que, entre empresas não potencialmente poluidoras, ISE é significativo para explicar o disclosure ambiental e MatPA não; já nas potencialmente poluidoras, MatPA é significativa, mas ISE não. Isso sugere a coexistência de duas motivações antagônicas para divulgar: entre empresas não potencialmente poluidoras prevalece a estratégia proativa de criar valor e diferenciação mediante disclosure ambiental (teoria da imagem); já nas potencialmente poluidoras, prevalece uma postura reativa de divulgar visando autolegitimação diante dos stakeholders, após danos provocados ao ambiente (teoria da legitimação).

Palavras-chave:
divulgação ambiental; provisão ambiental; ESG; teoria da imagem; teoria da legitimação

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