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Gestão de pequenas e médias empresas de base tecnológica

RESENHAS BIBLIOGRÁFICAS

Gestão de pequenas e médias empresas de base tecnológica

Sandra Tornieri

(UFPR)

Antonio Valério Netto. Barueri, SP: Minha Editora; Brasília, DF: SEBRAE, 2006. 236 p. ISBN 85-98416-31-2.

A gestão do conhecimento é conquistada e alimentada por profissionais que utilizam suas próprias experiências e contribuem para a disseminação do conhecimento, compartilham acertos e erros e no final são os maiores beneficiados com o intento. A obra em questão é um exemplo disto. O advento da globalização e da competição acirrada colocou no mercado inúmeros pequenos empresários com e sem experiência de gestão organizacional. As PEBTs ou Pequenas Empresas de base tecnológica no Brasil são exemplo desta realidade.

O autor Antonio Valério Netto é doutor em computação e matemática computacional pela Universidade de São Paulo [ICMC/USP] e mestre em engenharia pela Universidade de São Paulo [EESC/USP]. Em 2003, fundou a Cientistas Associados Desenvolvimento Tecnológico, empresa focada no desenvolvimento de produtos tecnológicos, da qual é seu principal dirigente. Possui em torno de 75 publicações entre livros (Realidade Virtual: Conceitos e Aplicações, VisualBooks, 2002; Estratégias Competitivas para Pequenas e Médias Empresas de Tecnologia, Qualitymark, 2007). Recebeu diversos prêmios e menções honrosas, como a do Society of Automotive Engineer [SAE] Brasil 2001 - melhor artigo técnico na categoria Projetos. Em 2008 foi finalista do prêmio Empreendedor de Sucesso promovido pela revista PEGN e FGV.

A obra é dividida em 8 capítulos, incluindo nestes a introdução, que faz a apresentação da obra e sua importância para os leitores. No capítulo 2 - Estratégias de Negociação, orienta a prospecção de negócio e estratégia de vendas. Na sequência o capítulo 3 - Marketing orientado a resultados é uma colaboração da autora Danielle Magierski Valério, mestre em Engenharia de produção pela Universidade Metodista de Piracicaba [Feau/UNIMEP], na área de Estratégias e Organizações. Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Regional de Blumenau [Furb]. Durante dois anos trabalhou no departamento de Marketing da Herco e dois anos no departamento de Marketing & Inteligência e Mercado da empresa Cientistas Associados Desenvolvimento Tecnológico Ltda. No capítulo 4 - Inteligência de mercado como fator diferencial, aborda a questão da necessidade das PEBTs terem maior conhecimento do mercado. O capítulo 5 - Gestão de projetos tecnológicos em pequenas empresas, trata da colaboração de Cláudio Adriano Policastro, pesquisador e Doutor em Ciência da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo [ICMC/USP] desde 2008. No capítulo 6 - Gestão de competências e pessoas, discorre sobre uma das questões mais críticas das PEBTs: o desafio de pessoal altamente qualificado. No capítulo 7 - Estudo de caso, o autor expõe a experiência da empresa que ele mesmo fundou. Por último, o capítulo 8 apresenta - O desafio da pequena empresa tecnológica no Brasil.

Antonio Valério aponta duas principais características distintivas das EBTs, como o porte da empresa e o grau de evolução da tecnologia do mercado e têm como principal fator de competição no mercado o lançamento de novos produtos ou serviços. Apresenta a problemática principal das PEBTs: se por um lado existe qualificação na formação em ciências exatas, por outro lado são escassos os conhecimentos de gestão e de experiência em negócios.

A principal contribuição desta obra é devida ao seu caráter teórico-prático, ou seja, após o autor (e colaboradores) apresentar todo o embasamento necessário para a gestão de PEBTs, apresenta um estudo de caso, colocando em prática as próprias indicações e apresentando os resultados delas. Outro aspecto relevante é a explicitação de um problema a ser enfrentado dentro das PEBTs, em relação à necessidade de alta capacitação do quadro de pessoal, sendo este o seu diferencial competitivo. Neste contexto expõe a dificuldade de contratar mestres doutores experientes pelo fato de que estes têm expectativas de receber altos salários, segurança de crescimento profissional e prestígio, condição que dificilmente uma PEBT poderá oferecer. Para a solução apresenta a necessidade de líderes da EBTs e doutores trabalharem em conjunto com um único objetivo: o fortalecimento e o crescimento da empresa.

De igual modo foram percebidas algumas falhas ou deficiências na obra: ao tentar abordar assunto de tamanha complexidade, tornou-se superficial em diversos aspectos e até repetitivo em outros. Este aspecto foi observado em vários capítulos, mas principalmente no de número 6: quando trata da questão de gestão de pessoas, torna-se muito distante da realidade, ao apresentar diferentes perfis de empreendedores, líderes e liderados. Contudo é uma obra de grande valia, pelo ineditismo do tema quanto à realidade das PEBTs no Brasil.

Recomendo este livro aos tecnólogos, mestres e doutores de áreas técnicas ou exatas, com ou sem perfil empreendedor, que têm por objetivo trabalhar numa PEBT, como gerente-proprietário ou prestador de serviços. É recomendado também aos docentes de graduação que ministram disciplinas ligadas ao Empreendedorismo.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    24 Maio 2010
  • Data do Fascículo
    Jun 2010
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